Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/22/11 16:38:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (7-a1)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Na Poliantéia Santista (volume III, 1996, São Vicente/SP), o autor Fernando Martins Lichti inclui este trabalho, verdadeiro recenseamento do ensino superior santista no final do século XX:
 


A Sociedade Visconde de São Leopoldo é mantenedora da universidade Unisantos. Seu primeiro curso foi o de Direito, instalado em 1952. Em 1996, mantém 21 cursos através de suas nove faculdades. Está instalada nesta edificação na Rua Euclides da Cunha, 241
Foto publicada com o texto

Santos: grande centro universitário
Monografia histórica e informativa

Historiadora Eulâmpia Requejo Rocha

I - UNISANTOS

A - LOCALIZAÇÃO - A Sociedade Visconde de São Leopoldo está localizada na Rua Euclides da Cunha, 241, Pompéia - Santos.

B - ENTIDADE MANTENEDORA - A Unisantos tem como entidade mantenedora a Sociedade Visconde de São Leopoldo.

C - ORIGEM - A história da Unisantos se iniciou a 28 de agosto de 1951, quando nessa data foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo pela Mitra Diocesana, por iniciativa do bispo D. Idílio José Soares, que tinha por finalidade a de criar, organizar, manter e dirigir faculdades e estabelecimentos de ensino superior na Baixada Santista. Seu primeiro curso foi o de Direito.

D - DIREÇÃO ATUAL - A Unisantos tem como direção as seguintes pessoas, em sua gestão atual (1996): chanceler, bispo Dom David Picão; reitor, prof. Francisco Prado de Oliveira Ribeiro; vice-reitora acadêmica, Maria Helena de Almeida Lambert; vice-reitora administrativa, professora Nelsinda Moraes Trigo; vice-reitor comunitário, prof. Antonio Fernando C. Santos; secretário geral, prof. Henrique Noé de Ameida; diretor da Faculdade de Direito, prof. dr. Alcides Teles Júnior; diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, professora Júlia Sérgio; diretor da Faculdade de Comunicação, prof. dr. Marco Antonio Batan; diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, prof. José de Oliveira Silva; diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, prof. Oswaldo Corrêa Gonçalves; diretor da Faculdade de Engenharia Civil, prof. Sérgio Novita Fortis; diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, prof. Paulo Angelo Lorandi; diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Irmã Delma Ameide Gema Lorensini; diretora da Faculdade de Serviço Social, professora Rosa Maria Ferreiro Pinto.

Coordenadores - Pós-graduação e Pesquisa, professora Gisela da Rocha e Silva Guidi; Atividades de Extensão, prof. Cláudio José dos Santos; Projeto Cultural, prof. Luiz Carlos Peres; Atividades Esportivas, prof. Vicente Bonachela; Bibliotecas, Maria Rita de Cássia R. Anastácio; Pastoral Universitária, prof. Padre Antonio Paulo Ferreira de Castilho; Editora Universitária Leopoldianum, prof. Élcio Rogério Secomandi.


Logomarca da Unisantos
Fotograma: captura de tela de publicidade da Unisantos na TV Tribuna, 23/10/2004

E - FACULDADES - Atualmente a Sociedade Visconde de São Leopoldo mantém nove faculdades, que ao todo proporcionam 21 cursos.

1 - Direito - A Faculdade de Direito está estabelecida na Av. Conselheiro Nébias nº 589. Quando da criação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, esta alugou a antiga Casa Amarela, na Av. Conselheiro Nébias, mesmo local atual, construindo nos fundos a Faculdade de Direito de Santos, a primeira da sociedade, mas não a primeira de Santos, pois a primeira Faculdade de Direito de Santos foi criada em 1934 pela Associação Instrutiva José Bonifácio, nos moldes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo.

No dia 15 de julho de 1952, o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 31.134, autorizando o funcionamento do Curso de Bacharel e Direito da Faculdade Católica de Santos. Sua instalação ocorreu em 23 de novembro do mesmo ano, cuja solenidade foi presidida pelo então diretor do Fórum e professor de Direito Constitucional, dr. Adhemar de Figueiredo Lyra.

