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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 16/11/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:24:51
ECONOMIA
Gibraltar traz ao Brasil 
o modelo dos leilões eBay

Começou a funcionar no dia 3/11/1999 uma nova opção brasileira de compras pela Internet, o leilão Gibraltar, que começou as atividades com cerca de cinco mil produtos cadastrados e hoje reúne mais de 18 mil. No site, estão sendo oferecidos computadores e eletro-eletrônicos novos e usados, jóias, carros, apartamentos e peças de colecionadores, como um capacete com um raspão de bala, usado na Segunda Guerra Mundial.

"O Gibraltar é uma grande bolsa de mercadorias virtual, onde compradores e vendedores, sejam eles pessoas ou empresas, são reunidos, gerando liquidez para o comércio de produtos novos e usados", diz o diretor de marketing, Dennis Herszkowicz, de 24 anos de idade. "Fizemos ótimas negociações com grandes fabricantes, colocarão seus produtos a preços mais baixos no site, já que farão venda direta ao consumidor, sem intermediários", diz o diretor comercial Marco Scabia, de 25 anos. O projeto contou com investimento de R$ 2 milhões e segue o modelo do site norte-americano eBay, o maior leilão virtual do mundo, ao disponibilizar um espaço virtual para a negociação de produtos, entre pessoas físicas ou empresas.

O preço mínimo do lance é estipulado pelo vendedor ou fica reservado. Há três formas de comercializar os produtos: venda simples (de uma só unidade) e por atacado, ou a venda rápida (exclusividade Gibraltar). Na venda simples ou por atacado, é fixado um preço mínimo e um tempo para a disputa pelo produto, onde ganha quem der o lance maior. Já a venda rápida é indicada para as empresas que desejam vender, independentemente da quantidade de produtos, por um preço fixo e sem necessidade de esperar o término do prazo de disputa, pois os primeiros compradores que fizerem a oferta levam os produtos.

Mercado – Antes de se lançar no mercado, o grupo fez uma pesquisa detalhada do comércio eletrônico brasileiro e internacional e constatou que o e-commerce é o segmento da Internet que mais cresce no Brasil e no mundo. As previsões mais recentes apontam para uma movimentação mundial de mais de US$ 1 trilhão, nos próximos cinco anos. O número de usuários também cresce a taxas incríveis, atingindo mais de 70 milhões nos Estados Unidos e no Brasil triplicou, passando de 1 milhão em 1997 para 3 milhões em 1998.

Atualmente, estima-se que cerca de 8 milhões de brasileiros tenham acesso à Internet, colocando o país em terceiro lugar no ranking da América (atrás dos Estados Unidos e Canadá). Mais de 70% destes usuários estão concentrados no eixo São Paulo/Rio de Janeiro e se conectam pelo menos uma vez por dia, 50% para navegar e 35% para passar e-mail.

A operacionalização das transações segue o modelo do eBay, o maior leilão virtual do mundo, que hoje tem mais de 3 milhões de produtos à venda em seu site e 5,5 milhões de clientes cadastrados. Em 1998, o eBay faturou US$ 47,3 milhões, obtendo lucro de US$ 2,4 milhões. Esse resultado foi alcançado com a realização de pouco mais de 33 milhões de leilões, que movimentaram US$ 745 milhões, com produtos colocados à venda por 2,2 milhões de usuários.

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