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ROTA DE OURO E PRATA - ARMADORAS
Royal Mail Steam Packet (RMSP)

SUMÁRIO

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2º Período - de 1884 a 1903:

A criação de uma nova rota pela RMSP entre Southampton, Santos, Rio de Janeiro, Barbados e Saint Thomas em 1884. O quarto navio a ser usado nessa rota, o Dart, naufragou em 11 de setembro de 1884 no litoral paulista.

A RMSP se encontra no ápice de suas atividades e o balanço desse ano demonstra um faturamento de quase 800 mil libras esterlinas.

1885 - O Guadiana (navio do período precedente 1839-1884) é perdido ao naufragar. A perda deste vapor leva a RMSP a cancelar a linha Santos-Nova Iorque, já que alguns meses antes o vapor Dart havia sofrido o mesmo destino.

1893 - Entram em serviço na Rota de Ouro e Prata o Nile e o Danube, navios gêmeos construídos nos estaleiros de I & G Thomson, no Rio Clyde (Inglaterra), baseados no mesmo desenho de prancha do quarteto Atrato, Magdalena, Thames e Clyde.


O Magdalena

O estaleiro Roberto Napier, de Glasgow, Escócia; o Govan East Yard; Robert, John e Francis Napier, construtores e navios. William Beardmore Júnior assume, em 1900, as instalações e a empresa.

Características técnicas e construção do trio gêmeo Minho (II), La Plata (III) e Ebro (II). Embarcações entradas em serviço para a América do Sul em 1896.

1900 - O Minho e o Ebro são utilizados como navios de transporte de tropas durante a Guerra Boer na África do Sul.

Declínio da armadora, envelhecimento de sua frota, mudança no gerenciamento da mesma em 1903, tomam as rédeas da empresa os irmãos Phillps.

Navios da Royal Mail usados na Rota de Ouro e Prata de 1884 e 1903:

Navio

TAB

1ª viagem

Don
3.805

1885*

Elbe
3.108

1886*

Atrato
5.347

1889

Magdalena (II)
5.373

1889

Thames (II)
5.621

1890

Clyde
5.618

1890

Nile
5.855

1893

Danube
5.891

1894

La Plata (III)
3.445

1896

Minho (II)
3.445

1896

Ebro (II)
3.445

1896

Tamar
3.207

1902

TAB = Tonelagem de Arqueação Bruta
* Navio não realizou a viagem inaugural na Rota e Ouro e Prata

Artigo publicado no jornal A Tribuna de Santos em 27/2, 5, 12, 19 e 26/3 e 2/4/2000

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