O antigo prédio deu lugar ao atual, construído na década de 1970. O antigo, que foi instalado em 1952, já era apelidado de "Casa Amarela", devido à sua cor, e tal nome ficou na história. No primeiro vestibular dessa faculdade, realizado ainda no ano de 1952, teve a participação de 196 candidatos, dos quais 150 foram aprovados. Os exames eram dissertativos, com nota mínima "50" e questões feitas na hora pelo professor. Em primeiro lugar foi aprovado o aluno Walter Theodósio, com nota 92. As aulas se iniciaram em 14 de março de 1953 e naquele tempo, em todas as escolas, inclusive públicas, as aulas se iniciavam em março.

No ano de 1947, o deputado Lincoln Feliciano já lutava para que se retornasse a Faculdade de Direito para Santos, pois a do José Bonifácio foi dissolvida pelo Estado Novo em 1937 por Getúlio Vargas. Nessa luta se juntaram a Lincoln Feliciano: D. Idílio José Soares, bispo de Santos; Dr. Adhemar de Figueiredo Lyra, juiz de Direito; Hercílio Camargo Barbosa; Alceu Martins Parreira; dr. João Carvalhal Filho; dr. José da Costa e Silva Sobrinho, que elaborou os estatutos e o regimento interno da entidade; Mariano Laet Gomes; dr. Osvaldo Paulino; Antonio Alves Freire; Sílvio Alves de Lima; dr. Amazonas Duarte e José Pestana da Silva e outros.

No ato da instalação da Faculdade de Direito esteve presente o governador do Estado, prof. Lucas Nogueira Garcez, que apoiou a sua criação. Participaram também da solenidade as seguintes autoridades: D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, cardeal-arcebispo de São Paulo; D. Idílio José Soares, bispo de Santos, que abriu os trabalhos; desembargador João Batista Leme da Silva, que era o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Mario Beni, que era secretário da Fazenda; desembargador Manoel Gomes de Oliveira; o prefeito de Santos, sr. Francisco Luiz Ribeiro; dr. Joaquim A. Valls, ex-prefeito; dr. Antonio Moreira, presidente da Câmara Municipal; diretores da Associação Comercial de Santos; deputados, vereadores e outras entidades, além do público. Terminada a solenidade, foi eleito, como primeiro diretor da Faculdade de Direito de Santos, o dr. José da Costa e Silva Sobrinho, pelo Conselho Técnico Administrativo. Como vice-diretor ficou sendo o dr. Flor Horácio Cirilo. O Conselho foi formado pelo dr. Adhemar de Figueiredo Lyra, dr. Nicanor Ortiz, dr. João de Freitas Guimarães, dr. Ciro A. Carneiro, dr. Carlos Pacheco Cirilo e dr. Archimedes Bava.

O antigo prédio, a Casa Amarela, era um sobradão imponente, e à entrada via-se uma série de colunas amarelas de forma arredondada, que lhe dava um aspecto de arcada; um corredor levava a uma enorme sala onde se esticava, de ponta a ponta, uma mesa de caviúna. Havia uma escadinha interna de madeira trabalhada que levava ao auditório, segundo a descrição de Nélson Salasar Marques, que ficou deslumbrado com a Casa Amarela, e dela fez essa descrição, da década de 57 ou 58. Em 1960 ele realiza seu sonho de ingressar nessa faculdade como aluno e não apenas como visitante.

Segundo ele, nos anos 60, ainda na Casa Amarela, o estudante de Direito ainda tinha um padrão razoável de cultura, porque ele chegava à faculdade vindo dos antigos cursos chamados Clássico e Científico. Os que vinham do Clássico ou de Humanidades já vinham familiarizados com o latim, francês, inglês, grego, filosofia, além de conhecer perfeitamente a nossa língua portuguesa e literatura. Sabiam escrever e ler corretamente, o que era indispensável a um bom advogado. E note-se que, naquela época, o aluno vinha com todo um cabedal de conhecimentos, e a maioria de escolas públicas, pois essas é que eram consideradas de alto nível. Nas escolas públicas o aluno que repetisse duas vezes seguidas era jubilado e tinha que ir para a particular.

