Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svf019.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/24/07 22:55:13
Clique na imagem para voltar à página principal
SÃO VICENTE DE ANTIGAMENTE
Trem cruza São Vicente, cerca de 1950
Um trem de cargas da Estrada de Ferro Sorocabana cruza a ainda pacata cidade de São Vicente, na metade do século XX:


Foto: acervo de Marcelo Tallamo, de Santos/SP, publicada no site E.F.Brasil

A imagem foi obtida desde o morro do Voturuá, e vê-se ao fundo da baía, não muito claramente, uma linha reta que marca o tabuleiro da Ponte Pênsil. Os primeiros prédios começavam a despontar na paisagem, destacando-se o Edifício Gáudio. Os terrenos junto à ferrovia seriam no final do século XX usados na construção de um hipermercado da rede francesa Carrefour.


Foto reproduzida pelo antigo jornal Cidade de Santos (filme 3606/73) em 1973
no acervo do historiador Waldir Rueda Martins

Essa mesma foto, num cartão postal da época:


Imagem circulando via Internet, enviada a Novo Milênio por Marco Antonio Carlo, em 25/8/2009

Outro postal, também da Foto Benassi (F.B.), com essa imagem:


Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda Martins

O trem, num pormenor dessa imagem:


Imagem: detalhe da foto acima

O ponto de maior proximidade entre a ferrovia e o mar, na praia do Itararé, perto da divisa com o município de Santos, é mostrado nesta imagem, da mesma época da foto acima. O trem de passageiros, puxado por uma locomotiva a vapor, faz uma curva junto ao morro, vendo-se ainda um bonde e um carro circulando pela avenida existente entre o terreno da ferrovia e a praia:


Foto: Alberto Henrique del Bianco/Antonio Carlos Belviso, de Indaiatuba/SP, no site E.F.Brasil

Uma foto mais recente: em 29/5/1965, o trem Ouro Branco, da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), numa passagem entre as estações de Samaritá e Paraitinga. Embora fosse auto-propelido, podendo usar energia elétrica, as subestações elétricas ainda estavam sendo construídas e, além disso, ele não teria energia para vencer o desnível de 800 metros entre o nível do mar e o alto da serra, razão pela qual ele estava sendo empurrado por uma locomotiva diesel-elétrica:


Foto: Alberto Henrique del Bianco/Antonio Carlos Belviso, de Indaiatuba/SP, no site E.F.Brasil

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais