Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0121z30.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/18/11 22:39:14
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BIBLIOTECA - TEATROS
Memórias do Teatro de Santos (30)


Clique na imagem para voltar ao índice da obraComo em muitas outras cidades brasileiras, a memória do teatro santista raramente é registrada de modo ordenado que permita acompanhar sua história e evolução, bem como avaliar a importância dos artistas no contexto nacional, rememorando as grandes atuações, as principais montagens etc.

Uma tentativa neste sentido foi feita na década de 1990 pela crítica teatral santista Carmelinda Guimarães, que compilou depoimentos escritos e orais, documentos e outros registros, nas Memórias do Teatro de Santos - livro publicado pela Prefeitura de Santos em 1996, com produção de Marcelo Di Renzo, capa de Mônica Mathias, foto digitalizada por Roberto Konda. A impressão foi da Prodesan Gráfica.

Esta primeira edição digital em Novo Milênio foi autorizada pela autora, Carmelinda Guimarães, em 6 de janeiro de 2011. O exemplar aqui utilizado foi cedido pelo ator santista Osvaldo de Araujo:

Leva para a página anterior

Memórias do Teatro de Santos

Carmelinda Guimarães

Leva para a página seguinte da série

Teatro do Sesc

O Teatro do Sesc, inaugurado em 1986, 22 de novembro, vai ocupar uma importante área da cidade. Localizado na Ponta da Praia, parte de um conjunto cultural e desportivo de 34.251 m², num terreno de 20.000 m².

Obra dos arquitetos Marc Rubin e Alberto Botti, engenharia de Mário Franco (estrutura), Milton Golombeck (fundação), e Igor Sresnewsky (acústica) e cenotécnica de Marco Flacksman.

Conta com a capacidade de 785 lugares, palco italiano com 513 m² de área, conversível para teatro de arena. Mesa de iluminação computadorizada ADB-Belga, ciclorama e modernos recursos cênicos. Possui 7 camarins.

O conjunto tem ainda outros espaços que podem ser adaptados para teatro. Três auditórios, já utilizados para representações de espetáculos de câmera, e um Ginásio de Esportes. Além de galeria de arte, cafés, restaurante, estacionamento para carros e áreas de lazer.

Tem sido ocupado principalmente pelo teatro profissional, apresentando grandes companhias brasileiras, mas já abriu espaço para produções da cidade.

Desde 1994, Waldirez Bruno (atriz que trabalhou com o diretor argentino Victor Garcia) desenvolve um trabalho de pesquisa sobre o espaço de Arena, realizando eventos com apresentação de espetáculos santistas e convidados de fora. Em 1994 encenou O Grande Cerimonial de Arrabal, em 1995 um ciclo de palestras e espetáculos sobre o Espaço Arena e em 1996 o Teatro Íntimo, sempre no mês de agosto.

O teatro do Sesc realiza também anualmente um importante Festival de Dança, abrindo espaço e perspectivas para o desenvolvimento da dança na cidade.

As condições modernas do teatro também abriram campo para o desenvolvimento de empresas de produção como a Retorno Comunicações e de outros empresários que passaram a realizar um trabalho de produção bem estruturado, garantindo a presença regular de teatro profissional de qualidade.

Por ser considerado como um dos melhores teatros do Brasil, colocou Santos dentro do círculo de temporada das grandes produções. Hoje são poucas as peças de êxito no eixo Rio-São Paulo que não chegam a Santos.

Procurando Firme, direção de Neyde Veneziano, com Gisele Menzen, Pinduca, Valentina Resende, Renata Zantta, Beto Carlos

Foto publicada com o texto