Segundo ainda o ex-aluno Salazar, ele afirma que o Direito Romano era a grande vedete e o estudante de Direito havia descoberto a economia política. Bertrand Russel ainda exercia um certo fascínio pela sua posição rebelde em relação ao cristianismo e Jacques Maritain era muito lido, além de "As Lições de Abismo", era livro que estava em moda.

Hoje o Curso de Direito da Unisantos funciona com 40 vagas no matutino e 45 no noturno. Na Faculdade, os alunos têm o Centro Acadêmico "Alexandre de Gusmão", que foi fundado em 1953 e declarado de utilidade pública em 1959. Os alunos da Faculdade têm um serviço comunitário que presta atendimento a pessoas carentes: é o Escritório Experimental, para onde as pessoas são encaminhadas pelo Fórum. Também possuem a biblioteca que atende o público, com um acervo de 14.000 volumes de livros especializados e 9.500 volumes de periódicos da área de Direito. O bacharel em Direito advoga ou segue carreira jurídica como delegado de polícia, promotor público, desembargador e juiz de Direito. Pode especializar-se em Direito do Trabalho, ou Civil, ou Criminal, ou outro. Direito está no Campus Boqueirão.

2 - Filosofia, Ciências e Letras - Esta faculdade faz parte do Campus Pompéia e fica situada na Rua Euclides da Cunha, 247, Pompéia. Foi a segunda faculdade criada pela Sociedade Visconde de São Leopoldo. Seu funcionamento foi autorizado em 29/12/1954, com os cursos de Pedagogia, Letras e Jornalismo, que foram reconhecidos em 24/7/1957. Os de Geografia e História foram reconhecidos em 15/12/1969. O de Filosofia foi oficializado em 10/3/1975. O de Ciências foi reconhecido em 16/11/1971. Psicologia foi reconhecido em 1974. O Curso de Ciências Biológicas em 27/7/1977. O de Matemática foi autorizado em 1971 e reconhecido em 8/4/1975. Em 1985, as Faculdades Católicas passaram a oferecer também o Bacharelado em Biologia, como complementação à Licenciatura. É desenvolvido com uma carga de 450 horas, distribuídas entre as disciplinas Anatomia Vegetal, Fisiologia do Desenvolvimento, Ecologia, Biologia Marinha e outras.

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras oferece no total 838 vagas divididas entre os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia. A sede da Fafis - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi doada pelo então governador do Estado, Jânio da Silva Quadros, em 14 de maio de 1958. Eles têm como apoio a Biblioteca Central "Mariano Laet Gomes", situada no prédio da Rua Euclides da Cunha, 264, com um acervo de aproximadamente 70 mil volumes das áreas específicas da faculdade.

3 - Comunicação - A antiga denominação da atual Faculdade de Comunicação era "Escola de Jornalismo Jackson de Figueiredo" e foi instalada em 1955; funcionava na Rua Sete de Setembro, passando depois para o âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Sociedade Visconde de São Leopoldo. A 12 de dezembro de 1970 ela se transformou na Faculdade de Comunicação de Santos, agregando os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Sua sigla passou a ser Facos.

Desde 1970, os alunos dispõem de um importante instrumento de formação, o jornal Entrevista, que já recebeu o Prêmio Parker, como sendo o melhor jornal laboratório (jornal elaborado nas escolas de Comunicação) do País, em 1975 e 1976. Eles têm ainda o Boletim Agência Facos e dois jornais murais. A Facos tem hoje prédio próprio na Rua Euclides da Cunha, 264, Campus Pompéia, para o qual se transferiu em 1982. É todo equipado com biblioteca, estúdios de rádio e TV, anfiteatro, departamento de videotexto, redação, agência de publicidade, assessoria de relações públicas, arquivo e laboratório fotográfico.

