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Edição 115 - DEZ/2002 

Construção
2ª pista: o "caminho do desenvolvimento"

"Agora é pé no acelerador nesta estrada que só tem uma mão: o caminho do desenvolvimento”. Com essas palavras, o governador Geraldo Alckmin encerrou a solenidade de inauguração da 2ª pista da Rodovia dos Imigrantes, realizada no dia 17/12/2002 no Espaço Ecovias Verão dos Imigrantes, construído no km 41 para receber convidados, entre os quais, prefeitos, vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais, o ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Souza, e o ministro dos Transportes e Comunicação do Peru, Javier Rocelo, que se encontra em visita oficial ao País.

Alckmim: novo ciclo econômico para a Baixada e Estado (Foto: Francisco Arrais/Sescom-PMS)
Após a cerimônia, o governador embarcou, juntamente com o presidente da Ecovias, Irineu Meireles, e o ex-governador Laudo Natel, em um Lincoln conversível coupê, fabricado em 1941, dirigido por Og Pozzolli, presidente da Federação Paulista de Automóveis Antigos, para percorrer o trajeto de 23,23 quilômetros rumo à Baixada Santista e romper a fita inaugural estendida sobre a pista, nas proximidades do Viaduto Estaiado, no km 62. Outros 30 veículos antigos integraram a comitiva oficial, seguida por veículos de autoridades, convidados e imprensa.

Alckmin disse que, com a duplicação da Imigrantes, inicia-se um novo ciclo econômico para a Baixada e o Estado. Ele destacou que o governo já está duplicando a Rodovia Manoel da Nóbrega, recapeando e construindo acostamento na SP-55, a Rio-Santos, estrada que receberá 3ª pista em alguns trechos. Serão construídas passagens de nível em São Vicente e em Praia Grande e nova infra-estrutura viária na região do ABC, interligando a Imigrantes com a asa sul do Rodoanel.

Marco do Desenvolvimento, no Km 41 da segunda pista (Foto: Francisco Arrais/Sescom-PMS)
Obra une tecnologia e soluções ecológicas

Construída em quatro anos e três meses, e inaugurada 150 dias antes do prazo contratual, a Pista Sul da Rodovia dos Imigrantes exigiu investimentos de U$ 300 milhões e transformou-se em referência para a engenharia nacional, por utilizar soluções tecnológicas inéditas, aliadas a sofisticadas práticas de gestão ambiental, o que valeu o Certificado Ambiental ISO 14001 à Ecovias. 

Fica na nova pista o maior túnel rodoviário do Brasil, com 3.146 metros de comprimento, que, juntamente com outros dois, cobrem dois terços do trajeto na área da Serra do Mar. O terço restante é cumprido sobre seis viadutos, cujos pilares chegam a ter vãos de até 90 metros de afastamento, o dobro da distância prevista no projeto inicial, da década de 1980. 

Há ainda outros cinco viadutos na Baixada, o que totaliza 5,19 quilômetros. Essas soluções contribuíram para reduzir em 40 vezes a área afetada na Serra do Mar, em comparação com a interferência causada pela construção da primeira pista da Imigrantes, na década de 70, quando foram afetados 1.600 hectares de mata nativa.

Os três túneis (que cobrem 8,23 km) foram escavados por quatro equipamentos de perfuração computadorizados, importados especialmente para a obra e ainda hoje os únicos existentes no País. A construção dos viadutos utilizou três tecnologias distintas e a rodovia recebeu pavimento de concreto em toda a sua extensão, que oferece maior aderência e menos desgaste.

A velocidade máxima permitida na nova pista é de 80 km/hora. Caminhões transportando produtos perigosos, ônibus e caminhões não poderão trafegar por ela, por medida de segurança. É que a pista tem um declive de 6%, o que exige demais dos sistemas de freios dos veículos mais pesados. 

Também para garantir a segurança, os túneis estarão sob vigilância de 80 câmeras de tv interligada 24 horas por dia ao Centro de Controle Operacional (CCO). Os túneis também dispõem de detectores de incêndio, medidores de níveis de fumaça e gases, sensores de tráfego, baias especiais para emergência, hidrantes e mangueiras de incêndio, sistema de comunicação com o CCO e 26 conjuntos de semáforos, que indicarão eventuais interrupções do tráfego nas faixas de rolamento.

Outro destaque é o Viaduto Estaiado, denominado Governador Mário Covas. A obra foi construída no km 62, em Cubatão, é uma das oito do gênero no Brasil, com tecnologia há pouco tempo introduzida no País.

Em seu discurso, Alckmin destacou o desenvolvimento que beneficiará a região (Foto: Francisco Arrais/Sescom-PMS)
Viabilizar projetos de amplitude regional

Beto Mansur (*)

A segunda pista da Imigrantes era um empreendimento esperado há mais de 15 anos. A construção traz como benefício direto a maior facilidade e rapidez na ligação entre o Planalto e o Litoral. Indiretamente, a obra terá efeitos positivos para o desenvolvimento econômico de toda a região, incrementando setores como o turismo – incluindo o segmento de negócios -, comércio, construção civil, o Porto e a o pólo industrial de Cubatão, resultando na conseqüente geração de empregos e renda.

É certo que com a segunda pista em funcionamento os municípios sofrerão impactos decorrentes do aumento de demanda tanto de turistas como de novos moradores. É esperado um deslocamento de famílias, que deverão fixar residência em nossa Cidade, atraídas pela facilidades de acesso e a qualidade de vida que Santos oferece. Esse aumento populacional - tanto fixo como flutuante - não deixa de ser uma preocupação e vai exigir grande esforço das prefeituras para fazer com que as cidades da região possam absorver esse crescimento.

Ainda com relação à expansão imobiliária, Santos aprovou em 1998 um novo Plano Diretor e dispõe hoje de legislação urbana e ambiental modernas. Conta também com instrumentos legais que permitem o adensamento populacional em áreas já dotadas de infra-estrutura e serviços urbanos, na parte insular, além de potencial para expansão territorial na sua Área Continental. A modernização da legislação favorece também o setor turístico, estimulando a implantação de novos empreendimentos hoteleiros. Motivados pela expectativa de crescimento da demanda, empresários da área estão investindo na melhoria das instalações de seus equipamentos.

A Administração Municipal vem trabalhando em vários projetos visando o fomento da atividade turística. Entre eles, estão o Museu Pelé, a reurbanização da orla com a construção da ciclovia, a reforma do Teatro Coliseu, a construção do Deck do Pescador e do Restaurante Naútico, além da revitalização do Centro Histórico da Cidade.

A duplicação da Imigrante vai exigir também a viabilização de projetos de amplitude regional, com destaque para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da reestruturação e modernização dos sistemas de travessias hidroviárias.

(*) Beto Mansur é Prefeito de Santos.

Veja mais:
As curvas da estrada de Santos
Imigrantes: obras da segunda pista na fase final (Perspectiva - 5/2002)
Imigrantes: O impacto da segunda pista (Perspectiva - 11/2002)