Um trem de cargas da Estrada
de Ferro Sorocabana cruza a ainda pacata cidade de São Vicente, na metade do século XX:
Foto: acervo de Marcelo Tallamo, de Santos/SP, publicada no site
E.F.Brasil
A imagem foi obtida desde o morro do Voturuá, e vê-se ao fundo da baía, não muito claramente,
uma linha reta que marca o tabuleiro da Ponte Pênsil. Os primeiros prédios começavam a despontar na paisagem, destacando-se
o Edifício Gáudio. Os terrenos junto à ferrovia seriam no final do século XX usados na construção de um hipermercado da rede francesa Carrefour.
Foto reproduzida pelo antigo jornal Cidade de Santos (filme 3606/73) em 1973
no acervo do historiador Waldir Rueda Martins
Essa mesma foto, num cartão postal da época:
Imagem circulando via Internet, enviada a Novo Milênio por
Marco Antonio Carlo, em 25/8/2009
Outro postal, também da Foto Benassi (F.B.), com essa imagem:
Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda Martins
O trem, num pormenor dessa imagem:
Imagem: detalhe da foto acima
O ponto de maior proximidade entre a ferrovia e o mar, na praia do Itararé, perto da
divisa com o município de Santos, é mostrado nesta imagem, da mesma época da foto acima. O trem de passageiros, puxado por uma locomotiva a vapor,
faz uma curva junto ao morro, vendo-se ainda um bonde e um carro circulando pela avenida existente entre o terreno da ferrovia e a praia:
Foto: Alberto Henrique del Bianco/Antonio Carlos Belviso, de Indaiatuba/SP, no site
E.F.Brasil
Uma foto mais recente: em 29/5/1965, o trem Ouro Branco, da Estrada de Ferro
Sorocabana (EFS), numa passagem entre as estações de Samaritá e Paraitinga. Embora fosse auto-propelido, podendo usar energia elétrica, as
subestações elétricas ainda estavam sendo construídas e, além disso, ele não teria energia para vencer o desnível de 800 metros entre o nível do mar
e o alto da serra, razão pela qual ele estava sendo empurrado por uma locomotiva diesel-elétrica:
Foto: Alberto Henrique del Bianco/Antonio Carlos Belviso, de Indaiatuba/SP, no site
E.F.Brasil
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