Na Sete de Setembro, essa faculdade ocupou o prédio do Colégio Santista e, anteriormente, as instalações do extinto Colégio Monte Serrat, além do antigo prédio da Capitania dos Portos, já demolido, na época em que era apenas a Escola de Jornalismo Jackson de Figueiredo. A partir de 1969 se exigiu o diploma de jornalista para o exercício da profissão; foi quando a Facos melhorou o seu momento crítico por falta de alunos. Agora funciona com 30 vagas de manhã e 31 no noturno em Jornalismo; 35 vagas no noturno em Publicidade e Propaganda e 33 vagas no noturno em Relações Públicas.

O jornalista busca e divulga informações atuais e de interesse público. Está apto a dirigir (N.E.: SIC: seria "redigir"), condensar, interpretar e coordenar crônicas ou comentários locais, nacionais e estrangeiros. Pode atuar como repórter fotográfico ou cinematográfico ou em assessoria, arquivista, diagramador, ilustrador, revisor, atuando em órgãos públicos ou privados. A duração do curso é de 4 anos.

O publicitário cria uma boa imagem do produto, de pessoas, de serviços, de empresas ou instituições para o público e o mercado consumidor. Elabora textos, filmes, anúncios, outdoors (N.E.: cartazes de rua) e comerciais. A duração também é de 4 anos.

O relações-públicas é o profissional que trabalha como assessor político de comunicação de uma empresa. É o que promove a integração entre a empresa e a comunidade, além de resolver os contatos pessoais entre os próprios funcionários. Duração: 4 anos.

Eles também têm a sua Biblioteca, de nome "Roldão Mendes Rosa", que funciona na própria faculdade, com um acervo específico de 7 mil volumes. Também é aberta ao público, como as demais da Sociedade.


Formatura da turma dos alunos de 1963 de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, da 
Sociedade Visconde de São Leopoldo (atual UniSantos), em foto feita no dia 4 de março de 1964. 
De branco, o diretor, dr. Cleóbulo Amazonas Duarte
Foto: seção Imagem do Passado, publicada no jornal santista A Tribuna em 28/1/2005

4 - Ciências Econômicas e Comerciais de Santos - Esta faculdade pertence ao "Campus Vila Mathias" e fica localizada na Rua Carvalho de Mendonça, 140, cujo prédio próprio foi construído pela mantenedora. Ela foi criada a 21 de fevereiro de 1934 pela Associação Instrutiva José Bonifácio. Começou a funcionar com o Curso Superior de Administração e Finanças. Nesse tempo foram seus diretores: Cleóbulo Amazonas Duarte, Mário de Almeida Alcântara, Castro Rios, Álvaro Parente e Edmundo Gomes de Queiroz.

Em 1959 passou para a Sociedade Visconde de São Leopoldo, pelo decreto nº 47.056, com sede na Rua Euclides da Cunha, 247, e passou a ter os diretores Olavo de Paula Borges, Cleóbulo Amazonas Duarte, Álvaro Benedito de Castro, Jorge Monteiro Júnior. Antes de passar para a São Leopoldo, a Faculdade de Ciências Econômicas foi reconhecida em 19/1/1951. Depois, já na Sociedade, foi oficializada a Faculdade de Administração de Empresas, em 25/5/1973. A Faculdade de Ciências Contábeis foi autorizada em 10/10/1974 e reconhecida em 10/7/1978. Para 1996, a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos apresentou 80 vagas para o matutino e 160 vagas para o noturno em Administração de Empresas; 60 vagas no noturno em Ciências Contábeis; 60 vagas no noturno em Economia; e 70 vagas no matutino e 70 para o noturno em Ciências da Computação. Sua biblioteca leva o nome de "Laerte Rosato" e conta com um acervo de 12 mil volumes e vários títulos periódicos, além de multimeios, para os alunos e público em geral.

5 - Arquitetura e Urbanismo - Esta faculdade pertence ao Campus Boqueirão e fica situada na Av. Conselheiro Nébias, 595. Para 1996 ofereceu 120 vagas no vespertino. Historicamente, a Faus - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Unisantos, teve sua fundação influenciada pelo Plano Diretor da Cidade, em 1969, que empolgou um grupo de arquitetos que levou ao bispo Dom David Picão, o responsável pela Sociedade Visconde de São Leopoldo, a proposta de formação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, aceita a proposta, ela foi criada, tendo aulas em lugares diversos.

