HISTÓRIAS E LENDAS DE
SANTOS - PIRATAS
Um ataque dos piratas na noite de Natal - III
Quando o corsário Thomas Cavendish esteve em Santos, em 1588/90/91 (*)
Francisco Martins dos Santos (*)
Seguia Santos o seu curso normal de vida, e já agora com uma Fortaleza levantada
na "ponta de Estevam da Costa", quando três barcos piratas da frota do almirante Thomas Cavendish surgiram no porto de Santos. Eram o Roebuck, do
Capitão Cocke, o Desire, do Capitão John Davies, e o Black Pinese, do Capitão Stafford.
Cavendish corria o oceano procurando adquirir por meio de pilhagem o que havia perdido em seu país, em largas
dissipações, e assim chegara à costa vicentina. Ele mesmo ficara de atalaia nas proximidades de São Sebastião, com os outros dois navios: o Leicester,
do Capitão Southwell, e o Daintie, do Capitão Barker, aguardando as previsões que Cocke devia conseguir em sua descida sobre Santos e São
Vicente.
Ninguém notou - O porto de Santos já era então mais opulento do que a capital e o Capitão Cocke,
valendo-se da noite escura e tormentosa de 24 de dezembro de 1590, investiu a Barra e passou despercebido ante a Fortaleza de Santo Amaro, levantada
pelos espanhóis, em 1584, fundeando em frente da Vila na manhã do dia 25. Ali mandou Cocke uma intimação ao pequeno Forte da
Praça de Nossa Senhora do Monte Serrate, existente junto à enseada de Enguaguaçu. Que se rendesse ou seria destruído imediatamente pelos canhões da
armada, já assestados.
Como havia alguns anos que a paz da Vila não era perturbada por assessores (SIC - agressores?) de mar afora, e
uma grande Fortaleza agora defendia a estreita passagem do porto, desprevenidos e descuidados estavam os homens do pequeno Forte, tanto quanto os
moradores de toda a vila, e, assim, nenhuma resistência foi feita aos poderosos corsários, reconhecidamente numerosos e bem armados.
Ao inútil aparato bélico apresentado contra uma população entregue ao exercício de sua devoção na matriz do
Colégio, por ser hora da missa e ser dia de Natal, seguiu-se a invasão da vila pela gente desembarcada, brutal e esfomeada, e retirada da igreja, por
ordem de Cocke, a parte do povo que ali se achava.
Ao invés, porém, de se proverem do acessório para abastecimento dos navios do chefe corsário, os homens de
Cavendish se entregaram ao saque, ao deboche, às depredações e à orgia, provocando a fuga de quase todos os moradores, com suas mulheres e filhas, para
os sítios mais próximos, para refúgios já construídos prevendo tais invasões, e até para as matas vizinhas, onde ficassem a salvo da sanha corsária.
Forte da Vila ou de Nossa Senhora do Monte Serrate, em foto de
Militão Augusto de Azevedo
(albúmen com 11,0 x 16,6 cm. Acervo Museu Paulista)
Imagem reproduzida no livro Santos e seus Arrabaldes - Álbum de Militão Augusto de Azevedo,
de Gino Caldatto Barbosa (org.), Magma Editora Cultural, São Paulo/SP, 2004
Também publicado em Fortes e Fortificações do Litoral Santista, edição do autor J.
Muniz Jr., 1982.
Resistência - Onde estava a flor da possível resistência da Vila santista àquela hora? Braz Cubas, com os
seus oitenta anos veneráveis, nada mais poderia produzir em sua defesa; e como lhe seria cruel sofrer tais vexames, sem possibilidade de lutar! Onde
andaria seu filho, Pedro Cubas? E o rico Adorno e John Withall, Domingos Pires, e Antônio Rodrigues de Almeida e Paulo de Proença?
