1º Período - de 1839 a 1884: Origem, fundação, estabelecimento da primeira concessão de linha
comercial entre a Inglaterra e os países da costa oriental da América do Sul.
Subsídios postais para essa linha, cronograma das viagens pioneiras para o Brasil (navio principal) e para o Prata (navio secundário),
implantação do serviço de linha regular.
O Teviot e o Clyde em 1841, numa imagem do Victoria and Albert Museum
Construção e aparecimento dos 14 primeiros vapores da armadora, as características do Teviot, detalhes de sua
viagem inaugural para as Antilhas Ocidentais (1842).
Narrativa de sua primeira viagem (e da armadora) entre Southampton e Rio de Janeiro, e os navios da RMSP que se
seguiram ao Teviot na Rota de Ouro e Prata.
Abertura do serviço pioneiro quinzenal entre a Inglaterra e as Antilhas.
O aparecimento do Great Western e suas características técnicas.
Sua viagem inaugural entre Bristol, Nova Iorque e Bristol (1838).
As primeiras perdas dos navios da RMSP.
A entrada em serviço do Great Western para a linha marítima das Antilhas (1847).
A primeira viagem do navio da Inglaterra para o Brasil (1853).
Seus dois mais famosos comandantes e o fim do navio.
A típica vida a bordo desses vapores pioneiros, características de construção e materiais utilizados nos navios movidos a roda.
O Great Western, em imagem de Nautical Photo Agency
1854-1855: Por ocasião da Guerra da Criméia, os vapores Medway, Magdalena, Tamar e Thames participam das operações
como navios-transporte de tropas e materiais.
O Severn é convertido em navio-hospital.
O Tay e o La Plata representam a Royal Mail no desfile ocorrido em 1855, em
Spithead, comemorativo ao fim da guerra e em homenagem à presença da rainha Vitória.
1858: o Tamar e o Teviot inauguram o serviço da nova linha entre a Inglaterra e Sidney (Austrália), via Mediterrâneo e com
transbordo terrestre na área do futuro Canal de Suez (inaugurado em 1868).
1860 - Em novembro desse ano, o La Plata incendiou-se quando se encontrava nas docas de Southampton. O fogo
só foi domado sete horas depois e, nos meses subseqüentes, o vapor foi reparado, voltando ao serviço.
1862 - O Avon, que havia realizado 19 viagens redondas entre Southampton e Rio de Janeiro, no período entre 1855 e 1859, é dado como
perdido por encalhe no Porto de Colón (Panamá).
Entre 1865 e 1871, o La Plata esteve a serviço da Royal Mail na Rota de Ouro e Prata,
realizando dezenas de viagens redondas.
O La Plata em 1865
A importância do algodão na economia britânica, as implicações da Guerra de Secessão dos Estados Unidos na produção e no comércio do algodão,
a produção do algodão nas regiões nordestinas brasileiras e seu escoamento, o incremento do tráfego marítimo para o Brasil e o Prata.
A construção de novas unidades da RMSP, a extensão da linha principal para os portos do Rio da Prata.
Características técnicas do par Douro e Rhone, viagens inaugurais, viagem do imperador Dom Pedro II do Rio de Janeiro a Lisboa
(1872) no Douro.
O desastre e o fim do Douro e do Rhone.
Navios do Royal Mail usados na Rota de Ouro e Prata de 1839 a 1884:
Navio |
TAB
|
1ª viagem
|
Teviot |
1.285
|
1851
|
Tay |
1.285
|
1851
|
Medway |
1.285
|
1851
|
Severn |
1.295
|
1851
|
Great Western |
1.775
|
1853
|
Thames |
1.295
|
1853
|
Solent |
1.804
|
1855
|
Avon |
1.892
|
1855
|
Tamar |
1.963
|
1855
|
Tyne |
2.179
|
1856
|
Tasmanyan |
2.445
|
1859
|
Oneida |
2.317
|
1859
|
Magdalena (I) |
2.943
|
1860
|
Parana |
2.250
|
1862*
|
La Plata (I) |
2.402
|
1865
|
Douro |
2.824
|
1865*
|
Rhone |
2.738
|
1865*
|
Neva |
3.025
|
1871*
|
Boyne |
3.318
|
1872*
|
Ebro |
1.509
|
1872
|
Tiber |
1.591
|
1872
|
Liffey |
1.504
|
1872
|
Minho |
2.540
|
1874
|
Mondego |
2.564
|
1874
|
Guadiana |
2.504
|
1875*
|
Tagus |
3.298
|
1876
|
Tamar (II) |
2.923
|
1879
|
Trent |
2.912
|
1879
|
Derwent |
2.471
|
1880*
|
Avon (II) |
1.880
|
1880*
|
Humber |
2.371
|
1881*
|
La Plata (II) |
3.240
|
1882
|
Dart |
2.641
|
1883*
|
TAB = Tonelagem de Arqueação Bruta
* Navio não realizou a viagem inaugural na Rota e Ouro e Prata
|