Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9908esir.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 31/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:07:53
INTERNET
Sírio-Libanês festeja aniversário e cria site na Web 

História, serviços e jornal do clube são os destaques na home-page

Iniciando um mês de comemorações pelo 47º aniversário, o Clube Sírio-Libanês coloca na Internet, nesta quinta-feira (2/9/1999), sua home-page. Segundo o assessor da diretoria Nicolau Miguel Obeidi, o início da presença do clube na Web será marcado por um coquetel para convidados, para a apresentação do trabalho, que teve design da Center Soft.

O site inclui inicialmente um resumo da história do clube, os eventos em curso ou previstos, atividades sociais e esportivas, a edição digital do informativo do clube, onde ele se localiza e como se associar (há uma ficha para cadastro on-line) ou manter contato com a entidade. A mensagem do presidente Miguel Obeidi destaca que, apesar da crise financeira nacional, a partir deste mês (9/1999) todas as atividades sociais no clube passam a ser isentas de custo para os associados e seus dependentes.

No item Eventos, consta a programação do mês de aniversário, com um torneio de tênis de mesa no dia 4, a presença de Cauby Peixoto e Orquestra no dia 7, uma apresentação de teatro no dia 9, bem como no dia 11 uma Noite da Salada com apresentação de Dança do Ventre, uma domingueira especial no dia 12, churrascada no dia 13, Encontro de Amigos especial no dia 18 e muitas outras atividades, que culminarão no dia 25 com o Baile de Aniversário, completando-se nos dias 29 e 30 com um torneio de tranca.

História –  Segundo relata o site do clube, a que Informática teve acesso privilegiado, já em 1936 existia em Santos a Sociedade Beneficente Síria, que então estudava mudar o nome para Sírio-Libanesa (mas o nome original permaneceu, na época). A entidade não se limitou a obras assistenciais regionais, preocupando-se também com o destino dos compatriotas, através da promoção de vários movimentos para arrecadação de fundos, direcionados aos "Flagelados da Palestina".

No início da década de 1950, a colônia árabe de Santos resolveu criar um clube que congregasse os compatriotas. Um grupo de amigos se reuniu no antigo Hotel Belvedere, formando uma comissão provisória para a criação do clube, e a fundação oficial ocorreu em 21 de setembro de 1952, em duas salas alugadas no Tocantins Atlético Clube (localizado na esquina da Avenida Marechal Deodoro com a Praça da Independência). A primeira diretoria foi presidida pelo Dr. Abdala Cury, tendo como vices Elias Haddad e o Dr. Abdala Elias.

A primeira barraca de praia foi inaugurada em 14/12/1952, sendo então a mais bem equipada das praias santistas. Na época, os membros da colônia poderiam se associar, sem a compra de títulos. Quando a associação evoluiu, e precisou de uma sede maior, mudou para instalações na avenida Ana Costa, depois para o Grill do Hotel Atlântico (na parte de cima do antigo Cine Gonzaga). A venda de títulos patrimoniais, aberta em 1962 a todos os interessados (mesmo não pertencentes à colônia árabe) permitiu expandir o clube, que em 1976 se mudou para a sede atual, construída por partes num terreno de seis mil metros quadrados.

A alavanca para a expansão foram os grandes eventos sociais que sempre destacaram o clube: "Orquestras como a de Sílvio Mazuca, Osmar Milani e Severino Araújo foram algumas das atrações desse período. Os tradicionais bailes de Carnaval com ornamentações espetaculares já sacudiam a sociedade com as tradicionais marchinhas".