ECONOMIA
Muito além dos shopping-centers
O que
são os megaportais que estão surgindo na Internet (como o
Terra), senão uma versão
sofisticada e interativa das páginas amarelas das listas telefônicas,
ou dos shopping-centers? Nos dois casos, a idéia é
facilitar a você a localização de alguma coisa, ou
apresentar algumas opções que solucionem seu problema (quer
uma pizza? Escolha entre as pizzarias X, Y ou Z. A pizzaria A não
foi citada? Azar dela, não será lembrada por você,
e provavelmente perderá essa venda. Para ser citada, ela tem de
pagar, eis o lucro de quem agrega valor lhe apresentando as opções
de pizzarias...).
Para você, é uma vantagem
agregada: você não vai mais folhear a lista telefônica
toda, tentando achar uma pizzaria, se pode ir direto a um lugar onde há
uma série de opções. É o mesmo conceito dos
shopping-centers tradicionais e que agora também aparecem
na forma virtual.
Foi o que a Webmotors,
por exemplo, fez com o comércio de carros novos e usados. Em vez
de você visitar revendedora por revendedora, apenas informa que carro
quer comprar, ano, cor, modelo, e o site se encarrega de localizar uma
série de ofertas para você, colocando-o em contato direto
com os revendedores. A empresa nada cobra a mais de você por isso,
sua comissão é paga pelos revendedores, com parte da economia
que fazem em não precisar procurar clientes através de anúncios
e promoções.
Pagando a você – E,
como o tempo do leitor é precioso, já estão surgindo
empresas que pagam para você ver anúncios, ou receber e-mails
com publicidade. Bom exemplo é o serviço BonusMail da MyPoints
(ex-Intellipost). O melhor caso desse tipo inovador de marketing é
o The Hunger Site, em que um
grupo de empresas faz uma doação em nome do internauta que
clicar num botão existente na página.
O único trabalho do internauta
é dar esse clique, de preferência uma vez por dia, ajudando
assim a reduzir o problema da fome no mundo. As empresas doadoras dos alimentos
serão listadas então, com um agradecimento pelo apoio do
internauta. A propósito, a organização não
governamental Oikos faz
o mesmo desde o dia 12/11/1999, com apoio do governo português, inicialmente
em favor do Timor Leste.
Pronto, você viu suas marcas,
e como elas estão ajudando a melhorar o mundo. Talvez, na sua próxima
compra, ao ter de decidir entre diversas marcas, você recorde daquelas
doadoras...
Veja mais:
Preço?
O que é isso?
Quando
o tempo decide a cotação
Quando
o principal produto passa a ser dado
Até
o empréstimo é leiloado
É
o começo de outra revolução na economia
Um
robô vai negociar por você
Gibraltar
traz ao Brasil o modelo dos leilões eBay |