Máquina movida à lenha será reincorporada amanhã,
para operar no transporte do pessoal de Itatinga
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria
Codesp recupera locomotiva a carvão
A locomotiva Itapema, uma máquina histórica
movida a lenha, será reincorporada ao serviço ativo da Codesp amanhã, em solenidade a ser realizada durante o I Encontro Nacional de Engenharia
Portuária (Enep) marcado para o Guarujá. O veículo foi recuperado pela Divisão de Mecânica da Codesp e será utilizado no trajeto entre o atracadouro
às margens do Rio Itatinga e o núcleo habitacional da hidrelétrica. A Itapema foi adquirida pela Cia. Docas, em 1939.
Trata-se de uma locomotiva a vapor, bitola de 80 centímetros, a carvão, com quatro
rodas e capacidade de 55 HP. Foi fabricada pela Krauss & Company e entregue em 11 de novembro de 1939, pelo valor de Cr$ 18,00. Operou em Itatinga,
a serviço da usina hidrelétrica que abastece a Codesp, até 1980, quando foi substituída pelo bonde.
Segundo a diretoria de Engenharia da empresa, a Itapema foi a terceira
locomotiva do gênero a ingressar no País. Uma outra, de idêntica capacidade, também está passando por um processo de recuperação nas instalações da
administradora do terminal, na Oficina de Locomoção, a fim de ser integrada ao acervo do Museu do Porto.
Os reparos incluíram substituição de tubos, grelhas e um cinzeiro, recondicionamento
da caixa de fumaça, reparo total da cabina, com troca do teto, usinagem e confecção de estrados em madeira, janelas laterais e bancos, substituição
de vidros, pintura geral, confecção de peças de cobre, tudo obedecendo às características originais da locomotiva. A Codesp pretende reparar outros
maquinários antigos, alguns com quase um século de existência, para a constituição de seu museu. |