Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/21/04 21:50:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (6)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Como o Festival de Música Canadense (Femucan), realizado nas dependências do colégio Canadá, e que conseguiu mobilizar a Cidade e formar grandes torcidas em apoio aos estudantes competidores. Estes registros são do terceiro festival, realizado em 1974.

Notícia do jornal A Tribuna, em 8 de novembro de 1974:

III Femucan realiza hoje a primeira eliminatória

Hoje, a partir das 20 horas, o Centro Cívico José Bonifácio de Andrada e Silva, do IEE. Canadá, promove a primeira eliminatória do Festival de Música Canadense - Femucan - que se realiza pela terceira vez. Quinze composições de jovens do 1º e 2º graus serão apresentadas, sendo selecionadas cinco para a final do dia 13. Amanhã haverá a segunda eliminatória, com mais 15 composições, selecionando-se outras cinco músicas para a final. O júri das duas eliminatórias será formado por professores do próprio estabelecimento. Na final, a comissão julgadora será formada por pessoas convidadas - professores de música, jornalistas e compositores.

O III Femucan será realizado no ginásio do próprio estabelecimento com início às 20 horas. Haverá prêmios- troféus, medalhas e brindes - para os autores das cinco melhores composições. Colaboram na promoção diversas firmas comerciais da Cidade: Esporte Santos, Casa Nova, Fitão, Camisaria Paramount, livrarias Martins Fontes e Atlântica, Marasul Turismo, Skol e a Sectur.

Matéria do jornal Cidade de Santos, em 10 de novembro de 1974:


Foto publicada com a matéria

No Femucan, vaiaram até o diretor

Esportivamente, o professor Aldo Zotarelli recebeu as vaias como uma manifestação comum em festivais, na primeira eliminatória do III Femucan, sexta-feira, no ginásio do IEE Canadá. Diretor da escola, o professor inscreveu uma composição sua, fora de concurso e apenas para colaborar com o III Festival de Música Canadense.

Para ser um novo alguém é a música do sr. Zotarelli que, depois de apresentada com interpretação de Maria Eugenia e Silvio, recebeu aplausos dos alunos, numa demonstração de que nada existe de anormal entre estudantes e diretor do Canadá.

Atitude estranha, no entanto, foi tomada pelo professor de Português, sr. José Lopes, que não se contentou em dizer ao microfone para os alunos não decepcionarem os visitantes com as vaias. Foi mais além: "Quem está gritando, deve vir fazê-lo aqui, em público, isto é, no palco".

Para a imprensa também estava reservada um pouco da irritação do professor José Lopes. Ao jornalista do Cidade, ele fez questão de dizer que a publicação do fato - as vaias ao diretor - seria "uma sujeira ou sensacionalismo barato", mostrando que, de acordo com o seu raciocínio, a mentira ou a omissão devem ser normas do bom jornalismo.

Selecionadas - Na primeira eliminatória do III Femucan, foram apresentadas 15 músicas e selecionadas 6, pelo júri presidido pela professora Maria Alice Pereira Del Pino. Mais 6 serão escolhidas na segunda eliminatória, para a final, dia 13 à noite, no mesmo local.

As melhores na primeira eliminatória foram: Pedra Filosofal, de Carlos Eduardo; Victor, de Marta, Jurema e Sandra; Homem Demolido, de Iris e Alceu; Rotina II, Maria Eugenia e Luiz Carlos; Bagagem Cultural, Sérgio Lombardi; e Adivinhação, também de Maria Eugenia e Luiz Carlos.

No dia 11 de novembro, outro registro no mesmo Cidade de Santos:


Foto publicada com a matéria

Padrão elevado nas músicas do Femucan

Os jurados do II (N.E.: SIC: correto é III) Femucan - Festival de Música do Canadá - segundo eles próprios, lutaram com muita dificuldade para selecionar 6 das 12 músicas apresentadas sábado à noite pelos alunos do estabelecimento (IEE Canadá), "pois todas são de um padrão muito elevado, e é muito ruim para nós termos que deixar músicas boas de fora", disseram os jurados.

Esperança, de Iris e Alceu; Árvore da Vida, de Rovai e Lombardi; Lágrimas Cor do Céu Estrelado, de Manoel Roberto e Cibele; Manueta Magnata, de Iris e Alceu; Menina, de Cássio e Maurício e Jantar de Comemoração, de Lilian Miranda dos Santos, foram as 6 músicas classificadas pelo seu melhor nível.

O que surpreendeu no sábado é que não houve vaia, o que é comum em festival estudantil, e ainda mais considerando-se que o Ginásio estava repleto de pessoas, mas estas apenas torciam por suas músicas, o que faziam ruidosamente.

