Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/guaruja/gh007e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/25/11 20:05:42
Clique aqui para voltar à página inicial de Guarujá
HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (5)

Leva para a página anterior

São poucas as imagens ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto. As fotos a seguir são dos carros cargueiros usados na linha:

 


O Tramway do Guarujá também teve vagões de carga, embora sejam muito raras fotos deles. Nesta imagem, vê-se a Estação Guarujá, com dois vagões cargueiros, por volta de 1950
Foto: detalhe de cartão postal de Marcello Tàlamo, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Outra foto de um vagonete de carga, datada de 1903 e sem autor conhecido, mostrando uma composição na estação terminal. Não consta terem sido vendidos vagões cargueiros à EFCJ
Foto: pormenor de imagem da coleção de Marcello Tálamo, no site Tramway do Guarujá

 


Outro corte da mesma foto de 1903. Note-se a locomotiva a vapor tracionando a vagoneta de cargas contendo uma espécie de móvel, e um carro de passageiros que, embora aberto, possuía proteção contra chuva (frente fechada com vidros e laterais com cortinas)
Foto: pormenor de imagem da coleção de Marcello Tálamo, no site Tramway do Guarujá


A foto de 1903. Ao fundo, o Morro do Maluf; à direita, a Praia de Pitangueiras
Foto: coleção de Marcello Tálamo, disponibilizada no site Tramway do Guarujá

Leva para a página seguinte da série