Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/02/13 18:51:49
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Centro Espanhol e Repatriação de Santos (1)

Em sua Poliantéia Santista (Editora Caudex Ltda., São Vicente/SP, 1996), Fernando Martins Lichti resumiu assim a história do Centro Espanhol e Repatriação de Santos:

Sede do Centro Espanhol, inaugurada em 1964 e ampliada em 1984
Foto publicada com a matéria

Centro Espanhol e Repatriação de Santos

A 6 de janeiro de 1995, o Centro Espanhol e Repatriação de Santos completou o seu centenário de atividades, tendo sido fundado em 1895 com o nome de Casino Espanhol, e tendo construído sua primeira sede na Rua Aguiar de Andrade, no bairro do Paquetá, no Centro de Santos, em cujas adjacências se concentrava, na época, a sociedade santista. Durante mais de três décadas o Centro viveu, naquele local, noites de grande esplendor.

Em decorrência da expansão do porto santista e do consequente mundanismo das áreas adjacentes, as famílias foram se transferindo para a orla da praia, onde passaram a residir, deixando o centro da cidade para as atividades comerciais e industriais. As entidades associativas seguiram na mesma direção, deixando suas velhas sedes. O Centro Espanhol não foi exceção e adquiriu um terreno na Av. Ana Costa para a construção de sua nova sede, cujas obras foram iniciadas em 1961 e inauguradas em 1964, sob intensa atividade dos longos anos de confraternização de seus associados.

Hispanidad, antigo boletim informativo do clube

Em 1984, o presidente José Vilarino Cortez acionou um período de maior desenvolvimento à entidade, remodelando e ampliando a entrada da sede pela Rua Espírito Santo, implantando o Colégio Alfonso X, El Sábio; instituindo cursos de balé, ginástica e Coral, cujos grupos se apresentaram no Teatro Municipal de Santos, com grande sucesso.

 

Em 1986 foi adquirido o imóvel de esquina da Av. Ana Costa com a Rua Espírito Santo, contíguo à sede, proporcionando a ampliação das dependências sociais e a construção das piscinas, inauguradas em 1988, concomitantemente com as instalações da Secretaria, do Consulado Espanhol e de salas para reuniões.

Em 1992 a sede ganhou um novo visual, com a modernização de sua fachada principal e a ampliação do salão Miguel de Cervantes em mais 160 metros quadrados e a construção de um novo palco e outros vários melhoramentos. Também as escadarias de acesso foram remodeladas, enriquecendo a imagem interna da sede.

Tendo como primeiro presidente Manuel Troncoso, o Centro Espanhol mantém em sua sede uma excelente biblioteca, com algumas relíquias literárias. A prática desportiva, de quadra e salão, foi sempre mantida dentre seus associados.

No cultivo da arte e do folclore, manteve um grupo de arte dramática, o conjunto de gaiteiros e há mais de 16 anos (N.E.: contados em 1996, portanto, desde cerca de 1980) mantém o corpo de bailados típicos da Espanha, que tomou o nome de Semente Nova e cujas apresentações folclóricas vêm encantando toda Santos, com suas apresentações em clubes e entidades culturais, das mais diversificadas.

Imagem: reprodução parcial da página 1 do jornal paulistano O Estado de São Paulo, de quarta-feira, 15 de outubro de 1902 (Acervo Digital Estadão - acesso em 10/9/2012)

Jornal O Estado de São Paulo, 15 de outubro de 1902, página 1:

OS MUNICÍPIOS

Santos

Membros da colônia espanhola reuniram-se no domingo da última semana no teatro Guarany, para o fim de tratarem da organização de uma sociedade para repatriação de seus compatriotas inválidos.

Presidiu a reunião o sr. Manoel Troncoso, vice-cônsul da Espanha nesta cidade, que convidou para secretários os srs. Jesus Peres Covas e Elizeu Gamba.

Nessa reunião ficou resolvido que a nova sociedade se denomine Sociedad Española de Repatriacion em Santos, e que a comissão que tratará da instalação definitiva da sociedade fique encarregada de apresentar os estatutos até que seja eleita a sua primeira diretoria.

O número de sócios é de 1.227.

No próximo domingo haverá nova reunião.