Para escolher as músicas, este foi o juri: José Lopes dos Santos, Maria Alice Del Pino, Magda Peres Neves, Maria de Lourdes Rodrigues, Ligia Taira, Wanda Guimarães e Elza Gonçalves, que analisavam música, letra e mis-en-scéne. As cinco melhores músicas do II Femucan serão conhecidas dia 13, às 20h30.

Em 13 de novembro, no jornal A Tribuna:

Femucan termina com a escolha dos 5 melhores

O III Festival de Música Canadense - Femucan - realiza hoje a sua final, apresentando 12 músicas selecionadas nas eliminatórias dos dias 8 e 9. A apresentação começa às 20,30 horas, no auditório do Colégio Canadá, promovida pelo Centro Cívico José Bonifácio de Andrada e Silva.

As músicas que vão disputar os cinco prêmios oferecidos são estas: "Pedra Filosofal" (Robson e Cláudio); "Victor" (Marta, Jurema e Sandra): "Homem Demolido" (Iris e Alceu); "Rotina II" (Maria Eugênia e Luiz Carlos); "Bagagem Cultural" (Sérgio Lombardi); "Adivinhação" (Maria Eugênia e Luiz Carlos); "Esperança" (Iris e Alceu); "Árvore da vida" (Renato Rovae e Sérgio Lombardi); "Lágrimas Cor do Céu Estrelado" (Manoel Roberto e Cibele); "Menina" (Cássio Maurício e Paulo Sérgio); e "Jantar de Comemoração " (Lilian Miranda Santos).

O júri é integrado por 13 membros: Caracê (maestro), Meire Berti Gomiero Fonseca (professora de música); dra. Lúcia Mara Rizzo, Serafim Gonzalez (ator), Heloísa Petri, Juni de Castro Ribeiro, Maria Alice Del Pino, Magda Peres Neves, Lígia Taira, Wanda Guimarães, Elza Gonçalves, Maria de Lourdes Soletto Rodrigues e José Lopes dos Santos, todos professores do I.E. Canadá.

Destaque em 15 de novembro de 1974, no Cidade de Santos:


Foto publicada com a matéria, com os intérpretes da música vencedora:
Edilson em primeiro plano, ao microfone, à esquerda, e Alceu ao fundo, à direita

"Esperança, a vencedora"

"Adivinha o que eu trago na minha mão/Ganha um prato de doces. Adivinhação/ Se você nem suspeita/Ouça o que eu trago na mão direita". Assim começa a letra de "Adivinhação", de Maria Eugenia Silvares (música de Luiz Carlos Batalha), escolhida como a melhor no III Femucan - Festival de Música Canadense, quarta-feira, no ginásio do Colégio Canadá.

Promovido pelo Centro Cívico José Bonifácio de Andrada e Silva, do estabelecimento de ensino, o Femucan teve a inscrição de 66 músicas, das quais foram selecionadas 12 para a finalíssima.

Além das 6 classificadas, receberam troféus Maria Eugenia, pela melhor letra, Paulo de Castro Bueno, autor de "Motivação", o melhor arranjo, e o intérprete Edilson de Oliveira, que apresentou "Esperança", "Homem Demolido" e "Lágrimas Cor do Céu Estrelado".

As 6 classificadas foram, pela ordem: "Esperança", de Iris Aires, Alceu Soares dos Santos e Edilson de Oliveira; "Menina", Cassio, Maurício e Paulo Sérgio; "Pedra Filosofal", de Carlos Eduardo; "O Homem Demolido", também de Iris, Alceu e Edilson; "Motivação", de Paulo Castro Bueno; e "Lágrimas Cor do Céu Estrelado", de Manoel Roberto e Cibele da Costa. O conjunto que acompanhou a primeira colocada foi o "Vagal Quase Banda".

As músicas começaram a ser apresentadas às 21h15 e somente aos 40 minutos de ontem os resultados finais foram divulgados. A maioria dos jurados considerou razoável o nível e deu notas de 0 a 6 pontos aos itens: letra, música, combinação entre letra e música e comunicação. A primeira colocada teve 191 pontos (soma de todas as notas dos componentes do júri); a segunda, 186; 3ª, 175; 4ª, 168; 5ª, 167, e a 6ª classificada, 159 pontos.

O juri foi presidido pela professora Maria Alice Pereira Del Pino e constituído pelos professores do Canadá, Magda Peres Neves, Wanda Guimarães, Elza Gonçalves e Lígia Taira e os convidados, maestro Caracê, Heloisa Petri, Meire Berti e João Moreira de Sampaio Neto, secretário do jornal Cidade de Santos.

