Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/26/08 18:56:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Clube Sírio-Libanês (1)

Já em 1936 existia em Santos a Sociedade Beneficente Síria, que planejava mudar de nome, o que acabou não acontecendo. Mas foi em 6 de outubro de 1952 (e não a 21 de setembro daquele ano, como constou em página Web do próprio clube)  que ocorreu a fundação oficial do Clube Sírio-Libanês, em ampla reunião realizada em duas salas alugadas no Tocantins Atlético Clube (localizado na esquina da Avenida Marechal Deodoro com a Praça da Independência).

No dia 7 de outubro de 1952, página 3, o jornal santista A Tribuna noticiava:


Imagem: reprodução da matéria original

Fundado o Clube Sírio-Libanês

Numerosos elementos da coletividade sírio-libanesa e seus descendentes reuniram-se ontem, às 21 hs., na sede do Clube Atlético Tocantins, para, concretizando uma antiga aspiração, tratar da fundação de uma entidade cultural-recreativa destinada ao congraçamento de sírios e libaneses radicados na cidade.

Abriu os trabalhos da reunião o dr. Abdala Cury, escolhido para a presidência dos trabalhos, e que foi auxiliado pelos srs. dr. Jorge Demétrio Haick e Eduardo Daguer. Inicialmente, referiu-se o orador aos propósitos dos elementos que ali se encontravam. Aludiu à hospitalidade que era uma das características da cidade de Santos, mencionando ser dever da colônia sírio-libanesa colaborar para o seu progresso, trabalhando pela sua edificação cultural. A fundação de uma entidade que se propunha levar avante essa missão merecia, portanto, os louvores gerais. Terminando, fez uma exortação aos presentes para que colaborassem em harmonia, com o espírito voltado para a grandeza da futura sociedade, nos trabalhos da reunião que ora se fazia, lembrando finalmente a necessidade da escolha de um nome e eleição do conselho deliberativo.

Dessa forma, atendendo a uma resolução da mesa, foi iniciada a votação para atender ao duplo objetivo. A eleição, que foi secreta, decorreu sob grande entusiasmo, verificando-se ter saído vitorioso no pleito democrático realizado, o nome de "Clube Sírio-Libanês", por 95 votos em 131 cédulas.

A escolha foi acolhida sob grande salva de palmas, declarando estar assim fundado, sob os melhores auspícios, o Clube Sírio-Libanês, de Santos.

- No "cliché", dois aspectos da reunião.

Em 7 de outubro de 1993, o jornal santista A Tribuna registrou, na seção Santos em 1952, do jornalista Hamleto Rosato:


Foto publicada com a matéria

Fundação do Clube Sírio-Libanês

A comunidade sírio-libanesa e seus descendentes reuniram-se, na noite anterior, na sede do Clube Tocantins. O objetivo foi concretizar velho sonho: reunir num clube os sírios, libaneses e famílias. Abriu os trabalhos Abdala Cury, sendo auxiliado por Jorge Demérito Haick e Eduardo Daguer. Por 95 votos, dos 111 votantes, foi escolhido o nome de Clube Sírio-Libanês. No fac-símile, parte dos que compuseram a reunião.

Em 1999, o clube estreou na Internet, com um site Web que em 2004 já não está disponível. É daquelas páginas Web que foram recolhidas estas imagens, que mostram o clube em plena atividade:


O clube e suas múltiplas atividades, em 1999


Frente do clube, na Avenida Ana Costa, em 1999


Instalações e atividades do clube:
tobogã aquático, campo de futebol, sauna, sala de musculação, teatro e piscinas
Fotos de antiga página Web do clube

Em 1993, a revista do clube publicou uma edição especial comemorativa, com a história da entidade:


Grandes amigos, no calçadão da praia santista. Em pé: João Miguel Kodja e Nicolau Miguel Obeidi. Sentados: Yorghaky Riscalla Elias, Ibrahim Batichi, Alexandre Wakil e Jorge Nicola Abdul-Hack


Página 22 da revista comemorativa dos 41 anos do clube, em 1993


Capa da revista comemorativa dos 41 anos do clube, em 1993

Leva para a página seguinte da série

Veja mais:
Sírio-Libanês festeja aniversário e cria site na Web