Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/29/04 09:24:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (10)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. E as transformações no ensino continuam, como as citadas nesta matéria do jornal santista A Tribuna, publicada na edição de sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004:
 


O Campus Dom Idílio José Soares vai concentrar todos os cursos de graduação, com 7 mil alunos
Foto: Édison Baraçal, publicada com a matéria

UNISANTOS
Primeiro passo para a PUC
Universidade anuncia a extinção das faculdades e a criação de cinco centros de ensino. A medida é o início da transformação da UniSantos em Pontifícia Universidade Católica

Luiz Gomes Otero
Da Reportagem

A partir da próxima semana, a Universidade Católica de Santos (UniSantos) estará dando o primeiro passo para a implantação de uma Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Santos. A reitora da instituição, Maria Helena de Almeida Lambert, anunciou ontem, no Campus Dom Idílio José Soares, a extinção das faculdades e a criação de cinco centros de ensino, que englobarão todos os cursos ministrados pelas unidades.

Na prática, o novo modelo de gestão, que começará a vigorar segunda-feira, funde as faculdades em centros de ensino, buscando a institucionalização da pesquisa, a integração dos cursos de graduação e pós-graduação e o fortalecimento da extensão universitária.

Como primeiro efeito da medida, unidades tradicionais da Cidade, como a Faculdade de Direito, que completou 50 anos em 2003, deixarão de existir, passando a integrar um dos cinco centros criados pela instituição.

Maria Helena diz que a meta é concentrar todos os cursos universitários no Campus Dom Idílio José Soares. "Essa é uma tendência que já vem sendo observada em várias faculdades do País. As vantagens de se unir os cursos em um único espaço são infinitas".

Ela lembra que algumas disciplinas são ministradas em vários cursos de forma simultânea. "Este novo modelo favorece melhor a prestação de serviços acadêmicos e administrativos, porque racionaliza os recursos humanos e materiais".

Outro efeito da medida será a priorização dos profissionais que atuam na UniSantos. "Nós queremos que o educador que trabalha em nossa instituição mantenha uma postura de comprometimento pedagógico de acordo com esse novo modelo".

A UniSantos obteve a aprovação do Conselho Nacional de Educação para implantar o novo modelo de gestão.

 

Conselho Nacional de Educação aprovou novo modelo

 

Aproximação - A pró-reitora acadêmica, Rosa Maria Ferreiro Pinto, justifica a criação dos centros. "Fundir faculdades em centros não significa descaracterizar as especificidades de cada curso. Pelo contrário: pretende-se aproximar ainda mais as áreas afins, criando, apoiando ou solicitando parcerias em projetos comuns".

Ela revela que cada centro terá pelo menos um grupo interdisciplinar de pesquisa. "Este número pode ser ampliado de acordo com as possibilidades e necessidades dos cursos envolvidos".

O pró-reitor administrativo da UniSantos, Elias Antonio Jacob, garante que não haverá demissões em função da fusão das faculdades. "Nós implementamos um processo de racionalização de recursos humanos, em conjunto com um programa de requalificação profissional. Ao contrário do que se espera, teremos que contratar mais profissionais com a implantação dos centros".

Ele explica que os critérios de demissões são estritamente técnicos. E citou o exemplo da gráfica que era mantida pela UniSantos. "Depois que ela foi desativada, seus cinco funcionários adquiriram os equipamentos e hoje prestam serviço para nós".

Para o pró-reitor comunitário da UniSantos, Ouhydes Fonseca, o principal benefício da medida será a possibilidade de realizar trabalhos interdisciplinares. "Temas importantes, como reforma tributária, por exemplo, poderão contar com grupos de pesquisa com estudantes de Direito, Economia e Administração".


Faculdade de Direito, pioneira na Cidade, será extinta
Foto: Édison Baraçal, publicada com a matéria

Faculdades tradicionais acabarão

Gilberto Rodrigues, professor da Faculdade de Direito da UniSantos, acredita que a medida ainda demorará para ser assimilada pela maioria dos alunos e integrantes dos corpos docentes das unidades mantidas pela instituição. Mas fez questão de destacar os benefícios da iniciativa, apontando o incremento dos trabalhos interdisciplinares como um dos pontos importantes.

Rodrigues lamentou a extinção das faculdades que mantinham um laço histórico com a cidade. "É triste ver uma faculdade como a de Direito, que sempre teve um papel importante dentro do contexto histórico de Santos, ser extinta. A medida acabará desagradando setores mais conservadores da sociedade".

Entretanto, Rodrigues fez questão de ressaltar os aspectos positivos da implantação do novo modelo de gestão. "Temas importantes deixarão de ser discutidos somente sob a visão de um determinado curso. Poderemos ampliar a discussão do debate sobre a reforma do Poder Judiciário, por exemplo". Ele também defendeu a priorização do trabalho do professor na UniSantos. "É necessário um envolvimento completo com o curso".

Transição de alunos para campus unificado levará 5 anos

Dentro de cinco anos, os quase sete mil alunos das faculdades da UniSantos deverão ser concentrados no Campus Dom Idílio José Soares. Uma parcela desse efetivo já se encontra instalada no local.

Atualmente, a UniSantos mantém cinco campi na Cidade: Pompéia, Boqueirão, Vila Mathias, Vila Nova e o Dom Idílio José Soares, este último localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 300.

A proposta consiste em manter somente a unidade que abriga os cursos de pós-graduação, situada na Rua Carvalho de Mendonça, 144, na Vila Mathias. Todos os cursos de graduação deverão ser transferidos para um único local.

A reitora da UniSantos, Maria Helena de Almeida Lambert, explica que o processo de implantação do novo modelo de gestão acontecerá de forma gradativa. "Haverá um período de transição, sem prejuízo algum para os alunos. Todos terão os cursos ministrados dentro dos prazos estabelecidos".

Os cinco novos centros foram definidos da seguinte forma: Comunicação e Artes, Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Saúde e Ciências da Educação.

NOVO ORGANOGRAMA

Leva para a página seguinte da série