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HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (6)

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No site Tramway do Guarujá (consulta em 25/6/2011), é relatado:

Mapas do Tramway

O Tramway do Guarujá é conhecido ainda hoje - e acreditamos que sempre o será - como uma pequena ferrovia que foi criada para transportar pessoas entre Santos e Guarujá, notadamente para o Grande Hotel e que teria possuído apenas cerca de 8 KM.

No entanto, o TG foi um pouco mais do que isso. Só no Guarujá, em meados de 1923, a companhia possuiu 2 ramais adicionais ao primeiro, que ia até a Praia das Pitangueiras, defronte ao "Grande Hotel". Um de seus ramais, o que ia até a "costeira", como era chamada a linha do litoral que atualmente abriga algumas marinas, instalações da Marinha e ponto das balsas, hoje é a Estrada que liga as Balsas ao Guarujá, construída após a desativação desse ramal.

No mapa abaixo, extraído da Internet, que também faz parte do livro A História do Transporte Urbano no Brasil, de Waldemar Corrêa Stiel, e que foi aumentado e recortado para melhor visualização, temos os diversos ramais que se originavam do tronco principal na cidade do Guarujá. A data é 1923, ou seja, imediatamente antes do processo de eletrificação.

Notem o ramal até as Oficinas, o Ramal até a Usina (desconhecemos do que), e os dois ramais de acesso ao Grande Hotel. Notem ainda que nessa época a cidade do Guarujá avançava pouco mais que 3 ou 4 quadras da praia em direção ao interior, mas já existiam os canais de drenagem que ainda hoje são uma atração. A colorização foi feita artificialmente apenas para ressaltar os itens destacados.

Clique na imagem para ampliá-la:

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Imagem: detalhe do mapa, disponibilizado no site

Já nessa outra parte do mapa, vemos ainda o "Ramal da Costeira", bem como o tronco principal. Ainda não havia o acesso ao Sítio da Cachoeira nessa data.


Imagem: detalhe do mapa, disponibilizado no site

Na imagem abaixo, obtida de um mapa enviado por Allen Morrison e Wanderley Duck, vemos que não existe mais a bifurcação, que transformou-se na estrada de ligação entre o sistema de "Ferry Boats" (Balsas) que liga a ponta da praia (Santos) e o bairro Santa Rosa, já na Ilha de Santo Amaro, ao Guarujá (linha destacada em cinza). Data Ignorada.


Imagem: detalhe do mapa, disponibilizado no site

O mapa original de 1923, completo (Clique na imagem abaixo para ampliá-la):

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Imagem: detalhe do mapa, disponibilizado no site

Por volta de 1960, um mapa do distrito de Vicente de Carvalho mostra ainda numerosas linhas férreas de locomotivas Decauville (pequenas locomotivas - bitola de 0,60 m - geralmente movidas a gasolina e usadas para transporte de bananas e outros itens da produção regional):


Imagem enviada por Wanderley Duck ao site Estações Ferroviárias do Brasil

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