Os documentos não falam deles nominalmente, e que poderiam eles fazer, antigos homens de guerra, ante o ultraje
da vila, a vergonha de tantas mulheres e de tantos lares? As hostes do novo Tamerlão ou Átila à solta haviam surgido de repente, sem que pudessem eles e
outros varões fidalgos, da progênie valorosa de um Jorge Martins, de um Jerônimo Dias, de um Rodrigues de Almeida, dos Cubas, dos Proenças, dos Adornos,
dos Ferreiras, dos Pires, dos Pintos e dos Góis, de tantos guerreiros de prol, esboçar um movimento em defesa contra os brutos ingleses.
Sabe-se hoje, por alguns documentos, que João de Abreu e Diogo de Unhate foram dois povoadores que salientíssima
ação tiveram em defesa da terra, não só nesta como na invasão anterior (de Edward Fenton) e em outras de selvagens da costa, sendo que Diogo de Unhate
acabou coxo e cego de um olho, em conseqüência de ferimentos recebidos em combate, tornando-se, ambos, dignos das graças do Rei, como aconteceu.
Dois meses - Sabe-se que os piratas de Cavendish ficaram em Santos durante cerca de dois meses, até fins
de janeiro de 1591, atenuados os males de sua presença por intervenção eficaz daquele mesmo John Withall, genro de José Adorno, dos fatos de Edward
Fenton.
A história não guardou, em suas falhas e lacunas, nem os detalhes sociais daqueles dois meses de martírio
santista, nem os heroísmos daqueles homens, que, refugiados a princípio, surgiram depois, com agregados, indígenas amigos e gente do lado vicentino, em
constantes sortidas e emboscadas contra os piratas instalados na vila, muitos dos quais eles fizeram ficar para sempre naquele chão entregue aos seus
bródios e devassidões.
Só no dia seguinte apresentou-se Cavendish no porto de Santos, com o intuito de arrecadar o saque de que
incumbira ao seu imediato e as previsões que não chegavam. A Fortaleza da entrada estava desguarnecida e assim ele entrou como em sua casa, e só
encontrou uma colônia despovoada e exausta, desprovida já de tudo aquilo que ele exatamente mandara buscar, antes de mais nada. Cavendish só viu
estragos e desmandos, depredações, ruínas.
Dizem os relatos que apareceram então ao chefe flibusteiro alguns indígenas da vizinhança, oferecendo-lhe
aliança e coadjuvação para que ele tomasse conta da terra com o extermínio total dos portugueses, de quem haviam eles graves ofensas, já porque os
tinham em escravidão, já porque lhes impunham excessivos trabalhos sob brutal tratamento e outras coisas mais de que os acusavam, traduzindo em seu
gesto apenas a sua revolta.
Essa oferta, porém, foi recusada por Cavendish, cujo intento não era tomar as terras, conservá-las e
defendê-las, e sim apresar navios do corso a que se havia entregue, roubando-os e queimando-os em seguida, como até ali fizeram.
Estratagemas - Cavendish, à força de embustes, ainda pretendeu fazer regressar à vila o povo que fugira
para os sítios da redondeza, invocando até falsamente o nome de um rei, que, dizia ele, havia assumido o trono português, restaurando-o do poder da
Espanha.
Mas, os acontecimentos de Fenton ainda estavam bem latentes no espírito da população, e, como não surtissem
efeito as suas artimanhas, desenganado deste e de outros estratagemas praticados no decurso de duas ou três semanas, resolveu retirar-se de Santos com
seus piratas e seus navios, anda mais desprovidos, por assim dizer, do que para ali viera, iniciando então algumas represálias contra a vila que tão
inútil lhe fora, atingindo nisso também a Vila de São Vicente, termo de seus desmandos.
Foi nessa ocasião que muitos livros e documentos da primeira época santista e vicentina desapareceram, como já
havia acontecido em 1534/1535 em São Vicente, citando-se, entre outros, o Livro do Tombo, onde tantas e tão preciosas cartas e escrituras se
alinhavam para a posteridade, alguns devorados pelo fogo e outros dispersos pelas águas do porto e pelos matos vizinhos.
