Centro da cidade e porto, vistos na direção do Paquetá
Imagem: acervo do cartofilista Laire José Giraud
Bairro do Paquetá e a Rua Amador Bueno, vistos da torre da Catedral,
cuja cúpula aparece no primeiro plano à direita
Foto: reprodução de cartão postal de João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo, no livro
Lembranças de São Paulo - imagem incluída no Calendário 2002 da Gráfica Guarani, de Santos/SP
Pescadores nos brejos da área conhecida como Outeirinhos, entre Vila Mathias e Macuco, antes das obras de saneamento e da construção dos canais de drenagem. Ao
fundo, o Monte Serrat
Foto: reprodução de cartão postal de João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo, no livro
Lembranças de São Paulo - imagem incluída no Calendário 2002 da Gráfica Guarani, de Santos/SP
Arvoredo da Praça dos Andradas, tendo no canto direito o Teatro Guarany e a Cadeia Velha
Imagem: acervo do cartofilista Laire José Giraud
Vila Mathias, tendo em primeiro plano a Rua Rangel Pestana e quase ao centro a Rua Comendador Martins (interrompida pela área pantanosa dominada pelos córregos
chamados Dois Rios, no futuro bairro do Gonzaga), à esquerda o novo traçado da Avenida Washington Luiz, ao fundo o terreno do Boqueirão (com o casario ao redor da Av.
Conselheiro Nébias)
Imagem: acervo do cartofilista Laire José Giraud
A mesma cena, datada de 1915, vista com mais distanciamento, observando-se agora também a Avenida Ana Costa, à direita, junto à praia
Foto: reprodução de cartão postal de João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo, no livro
Lembranças de São Paulo - imagem incluída no Calendário 2002 da Gráfica Guarani, de Santos/SP
O mesmo postal, com uma palheta de cores diferente
Imagem cedida a Novo Milênio por Ary O. Céllio
Vista aérea do bairro José Menino, em cartão postal circulado por volta de 1920,
já com o Canal 1 aberto, vendo-se em primeiro plano o Palace Hotel
Imagem: acervo do cartofilista Laire José Giraud
Bairro José Menino em 1915, junto à divisa com São Vicente, tendo sobre a areia da praia o Hotel Internacional. Na Avenida
Presidente Wilson de Santos, uma linha de bondes
Imagem: acervo de Emílio Cid, de São Vicente