Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9911cpr5.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 16/11/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:24:39
ECONOMIA
Muito além dos shopping-centers

O que são os megaportais que estão surgindo na Internet (como o Terra), senão uma versão sofisticada e interativa das páginas amarelas das listas telefônicas, ou dos shopping-centers? Nos dois casos, a idéia é facilitar a você a localização de alguma coisa, ou apresentar algumas opções que solucionem seu problema (quer uma pizza? Escolha entre as pizzarias X, Y ou Z. A pizzaria A não foi citada? Azar dela, não será lembrada por você, e provavelmente perderá essa venda. Para ser citada, ela tem de pagar, eis o lucro de quem agrega valor lhe apresentando as opções de pizzarias...). 

Para você, é uma vantagem agregada: você não vai mais folhear a lista telefônica toda, tentando achar uma pizzaria, se pode ir direto a um lugar onde há uma série de opções. É o mesmo conceito dos shopping-centers tradicionais e que agora também aparecem na forma virtual.

Foi o que a Webmotors, por exemplo, fez com o comércio de carros novos e usados. Em vez de você visitar revendedora por revendedora, apenas informa que carro quer comprar, ano, cor, modelo, e o site se encarrega de localizar uma série de ofertas para você, colocando-o em contato direto com os revendedores. A empresa nada cobra a mais de você por isso, sua comissão é paga pelos revendedores, com parte da economia que fazem em não precisar procurar clientes através de anúncios e promoções.

Pagando a você – E, como o tempo do leitor é precioso, já estão surgindo empresas que pagam para você ver anúncios, ou receber e-mails com publicidade. Bom exemplo é o serviço BonusMail da MyPoints (ex-Intellipost). O melhor caso desse tipo inovador de marketing é o The Hunger Site, em que um grupo de empresas faz uma doação em nome do internauta que clicar num botão existente na página. 

O único trabalho do internauta é dar esse clique, de preferência uma vez por dia, ajudando assim a reduzir o problema da fome no mundo. As empresas doadoras dos alimentos serão listadas então, com um agradecimento pelo apoio do internauta. A propósito, a organização não governamental Oikos faz o mesmo desde o dia 12/11/1999, com apoio do governo português, inicialmente em favor do Timor Leste. 

Pronto, você viu suas marcas, e como elas estão ajudando a melhorar o mundo. Talvez, na sua próxima compra, ao ter de decidir entre diversas marcas, você recorde daquelas doadoras...

Veja mais:
Preço? O que é isso?
Quando o tempo decide a cotação
Quando o principal produto passa a ser dado
Até o empréstimo é leiloado
É o começo de outra revolução na economia
Um robô vai negociar por você
Gibraltar traz ao Brasil o modelo dos leilões eBay