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SANTOS DE ANTIGAMENTE
O porto do café (I-a)
É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.

Mesmo em instalações rudimentares, antes do surgimento do porto organizado em 1892, o café já era embarcado em Santos, como se vê nesta rara foto de Marc Ferrez em 1880:


Foto: Wikipedia Commons, reproduzida do livro O Brasil na fotografia oitocentista, de Pedro Karp Vasquez, editado por Metalivros, em São Paulo/SP, 2003

Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até seis sacas (320 kg) de uma só vez, como nesta foto famosa:

Outra foto dos carregadores de café virou cartão postal:

Neste raro cartão postal, de 1906, editado por M. Pontes & Cia. para sua loja Bazar de Paris, estivadores com sacas de 60 kg de café cada uma. Possivelmente era um dos concursos de força que os trabalhadores organizavam entre si na época, e que tornaram famosa a estiva santista e especialmente o estivador conhecido como Jacintho, o "Sansão do Cais Santista", que erguia 5 sacas, totalizando 305 quilos:


Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem na rede social FaceBook

Este cartão postal mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. Vê-se as pessoas nas suas residências, sobre os armazéns, com sacadas com proteção de ferro trabalhado. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título "Chargement du café" (Carregamento do Café):


Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem

Até a primeira década do século XX, o café chegava ao porto em carroças, procedente das fazendas, geralmente sendo levado pelos carregadores diretamente aos navios:

A mesma foto-postal de José Marques Pereira, em detalhe:

No início do século XX, o cais santista, já com acostamento em amurada, tinha ainda a operação de carga integralmente manual, e continuava o uso de carroças para o transporte urbano, que só seria abolido em 1908:


Imagem: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa

Em 1902, o fotógrafo José Marques Pereira registrava:


O vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café,
maior carregamento saído do Brasil. Agentes Theodor Wille & Cia.
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902

(acervo do historiador Waldir Rueda)

 


Embarque de café, nas Docas
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902

(acervo do historiador Waldir Rueda)

 


Docas - carregadores de café
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902

(acervo do historiador Waldir Rueda)

Imagens não identificadas nesta página: arquivo de Novo Milênio e Museu do Porto de Santos

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