Passaram a ter aulas num galpão alugado na Av. Ana Costa; outra instalação foi na Av. Senador Feijó, no Colégio Santista, e com isso a necessidade de um prédio próprio se fazia urgente. Os professores Michel Lieders, Carlos Ferro, Alfredo Maria Talaat fizeram o projeto do prédio da Faculdade de Arquitetura em Santos, cuja fachada exibiu um maior grau de modernidade em edificações em Santos; tal projeto foi concluído em março de 1970.

A função do arquiteto é criar e organizar espaços para realizar obras civis, sempre em função do bem-estar do homem. Planeja ruas, cidades, edifícios, jardins; resolve os problemas de iluminação; elabora desenhos de objetos, letreiros, móveis e outros equipamentos industriais. Mas já há uma discussão em reestruturar as disciplinas do curso, por uma determinação do MEC, para formar um currículo mínimo uniforme. Atualmente, os profissionais da área têm atribuições no Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (CREA) muito semelhantes às dos engenheiros, apesar de serem os currículos bem diferentes, explicou numa reunião da Faus, em 1995, o professor de Urbanismo, Augusto Muniz Campos. E também, segundo a avaliação do mesmo professor, as disciplinas do curso apresentam uma visão mais global das que compõem um curso de Engenharia. A duração do curso é de 5 anos no mínimo e 6 no máximo.

A Faus também tem a sua biblioteca, que é do curso de Engenharia. Seu acervo é constituído de aproximadamente 8 mil volumes de livros nacionais e estrangeiros, nas áreas específicas, onde encontramos material de arquitetura, ecologia, meio-ambiente, uso do solo, planejamento metropolitano, catálogos de construção, plantas de projetos, obras raras, concreto, hidráulica, engenharia, física, cálculo, design, urbanismo, comunicação visual e outros. Como multimeios têm slides, mapas, periódicos, trabalhos de alunos, fotografias e outros.

6 - Engenharia - Esta faculdade foi criada no ano de 1988, com início em 1989, aguardando reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação. Está instalada no mesmo prédio da Faus e possui a mesma biblioteca. A duração é de cinco anos e tem, além do diretor já citado, a coordenadora de graduação, a professora Lenine Righetto. A faculdade buscará capacitar o universitário a atuar nos grandes quatro segmentos da Engenharia Civil - construção, cálculo das estruturas, hidráulica e saneamento, e transportes - e defenderá a formação plena para o aluno não ter problemas quanto a especializações. Se o aluno quiser optar pelo 6º ano, sairá também apto para ser engenheiro sanitarista, tão necessário na Baixada Santista. O currículo prevê 25 disciplinas básicas, 5 de conhecimentos gerais e 42 profissionalizantes, totalizando, no final do curso, 72 ao todo.

A função do engenheiro é estudar, projetar, supervisionar e gerenciar atividades relacionadas às edificações, transportes, estradas, pontes, túneis, barragens, portos, aeroportos etc. Define locais, detalha projetos e instalações. Atua também testando a solidez e segurança de obras antigas e novas. Pode trabalhar como liberal ou assalariado, em empresas de construção ou repartições públicas, além de assessoramento e pesquisa.

A Faculdade dispõe de laboratórios de química, física e computação, além de equipamentos topográficos e laboratórios de construção e de hidráulica. Para 1996 e faculdade ofereceu 80 vagas no matutino.

7 - Farmácia e Bioquímica - Esta faculdade também foi criada no ano de 1988, juntamente com a de Engenharia e também está aguardando reconhecimento. Para 1996 ofereceu 60 vagas no matutino. Funciona na Rua Euclides da Cunha, 247, Campus Pompéia. A primeira diretora da época de sua criação foi a professora Lia Luzitana Cardozo de Castro, farmacêutica bioquímica formada pela Faculdade do Rio Grande do Sul e doutora em Saúde Pública pela USP. A faculdade tem 20 disciplinas de Farmácia e mais 6 de Bioquímica, estas últimas em nível de especialização.

