Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0240i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/07/08 15:14:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATRO GUARANY
Teatro Guarany quase vira floresta urbana (9)

Leva para a página anterior
Ao primeiro olhar, uma foto publicada em 12/5/2004 engana o observador distraído, que pensará ver uma cena de bosque, numa cidade serrana do interior paulista. Só com a explicação ele se localizará e perceberá que no primeiro plano o bosque são as ruínas do Teatro Guarany, bem no centro de Santos, e que teve em 1881 lançada a sua pedra fundamental. Em dezembro de 2008, o imóvel recuperado foi reentregue festivamente à população, conforme registrou o semanário santista Jornal da Orla na edição de 6 e 7 de dezembro de 2008:
 


O GUARANY RENASCE - Após sua época áurea no final do século 19 e decadência no final do século passado, o Teatro Guarany será entregue restaurado neste domingo, dia 7
Fotos: Vanessa Rodrigues, publicadas com a matéria

07/12/2008

Cultura

O Guarany volta à cena

Texto: Vitor de Andrade Silva

Santos ganha mais um teatro. Ou melhor, mais do que um teatro. O Guarany, que é reinaugurado neste domingo, dia 7, promete ser, também, uma grande escola pública de artes cênicas.

Exatos 126 anos após a sua inauguração, o Theatro Guarany reabre as suas portas. Elas não são as mesmas, de pinho de riga, que se abriram pela primeira vez em 7 de dezembro de 1882. Aliás, pouco restou do antigo prédio. Somente as espessas paredes de pedra e cal da fachada resistiram ao tempo e ao incêndio da década de 1980.

A revitalização do teatro não foi apenas um trabalho de recuperação arquitetônica, mas um intenso resgate histórico-social de uma época. Antes de as obras iniciarem, a equipe responsável fez um amplo estudo baseado em pesquisas documentais e de campo.

"Seria fácil reconstruir um novo teatro. Mas, a nossa proposta era fazer o Guarany renascer, sem negar suas características originais: um grande desafio. O palco, por exemplo, está na mesma posição. Isso só foi possível porque conseguimos identificar as suas fundações", diz o arquiteto responsável pelo projeto, Ney Caldatto.

"Já a fachada recebeu a cor original, a partir de 1910, graças a amostras que encontramos no que havia sobrado do Guarany: apenas quatro paredes, sendo que uma delas já havia cedido", completa.

Foi justamente a partir da deteriorada fachada que o projeto ganhou forma. Hoje, pronto, conta com uma platéia de 270 lugares (são 350 incluindo os camarotes), além de ateliê, café, camarins e a administração do teatro.

No primeiro andar estão o foyer superior, os camarotes, as salas de aula e os laboratórios de som e iluminação. No segundo piso, os camarotes superiores, o laboratório de cenografia e uma área de circulação, levando em conta as adaptações para o acesso dos portadores de deficiência.

O Theatro Guarany não poderia ter sido entregue em melhor momento. Santos é hoje um dos pólos culturais do país, tanto que, nos últimos anos, entrou novamente na rota de artistas de projeção internacional. "Poucas capitais são tão bem equipadas quanto Santos. Temos os teatros Braz Cubas, Coliseu, Sesc, Sesi, entre outros... e agora o Guarany, que, além de receber, ajudará na formação de novos artistas da cidade. Só temos a comemorar", salienta o secretário de Cultura, Carlos Pinto.

O restauro, que durou 22 meses, orçado em cerca de R$ 6,7 milhões, foi realizado com recursos obtidos por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e contou com o patrocínio das empresas Cosipa-Usiminas, Telefonica, MRS-Logística, Cutrale, Petrobrás, Fosfertil, Comgás, Bunge, Copersucar e Carbocloro.


Interior do teatro restaurado
Fotos: Juliana Barros, publicadas com a matéria

Uma obra de arte no teatro - Ao entrar no teatro, um dos grandes destaques: o teto do foyer superior. Uma grande obra, em técnicas mistas, faz uma releitura da obra "Santos em 1890", de Benedicto Calixto, de autoria do arquiteto e artista plástico paulistano Paulo von Poser.

Ele conta que, quando foi convidado para fazer este trabalho, começou a pesquisar sobre a cidade daquela época. "Foi quando vi este quadro exposto na Associação Comercial de Santos. Digitalizei a imagem e fui até o Monte Serrat, para poder desenhar a cidade pelo mesmo ângulo da obra de Calixto". E continua: "Era dia 8 de setembro, e, pela primeira vez, vi a procissão em devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat. Fiquei emocionado e decidi registrar o evento na obra."

Ao ver o painel de von Poser, a impressão é de que a cidade antiga harmoniza-se com a atual. Para dar este efeito, o artista desenhou apenas o contorno de alguns edifícios, deixando-os "transparentes", como ele mesmo diz. "É o caso do edifício que guarda um estacionamento entre o Theatro Guarany e a Cadeia Velha. Ele interferia de forma pesada na paisagem. Por isso, o deixei transparente", salienta.

Um dos destaques da obra são as musas, todas releituras de monumentos da cidade. O artista fez também homenagens a Benedicto Calixto, que ficou conhecido por meio de uma pintura no próprio Guarany, Carlos Gomes, compositor da ópera II Guarany, e José de Alencar, autor do romance O Guarani. "Fiz, ainda, a pintura do teto da platéia. Tentei reproduzir momentos do romance O Guarani, em homenagem ao teatro. Esta oportunidade foi um dos melhores presentes que já recebi".


O artista Paulo von Poser, durante a execução da pintura do teto do foyer superior
Foto: Juliana Barros, publicada com a matéria

Na história - O teatro foi palco de manifestações abolicionistas, com José do Patrocínio, e republicanas, como Silva Jardim, e até cerimônias fúnebres, como a do maestro Carlos Gomes, em 1896. Serviu, ainda, como ambulatório na Revolução de 1924 e foi local de concentração da oposição a Vargas, na Revolução de 1932. Uma curiosidade: o famoso Banho da Dorotéia foi inspirado em uma peça apresentada no Guarany na década de 1920.

O Theatro Guarany, um dos mais importantes equipamentos da cidade no final do século 19, entrou em decadência no século 20 e arrastou-se morro abaixo por muitos anos, até chegar à destruição quase total na década de 1970. Acompanhe algumas imagens dessa longa história:


Foto por José Marques Pereira, em janeiro de 1902
Imagem no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria


O teatro, por volta de 1908/1910
Imagem no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria


O teatro, após a reforma feita em 1910/1911
Imagem no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria


Nas décadas de 1960/1970, o prédio era alugado para lojas e um cinema pornográfico
Imagem no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria


Na década de 1990, após o incêndio de 1981, já degradado e ameaçado de demolição
Imagem no acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria


Interior do prédio, durante os trabalhos de rescaldo, no incêndio de 1981
Foto: Ademir Henrique, publicada com a matéria


O prédio degradado, cercado devido à ameaça de queda das paredes, por volta de 2001
Fotos: José Herrera, publicadas com a matéria

 


Em 2008, na fase final dos trabalhos de restauração
Foto: Juliana Barros, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série