Mapas do Tramway
O Tramway do Guarujá é conhecido ainda hoje - e acreditamos que sempre o será - como uma pequena ferrovia que foi criada para transportar pessoas
entre Santos e Guarujá, notadamente para o Grande Hotel e que teria possuído apenas cerca de 8 KM.
No entanto, o TG foi um pouco mais do que isso. Só no Guarujá, em meados de 1923, a companhia possuiu 2 ramais adicionais ao primeiro, que ia até a
Praia das Pitangueiras, defronte ao "Grande Hotel". Um de seus ramais, o que ia até a "costeira", como era chamada a linha do litoral que atualmente
abriga algumas marinas, instalações da Marinha e ponto das balsas, hoje é a Estrada que liga as Balsas ao Guarujá, construída após a desativação
desse ramal.
No mapa abaixo, extraído da Internet, que também faz parte do livro A História do Transporte Urbano no Brasil, de Waldemar Corrêa Stiel, e
que foi aumentado e recortado para melhor visualização, temos os diversos ramais que se originavam do tronco principal na cidade do Guarujá. A data
é 1923, ou seja, imediatamente antes do processo de eletrificação.
Notem o ramal até as Oficinas, o Ramal até a Usina (desconhecemos do que), e os dois ramais de acesso ao Grande Hotel. Notem ainda que nessa época a
cidade do Guarujá avançava pouco mais que 3 ou 4 quadras da praia em direção ao interior, mas já existiam os canais de drenagem que ainda hoje são
uma atração. A colorização foi feita artificialmente apenas para ressaltar os itens destacados.Clique na
imagem para ampliá-la:
Imagem: detalhe do mapa,
disponibilizado no site
Já nessa outra parte do mapa, vemos ainda o "Ramal da Costeira", bem como o tronco principal. Ainda não havia o
acesso ao Sítio da Cachoeira nessa data.
Imagem: detalhe do mapa,
disponibilizado no site
Na imagem abaixo, obtida de um mapa enviado por Allen Morrison e Wanderley Duck, vemos que não existe mais a
bifurcação, que transformou-se na estrada de ligação entre o sistema de "Ferry Boats" (Balsas) que liga a ponta da praia (Santos) e o bairro
Santa Rosa, já na Ilha de Santo Amaro, ao Guarujá (linha destacada em cinza). Data Ignorada.
Imagem: detalhe do mapa, disponibilizado no site
O mapa original de 1923, completo (Clique na imagem abaixo para ampliá-la):
Imagem: detalhe do mapa,
disponibilizado no site
Por volta de 1960, um mapa do distrito de Vicente de Carvalho mostra ainda numerosas linhas férreas
de locomotivas Decauville (pequenas locomotivas - bitola de 0,60 m - geralmente movidas a gasolina e usadas para transporte de bananas e
outros itens da produção regional):
Imagem enviada por Wanderley Duck ao site
Estações Ferroviárias do Brasil
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