Em julho de 1996, a publicação santista Jornal do Síndico incluiu matéria sobre essa entidade:

Grupo de amadores do Grêmio Dramático Centro Espanhol, em 1902
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902, pág.34

A casa dos espanhóis em Santos

No dia 6 de janeiro de 1895 foi inaugurado o Centro Espanhol, fruto de um grandioso trabalho de toda a coletividade espanhola da cidade de Santos, principal porto e porta de entrada naquela época dos imigrantes espanhóis no Brasil. A comunidade espanhola de Santos era em 1895 exemplar; hoje, depois de mais de um século, continua sendo, participando ativamente desta que é a casa que representa a comunidade hispânica na região.

Ainda hoje, no Centro Espanhol imperam os ideais do senhor Manuel Troncoso, um dos fundadores e primeiro presidente do Centro Espanhol. O objetivo deste destemido senhor era que existisse em Santos uma instituição que unisse os espanhóis, mantivesse viva e divulgasse para toda a comunidade santista a cultura, os costumes, o folclore, as tradições das regiões espanholas.

Inicialmente o Centro Espanhol funcionou na Rua Aguiar de Andrade, no Paquetá, naquela época uma região nobre da cidade. Posteriormente, em meados de 1955, sendo presidente o senhor Antônio Alvarez, foi adquirido um terreno na Av. Ana Costa, acompanhando desta maneira o progresso e as mudanças na cidade de Santos.

As obras foram iniciadas entre 1961 e 62, sendo presidente o senhor Segismundo Fernández. Em 1988, graças à colaboração do governo espanhol e dos representantes da Espanha - o embaixador Miguel de Aldasoro e o cônsul geral em São Paulo, José Garcia Tejedor -, foi adquirido o terreno ao lado, mais precisamente o número 280 da Av. Ana Costa, Desta forma, o Centro Espanhol passou a fazer esquina com a Rua Espírito Santo, onde foram construídas as piscinas sociais. Também neste ano, a diretoria do Centro Espanhol conferiu o segundo título de presidente honorário, ao Rei Juan Carlos I, que agradeceu dizendo sentir-se honrado com tal título. (...)

A junta diretiva tem como metas divulgar ainda mais o Colégio Alfonso X El Sábio, onde é ministrado o curso de espanhol, principalmente por ser Santos uma cidade portuária, agindo efetivamente no Mercosul, e ser o curso do Centro Espanhol o único da Baixada Santista a possuir o certificado do Miguel de Cervantes. Aprofundar e divulgar o grupo folclórico e as atividades esportivas como ginástica, yoga, karatê, natação, bem como a reestruturação da sala de jogos e barraca de praia. Divulgar a grandiosa sala de leitura que possui um acervo desde 1898. Também difundir o grandioso salão, que é um dos mais amplos e belos da Baixada Santista.

A diretoria também tem como objetivo uma completa reestruturação de todos os departamentos, pois, segundo palavras do presidente Joaquim Barrio Vazquez, "está na hora de trazermos os descendentes para participarem cada vez mais desta casa, pois com certeza eles serão o nosso futuro".

O Centro Espanhol também abriga em suas instalações o Conselho de Residentes Espanhóis da Circuncisão Consular de São Paulo, e o Consulado da Espanha em Santos. Possui também o Restaurante Centro Espanhol, para quem gosta de saborear uma boa comida hispânica, como paelha, caldeirada, cozido, polvo à galega, entre outros, e também uma excelente comida brasileira, como a feijoada que é servida todos os sábados.

Vários bailes, almoços hispânicos, entre outros eventos, são realizados, mas quatro atividades pode-se dizer que são sagradas para a comunidade espanhola. São elas:

6 de janeiro - Aniversário da Fundação do Centro Espanhol.

2 de maio - Aniversário da colocação da pedra fundamental.

25 de julho - Festa do Apostolado Santiago, padroeiro da Espanha.

12 de outubro - Dia da Raça, comemorativo do descobrimento da América. (...)

Antiga sede do Centro Espanhol, na Rua Aguiar de Andrade, no Paquetá, em um cartão postal
Imagem cedida a Novo Milênio por Ary O. Céllio

 

Duas fotos de 1902, feitas por José Marques Pereira:

 

Edifício do Centro Espanhol

Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902,pág.32

 

Diretoria do Centro Espanhol e os representantes
do Diário de Santos, A. Alfaya e da Revista da Semana
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902,pág.32

Diretoria do Centro Español de Santos, em 1903, na Rua Aguiar de Andrade:


Foto: autor desconhecido, 9x14 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Grupo de teatro do Centro Español de Santos, em 1916:


Foto: autor desconhecido, 9x14 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013) Original no Acervo do Cenro Español y Repatriación de Santos

Veja mais:
A alma da colôniaLeva para a página seguinte da série