A própria imagem de Santa Catarina, que se venerava na pequena ermida que Luiz de Góis e sua mulher haviam
construído junto ao outeiro de mesmo nome em 1540, foi arrancada do altar da capela e arremessada à baía de Enguaguaçu, onde permaneceria durante
noventa anos, até que os pescadores santistas a colhessem numa rede pelas proximidades de 1680.
Santos, no século XVIII
Imagem: tela de Benedito Calixto
Ida e volta - Desta forma, incendiadas em partes e depredadas as duas vilas - Santos e São Vicente -,
partiu Cavendish, desenganado e furioso, mar a fora, na continuação das suas carreiras marítimas, que muito depressa lhe seriam fatais.
No ano seguinte, após uma ausência de nove meses, o grande cordsário e almirante da Inglaterra, já abandonado
pelos companheiros, sem o concurso de valorosos capitães corsários, descendo do Estreito de Magalhães, onde encontrara uma esquadra espanhola, voltou à
barra de Santos, e, pairando ao largo, a três léguas da Vila, mandou apressadamente a terra vinte e cinco homens, ao mando dos capitães Stafford,
Southwell e Barker, com ordens de, a todo transe, tomarem víveres de que tinha extrema necessidade para socorro de sua tripulação esfomeada e quase toda
enferma.
Desta vez, entretanto, a postos os homens válidos de Santos, foi sua gente afrontada pela de terra, emboscada
nos matos e auxiliada por indígenas agregados, e, do reencontro que houve, apenas escaparam vivos dois dos corsários, que foram levados ao recinto da
vila, presos e como troféus da esplêndida vitória, acompanhando as cabeças dos companheiros mortos, fincadas em espeques apanhados no mato, levantados
como estandartes, à frente do estranho cortejo.
O fim - Com este resultado desenganou-se definitivamente Cavendish de prosseguir em novas tentativas
sobre as colônias de São Vicente, mas não o suficiente para renunciar, de uma vez, àquela vida de pirata, já em seus últimos lampejos, porque,
fazendo-se ao mar, navegou para a costa do Espírito Santo, pondo em saque toda a costa intermediária, onde, ao que sabemos, acabou por sofrer
irremediável derrota, causada por índios e portugueses conjugados, a que não pôde sobreviver; morreria na sua volta à Inglaterra, terminando assim, por
força do castigo recebido, de privações e até de fome e falta de medicamentos, uma existência tão perniciosa à Nova Lusitânia e à navegação do Atlântico
meridional naqueles primeiros tempos da colonização.
Um detalhe ainda. Ao abandonar o Espírito Santo, derrotado, abatido, Cavendish rumou para São Sebastião, lá
deixando, na ilha, todos os enfermos e feridos da Armada, alguns dos quais já nem podiam andar. Entre esses enfermos estava Antonio Knivet, o
marinheiro, que, restabelecendo-se ali, ainda realizou aventuras pelos sertões, acabando por deixar uma pequena história da sua própria vida, das
vicissitudes que sofrera, das peripécias que passara, em terra e no mar, em companhia de Cavendish, conservando, para a posteridade, o melhor da
intimidade do grande corsário.
(*) Extraído do capítulo As invasões estrangeiras/A invasão de Cavendish,
conforme a edição de 1986 da obra de Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti (História de
Santos/Poliantéia Santista, Santos/SP, primeiro volume).
1588, 1590 ou 1591? - Apesar do texto de
J. Muniz Jr. considerar a data da invasão de Cavendish como 25/12/1588, dois outros historiadores apresentam datas diferentes. Francisco Martins dos
Santos, em sua História de Santos, cita o ataque como em 24/12/1590. A
versão de Francisco Martins dos Santos é a reproduzida nesta página.
Na reedição da obra em 1986, junto com a
Poliantéia Santista de Fernando Martins Lichti, a citação está na página 138 do primeiro volume. Curiosamente, nas notas apostas ao capítulo, na
página 141, é citado Gustavo Barroso, em artigo jornalístico intitulado Natal de Sangue de Thomas Cavendish,
descrevendo os mesmos fatos mas com data de 25/12/1591. A contradição das datas não foi percebida naquela obra.
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