Com a instalação do porto organizado em 1892, desenvolveram-se rapidamente as obras de construção do cais, a partir dos
primeiros 100 metros inaugurados então. Em 5/10/1901, o engenheiro Guilherme Benjamin Weinschenck, encarregado das obras do porto, junto com trabalhadores da Companhia Docas de Santos (CDS) posa defronte ao primeiro bloco
de granito utilizado no prolongamento do cais:
Foto: revista Estrela Azul, editada por funcionários da CDS por volta de 1930
Antiga cábrea (guindaste flutuante) Samsão, com capacidade para 80 toneladas, movimentando bloco para a construção do porto, em 1901:
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
Em cartão postal, foto de José Marques Pereira mostra o guindaste Samsão em ação, próximo ao morro dos Outeirinhos:
Foto: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
Obras do Canal do Mercado, pela Companhia Docas de Santos (CDS). Ao fundo, bonde 19 e cantinas em madeira:
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
Em janeiro de 1902, o fotógrafo José Marques Pereira publicou esta foto:
Outeirinhos - guindaste de 80 toneladas
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Construção do segundo trecho do Porto de Santos, de 1901 a 1904, compreendendo desde a curva do Paquetá até os
Outeirinhos (dois pequenos morros que ficavam onde agora é o terminal de passageiros da empresa Concais):
Foto: acervo do cartofilista Laire José Giraud, publicada na rede
social Facebook em 4/8/2014
Neste detalhe da foto (do acervo do comandante Wanderley Duck) vê-se as pequenas locomotivas que puxavam os vagões
que traziam os blocos de pedras do Morro do Jabaquara:
Imagem: detalhe de foto no acervo do cartofilista e despachante aduaneiro Laire José Giraud,
publicada na rede social Facebook em 4/8/2014
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