HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ -
BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (5)
São poucas as imagens
ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de
Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto.
As fotos a seguir são dos carros cargueiros usados na linha:
O Tramway do Guarujá também teve vagões de carga, embora sejam muito raras fotos deles.
Nesta imagem, vê-se a Estação Guarujá, com dois vagões cargueiros, por volta de 1950
Foto: detalhe de cartão postal de Marcello Tàlamo, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
Outra foto de um vagonete de carga, datada de 1903 e sem autor conhecido, mostrando uma composição na
estação terminal. Não consta terem sido vendidos vagões cargueiros à EFCJ
Foto: pormenor de imagem da coleção de Marcello Tálamo, no site
Tramway do Guarujá
Outro corte da mesma foto de 1903. Note-se a locomotiva a vapor tracionando a vagoneta de cargas
contendo uma espécie de móvel, e um carro de passageiros que, embora aberto, possuía proteção contra chuva (frente fechada com vidros e laterais com
cortinas)
Foto: pormenor de imagem da coleção de Marcello Tálamo, no site
Tramway do Guarujá
A foto de 1903. Ao fundo, o Morro do Maluf; à direita, a Praia de Pitangueiras
Foto: coleção de Marcello Tálamo, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
|