Detalhe da cobertura do edifício Verde Mar
Foto: Gegê Leme, publicada com o texto
Santos, a ilha e o novo
Gegê Leme e Paulo Matos
Os antigos abrigos de
bonde do Boqueirão, construídos nos anos 50 e que hoje passam a conter a "Ilha de Conveniência", foram mantidos por fazerem parte de um complexo
arquitetônico, integrado também pela praça da Fonte Vicente de Carvalho, à sua frente, e o edifício Verde Mar, ao seu lado.
Esse conjunto é único na cidade e se destaca na orla da praia por suas formas
inusitadas, suas cores fortes e contrastantes, seu desenho livre. Marcando de maneira específica o bairro do Boqueirão.
A linha mestra que costura todo esse conjunto foi dada por João Artacho Jurado, que
projetou e construiu o edifício Verde Mar. E irradiou seu revolucionário estilo para estas obras públicas da época, de remodelação viária e urbana.
A expansão urbana ocorrida a partir da reconquista da autonomia política da cidade,
concretizada na posse do prefeito eleito Antonio Ezequiel Feliciano, em 1953, foi composta por inúmeros
projetos e fartas realizações, tanto da iniciativa privada como da Prefeitura de Santos.
Nessa década dos anos 50 - os "anos dourados", como conhecidos no Brasil -, o
Boqueirão ganhava, além do maior cinema da cidade, o Cine Caiçara, o edifício Parque Verde Mar, no número 6 da
Avenida Vicente de Carvalho. Uma das mais expressivas obras deste misto de planejador, construtor e homem de marketing João Artacho Jurado.
Jurado construiu o edifício Verde Mar de 1951 a 1960 e o edifício
Enseada, na Ponta da Praia - Avenida Bartolomeu de Gusmão número 180 -
concomitantemente, de 1951 a 1965. Sua empresa, a Construtora e Imobiliária Monções, era assessorada pela Sociedade Técnica Jurado, integrada por
ele e por seu irmão, Aurélio Jurado Artacho.
Por propor variantes sobre a já delineada arquitetura modernista, Artacho Jurado foi
fartamente contestado em seu tempo, pela corporação dos arquitetos diplomados advindos da escola de arquitetura fundada em São Paulo em 1948. E hoje
é considerado como um marco histórico na arquitetura, que teve em Santos grandes momentos, até hoje elogiados e contemplados nos edifícios Verde Mar
e Enseada.
Conjunto Paisagístico do Boqueirão
Foto: Ernesto Papa, publicada com o texto
A "Ilha de Conveniência", implantada hoje no espaço antes reservado aos que esperavam
o bonde que passava pela praia, na meta do fortalecimento comercial e turístico, mantém o espírito de evolução decretado nos anos 50. Eram tempos de
renovação urbana e impulso imobiliário, prédios nascendo na fase de expansão em direção às praias.
O edifício Verde Mar e o estilo Artacho Jurado nascem em Santos na antiga área ocupada
pelo Parque Indígena de Júlio Conceição: eram 22 mil metros quadrados com 200 mil orquídeas, pomares, aves e animais, considerado o maior orquidário
ao ar livre do mundo, preparado desde 1909 e inaugurado em 1932. Com o desaparecimento de Júlio Conceição em 1938, em 1944 a área da antiga chácara
de Carneiro Bastos, que tomava toda a quadra e parte da outra -, é loteada e começam a surgir os edifícios de condomínios.
Em frente, do outro lado da Avenida Conselheiro Nébias com a praia, um outro marco
histórico do Boqueirão tinha sido o Miramar - um centro de diversões que alcançara a dimensão de o maior da América do Sul. Inaugurado em 1896 para
estimular a presença de pessoas neste lado da cidade, o Miramar foi um centro de brinquedos, cassinos, shows, cinema, teatro e restaurantes.
Lá estiveram, entre outros, Caruso e Gardel. Ele ganharia fama internacional até fins da primeira metade de nosso século
(N. E.: século XX). Seria fechado, assim como o
Parque Indígena, e sua área loteada na mesma época.
No Boqueirão estivera, em 1876, o imperador d.
Pedro II. E o bairro adquirira o hábito de "pensar grande". Por isso nasceram ali o Parque Indígena e o Miramar e depois o Verde Mar - em um estilo
arquitetônico que desafiava todos os estilos da moderna arquitetura brasileira.
Os grandes espaços existentes na orla da praia até 1950 foram individualizados a
partir de então, com a construção dos edifícios de condomínios, ampliando o acesso ao lazer, nessa época, à classe média, principalmente aos que
emergiam economicamente em São Paulo. Jurado ia além e pretendia inverter essa individualização, como fizera em outros edifícios na capital do
Estado. Construindo prédios com vida social própria, com largas áreas comuns. A praia foi um dos grandes momentos de Jurado, porque cenário de
contemplação dos espaços coletivos por ele criados.
Popularizava formas palacianas, trazendo-as estilizadas. Seus condôminos compravam a
preço de custo os apartamentos, adquirindo o luxo e a ostentação a prestações. A classe média trocava casas por apartamentos. Jurado construía
edifícios aparentando mansões empilhadas.
Vista da cobertura do edifício Verde Mar
Foto: Ernesto Papa, publicada com o texto
De origem espanhola, João Artacho Jurado cresceu em uma comunidade anarquista em Mogi
das Cruzes, de onde absorveu o comunitarismo ideológico.
Como explicar o impacto positivo que ele obteve em Santos com suas construções
cinematográficas, segundo testemunhos e depoimentos? Teria a preponderante influência espanhola contribuído para a formação de um veio cultural
revolucionário, cujo sentido incorporava Jurado? A imigração espanhola em Santos foi a segunda numericamente, desde fins do século XIX. Mesmo
superada pelos portugueses, preponderava ideologicamente. Tinha o maior número de lideranças sindicais nos tempos em que Santos foi a "Barcelona
Brasileira".
A Barcelona catalã, na Espanha, era a capital
mundial da organização operária anarco-sindicalista. Apontava na direção da autonomia das organizações operárias, substituindo o estado em nome da
liberdade. Santos, expressão brasileira na luta dos trabalhadores, recheada de espanhóis e líder na organização anarco-sindicalista, foi por isso
reconhecida internacionalmente como a "Barcelona Brasileira". Já em 1885 tinha um jornal da comunidade espanhola, o
Santos/Andaluzia, e entidades como o Centro Español,
fundado em 1895.
Muitos dos imigrantes vieram deportados, líderes natos. Eles instituíram uma corrente
de pensamento e de comportamento que, consciente ou não, representou uma cultura submersa espelhada nas atitudes sociais da comunidade urbana.
Artacho Jurado, trazendo em seu estilo arquitetônico o revolucionário catalão Gaudí,
mas também a Broadway, a influência americana que ditava a moda no pós-guerra, elegeu como símbolos, amante do mundo moderno que era, os principais
meios surgidos: o automóvel e o cinema.
Construiu espetáculos na forma e no conteúdo. Que encontrou receptores e vive hoje
ainda, quase meio século após, instituindo um clima próprio entre os moradores dos edifícios que fez, orgulhosos como caramujos em sua casca, feita
com arte.
O Boqueirão nos anos 1930
Foto: Centro da Memória de Santos, publicada com o texto
O Boqueirão nos anos 1930
Foto: Centro da Memória de Santos, publicada com o texto
Cassino Recreio Miramar
Foto: Centro da Memória de Santos, publicada com o texto
Cassino Recreio Miramar
Foto: Centro da Memória de Santos, publicada com o texto |