Menos erros - Logo após entregar o troféu à primeira classificada, o professor Aldo Zotarelli, diretor do Canadá, afirmou: "Espero que para o próximo ano nosso Femucan tenha menos erros para que vocês possam mostrar mais aquilo que vocês são capazes de fazer".

O principal erro, além da falta de boa acústica do ginásio, o que não permitiu que o público entendesse a maioria das letras, foi o desajuste na aparelhagem de som. Havia inclusive um técnico em som para regular a aparelhagem, mas alguns músicos reclamavam do serviço.

Entre eles, Mário Sérgio, que foi inclusive chamado ao palco pelo professor José Lopes dos Santos, coordenador do Centro Cívico, para um diálogo. Mário Sérgio explicou então que não só o seu conjunto havia sido prejudicado na apresentação, mas também outros conjuntos. Na execução de "Bagagem Cultural", por exemplo, ele diz que escutou alguém falar "não tem problema, deixa assim mesmo".

Para o professor, no entanto, muitos foram prejudicados por culpa própria, porque ultrapassavam a regulagem por livre e espontânea vontade. E finalizava afirmando que o importante era a amizade entre todos e a demonstração, deixando que o aluno fizesse a sua justificativa, de que o estudante também tem vez no Canadá. "As imperfeições ficam por conta do som".

De um modo geral, terminou bem o III Femucan, com um público entusiasmado e numeroso, aplaudindo e vaiando bem ao estilo dos festivais de música. Todos os que inscreveram músicas receberam o agradecimento do coordenador do Centro Cívico e os autores classificados para a final, independente da classificação finalíssima, ganharam um livro de presente.


"ESPERANÇA" VENCEU - Com entusiasmo bem no estilo dos grandes festivais de música, o público recebeu o resultado do III Femucan, quarta-feira, no Ginásio de Canadá. 
"Esperança", de Iris, Alceu e Edilson foi a 1ª classificada
Foto publicada com a matéria, na primeira página

Letras de algumas músicas inscritas, que tiveram cópias mimeografadas distribuídas entre os alunos. Iris Aires, Alceu Soares dos Santos e Edilson de Oliveira (do 3º ano do antigo Curso Colegial noturno) foram responsáveis por três delas:

Esperança

No cenário
Da pobreza
Existe a maior
Riqueza que é o
Samba e o Luar

Mas quando chega fevereiro
O pobre esquece a tristeza
E desce o morro
Prá sambar

Pelo brasão
De sua escola
Briga, defende e chora
Prá sua escola ganhar

No fim do carnaval
Acorda do sonho orgulhoso
De volta pro morro
A esperar
Outro carnaval chegar

Letra: Iris
Música: Edilson
Cantor: Edilson

Manqueta Magnata

Tira o pó da nuca
Faça fumaça na cuca
Tira da Cuca
O que não presta
E veja se me empresta
Esse teu sorriso
Esse teu olhar

Quero te amar
Garota
Da saia curta
Que aprendeu a andar
Escolha seu caminho
Nas veias do mundo

E siga direto
Ao coração do mundo
Faça amizade
Antes que escureça
E você escape
Num corte profundo

Letra: Iris
Música: Edilson
Cantor: Edilson

Homem Demolido

Abolir o labirinto
Destruir as expressões
Apagar quebra-cabeças
E louco já me sinto
Raspar as equações
Permutar identidades
Progredir no poder agora
Infinito igual a zero
Universo sem novidade
Luto por simplicidade
E aceito tua oferta
Me destruo por contrato
Informo por interesse
Sou humano e abstrato
XX é o século, esse

Letra: Alceu
Música: Edilson
Cantor: Edilson

Victor

Victor, ... Oh! Victor...
Onde anda o seu astral?
Nossos lares. Nossos bares.
Nossos pousos ocasionais,
nossos papos, nossa curtição,
nosso pessoal, ficou prá trás...
Ei, Victor!
Não precisava fugir desse jeito, vulgar...
Tudo tem conserto, esse mundo é nosso, é melhor ficar,
Ei, Victor! Victor...
Escute por favor
Tudo mundo tem saudade, de você,
e quando a noite vem,
esperamos, os seus passos,
sua calça lee chegar,
Ei,Victor! ... Victor,
onde anda o seu sorriso de cristal?
Pelo espaço, 
os seus olhos vão brilhando,
como pedras, ao luar,
Ei, Victor, Victor!
Victor, foi prá tão longe...
Gravou seu nome em fogo,
Nas pernas de um disco voador,
e por aqui ficou, só,
um gosto de dor, ...
E um cheiro de sal...!
Sal...

Letra/Música/Canto: Marta, Jurema e Sandra, do curso pré-vestibular Joaquim Nabuco/Extensivo Ciências Humanas

Leva para a página seguinte da série