Com a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, ramal Santos a Juquiá, com os trilhos saindo da estação Ana
Costa e passando por São Vicente em direção ao litoral Sul, foi necessário abrir um túnel ferroviário no morro do José Menino.
Nesta imagem, tomada da encosta do morro por volta de 1950, um trem de passageiros procedente da estação Ana Costa, puxado por uma locomotiva a vapor, está prestes a ingressar no túnel. Um campo de futebol, à direita, marca o
terreno do Clube dos Ingleses, tendo mais acima, na foto, o arvoredo do Orquidário e instalações da estação elevatória de esgotos. Entre os trilhos e o campo de futebol,
vê-se um canal e uma caixa de areia, para escoamento de águas pluviais, junto ao local onde em fins de 1958 seria erigida a gruta de Nossa Senhora de Lourdes:
Foto: coleção Alberto Henrique del Bianco, publicada no site E.F.Brasil
O túnel, em foto de 21/12/2002:
Foto: coleção Antonio Augusto Gorni, de São Vicente/SP, publicada no site E.F.Brasil
O local, visto em maio de 2007:
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 20 de maio de 2007
|
Em dezembro de 2013, o local já se apresentava sem o traçado da ferrovia, com o túnel semiobstruído (à espera das obras do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT) e com a ligação feita entre as ruas Santa
Catarina e Dr. Gaspar Ricardo
Imagem: Google Maps/Street View, dezembro de 2013 (acesso: 31/8/2014)
Em abril de 2011, ainda era possível observar o leito ferroviário passando ao lado da gruta e do canal, aqui observados desde a confluência da Praça Washington com a Rua Santa Catarina
Imagem: Google Maps/Street View, abril de 2011 (acesso: 31/8/2014) |