Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult051.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/13 12:45:33
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA
Agenor Silveira

Agenor Silveira nasceu em Santos, em 7 de abril de 1880, numa família de cultores da literatura: era irmão de Valdomiro Silveira e filho do dr. João Batista da Silveira e  Cristina Silveira. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1905, trabalhou no santista Jornal, no jornal Commercio de São Paulo e na Revista Nova, aposentando-se na Associação Comercial de Santos. Na Academia Paulista de Letras, produziu sonetos com os perfis de amigos e colegas, numa coletânea não publicada, Acadêmicas. Faleceu em 24 de outubro de 1955, em São André/SP. É o patrono da cadeira nº 108 no Instituto Histórico e Geográfico de Santos e da cadeira nº 1 da Academia Santista de Letras:

 Veja:

[01] Favo e travo

         Mestre Agenor Silveira e suas obras

         A Martins Fontes

[02] Posse do acadêmico Maurílio Camello (elogio ao patrono Agenor Silveira)

         Necrologia/O último dos três grandes

[03] Colaborações do poeta na revista A Cigarra

 

Agenor Silveira teve publicados os livros Versos de Bom e de Mau Humor (110 páginas) e Rimas (99 páginas), ambos impressos em 1919 pela Typographia D. Escholastica Rosa, de Santos, e também Quatro Contos (Moeda Antiga), impresso pela Casa Rembrandt, de Santos, em 1912 (60 páginas).

 

Como filólogo, Agenor publicou também, em 1920, a obra Collocação dos pronomes (regras e notas explicativas), com 262 páginas, pela Typografia do Instituto D. Escholastica Rosa, adotada pelo Gymnasio Official do Estado de São Paulo:


Imagens: exemplares negociados no site Mercado Livre (acesso: 28/4/2013)

Leva para a página seguinte da série