ECONOMIA
Gibraltar traz ao Brasil
o modelo dos leilões eBay
Começou
a funcionar no dia 3/11/1999 uma nova opção brasileira de
compras pela Internet, o leilão Gibraltar,
que começou as atividades com cerca de cinco mil produtos cadastrados
e hoje reúne mais de 18 mil. No site, estão sendo oferecidos
computadores e eletro-eletrônicos novos e usados, jóias, carros,
apartamentos e peças de colecionadores, como um capacete com um
raspão de bala, usado na Segunda Guerra Mundial.
"O Gibraltar é uma grande
bolsa de mercadorias virtual, onde compradores e vendedores, sejam eles
pessoas ou empresas, são reunidos, gerando liquidez para o comércio
de produtos novos e usados", diz o diretor de marketing, Dennis
Herszkowicz, de 24 anos de idade. "Fizemos ótimas negociações
com grandes fabricantes, colocarão seus produtos a preços
mais baixos no site, já que farão venda direta ao consumidor,
sem intermediários", diz o diretor comercial Marco Scabia, de 25
anos. O projeto contou com investimento de R$ 2 milhões e segue
o modelo do site norte-americano eBay, o maior leilão virtual do
mundo, ao disponibilizar um espaço virtual para a negociação
de produtos, entre pessoas físicas ou empresas.
O preço mínimo do lance
é estipulado pelo vendedor ou fica reservado. Há três
formas de comercializar os produtos: venda simples (de uma só unidade)
e por atacado, ou a venda rápida (exclusividade Gibraltar). Na venda
simples ou por atacado, é fixado um preço mínimo e
um tempo para a disputa pelo produto, onde ganha quem der o lance maior.
Já a venda rápida é indicada para as empresas que
desejam vender, independentemente da quantidade de produtos, por um preço
fixo e sem necessidade de esperar o término do prazo de disputa,
pois os primeiros compradores que fizerem a oferta levam os produtos.
Mercado – Antes de se lançar
no mercado, o grupo fez uma pesquisa detalhada do comércio eletrônico
brasileiro e internacional e constatou que o e-commerce é
o segmento da Internet que mais cresce no Brasil e no mundo. As previsões
mais recentes apontam para uma movimentação mundial de mais
de US$ 1 trilhão, nos próximos cinco anos. O número
de usuários também cresce a taxas incríveis, atingindo
mais de 70 milhões nos Estados Unidos e no Brasil triplicou, passando
de 1 milhão em 1997 para 3 milhões em 1998.
Atualmente, estima-se que cerca de
8 milhões de brasileiros tenham acesso à Internet, colocando
o país em terceiro lugar no ranking da América (atrás
dos Estados Unidos e Canadá). Mais de 70% destes usuários
estão concentrados no eixo São Paulo/Rio de Janeiro e se
conectam pelo menos uma vez por dia, 50% para navegar e 35% para passar
e-mail.
A operacionalização
das transações segue o modelo do eBay,
o maior leilão virtual do mundo, que hoje tem mais de 3 milhões
de produtos à venda em seu site e 5,5 milhões de clientes
cadastrados. Em 1998, o eBay faturou US$ 47,3 milhões, obtendo lucro
de US$ 2,4 milhões. Esse resultado foi alcançado com a realização
de pouco mais de 33 milhões de leilões, que movimentaram
US$ 745 milhões, com produtos colocados à venda por 2,2 milhões
de usuários.
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É
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Muito
além dos shopping-centers
Um
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