O farmacêutico tem campo de trabalho extenso, como a manipulação na fabricação de remédios homeopáticos, muito em moda, dermatologia, cosméticos, epidemiologia, laboratórios de saúde pública, institutos de pesquisa, além do magistério superior em farmacologia. No passado, Santos já teve a sua Faculdade de Farmácia e Odontologia, que, de 1929 a 1937, funcionava no Largo Marquês de Monte Alegre nº 5. A Biblioteca dessa faculdade é a Central, da Fafis.

8 - Enfermagem - Esta faculdade foi criada em 1985, no mesmo prédio da Fafis. A partir de 1986, já foi transferida para o prédio anexo ao Hospital da Santa Casa, atrás do Pronto-Socorro Central. Foi reconhecida em 22/1/1988. Para 1996 a Faculdade de Enfermagem ofereceu 80 vagas no matutino.

O enfermeiro é um profissional liberal, integrante da equipe de saúde que, através do plano científico, visa ao bem-estar psicossocial e espiritual do indivíduo, família e comunidade, nas áreas preventivas, curativas e de reabilitação. Atua nas atividades assistenciais, administrativas, de ensino e pesquisa, auditoria, consultoria, assessoria, consulta de enfermagem, nos diversos campos como creches, escolas, domicílios, postos e centros de saúde, hospitais, empresas, indústrias e consultórios.

Duração do curso: 4 anos. No mesmo local da faculdade, fica a biblioteca, cujo acervo possui quatro mil volumes de livros nas áreas de Enfermagem e Medicina, abrangendo assuntos específicos sobre enfermagem geral, anatomia, fisiologia, cirurgia, oftalmologia, ginecologia, neonatologia, geriatria, cardiologia, saúde pública, nefrologia, administração hospitalar e assuntos afins. Possui periódicos, slides, folhetos e hemeroteca.

9 - Serviço Social - A Faculdade de Serviço Social fica no Campus Boqueirão, na Av. Conselheiro Nébias, nº 595, e em 1996 ofereceu, para o noturno, 60 vagas.

O assistente social desenvolve atividades de previdência e assistência, promovendo a integração do indivíduo à sociedade por meio de entrevistas, visitas e aconselhamento, trabalha com lideranças comunitárias na solução de problemas locais, através de campanhas. Atua tanto em empresas públicas quanto particulares, de âmbito urbano e rural, de caráter filantrópico ou de produção.

O curso tem a duração de 4 anos. A sigla da faculdade é FSSS e esta tem a sua biblioteca, situada no mesmo local, com um acervo de aproximadamente 5 mil volumes, de obras básicas relacionadas a serviço social na indústria, metodologia do serviço social, planejamento de comunidade, assistência social ao menor, ao idoso, saúde pública, psicologia etc.

Bibliografia:
Jornais "A Tribuna" dos dias 6/2/1988, 30/12/1988, 6/3/1988, 16/11/1984, 28/11/1993, 29/7/1991, 19/1/1992, 18/6/1995.
Jornal "Entrevista" - Facos - Junho/1996.
Revista da Humanitária - 1959
D.O.Urgente dos dias 15/7/1993, 18/12/1990
Guia Acadêmico Unisantos - 1996
Folheto Vestibular Unisantos - 1996
Livro: Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicação - volume XVIII 1991 - 50 Unisantos - texto "40 anos de Sociedade Visconde de São Leopoldo - Os 40 anos de uma jovem sociedade" - da Professora e Historiadora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade.

[...]


Novo prédio da Universidade Católica de Santos, na Avenida Conselheiro Nébias, em área onde anteriormente funcionava a usina do Açúcar Pérola. Foi inaugurado no século XXI
Fotograma: captura de tela de publicidade da Unisantos na TV Tribuna, 23/10/2004

Veja mais:

Reconhecida a Faculdade de Filosofia de Santos pelo Minist. da Educação

Unisantos: primeiro passo para a PUC

São Leopoldo completa 54 anos

Sociedade Visconde de São Leopoldo vira sexagenária

Leva para a página seguinte da série