Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0362d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/29/10 20:16:39
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTIVA x FRANCO
Navio de Jorge Amado viaja no tempo (4)

Recusa dos estivadores santistas de embarcar café para o ditador espanhol Franco ocorreu em 1946, mas o escritor deslocou a história para 1938
Leva para a página anterior
No livro Agonia da Noite, segundo volume da trilogia Os subterrâneos da liberdade, que teve sua primeira edição em maio de 1954, o escritor baiano Jorge Amado descreve a seu modo (transferindo o episódio para o início de 1938) a história de como os estivadores santistas se recusaram a carregar um navio com café oferecido pelo governo de Getúlio Vargas à Espanha (então dominada pelo ditador Francisco Franco Bahamonde).

A greve, no entanto, ocorreu em 1946, na gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra, e a embarcação não era nazista (eram dois navios franquistas). Devido a essas mudanças, tal história chegou a virar lenda, até santistas duvidam de sua veracidade. E o assunto foi também noticiado no exterior, embora indiretamente, como registrou o (então censurado) jornal espanhol La Vanguardia Española, em 17 de abril de 1946 (página 4), que assim registrou, depois de silenciar sobre a greve em Santos (transcrições traduzidas, nesta página):

Imagem: reprodução parcial da 1ª página da edição de 17/4/1946 de La Vanguardia Española

 


Imagem: reprodução parcial da página 4 da edição de 17/4/1946 de La Vanguardia Española

Os trabalhadores portuários de Santos concordam em carregar navios espanhóis

Santos (Brasil), 16 - As negociações entre o Ministério do Trabalho e as autoridades locais deram por resultado um acordo em relação com a carga dos navios espanhóis neste porto. Os trabalhadores portuários começaram o embarque no Mar Caribe, ainda que com protestos. O navio irá a Barcelona com um carregamento de 4.800 toneladas de algodão para Espanha. - EFE. (N.E.: EFE é a sigla da agência noticiosa oficial espanhola, criada em 1939. Seu nome é a verbalização da letra "F", por ser a empresa resultante da fusão das agências noticiosas espanholas Fabra, Faro e Febus).

Ainda o La Vanguardia Española, em 1º de março de 1946 (página 8, terceira coluna):


Imagem: reprodução parcial da página 8 da edição de 1/3/1946 de La Vanguardia Española

A CONJURAÇÃO INTERNACIONAL CONTRA ESPANHA

Seus fins anti-cristãos, turvos meios e promotores, postos a descoberto

Brilhante e documentado argumento do ilustre escritor norte-americano dr. William Thomas Walsh - A Assembléia brasileira rechaça uma proposição de protesto contra Franco

Em The Tablet

Nova York, 26 - O ilustre escritor norte-americano doutor William Thomas Walsh, autor de livros como "Teresa de Avila e outros de fama mundial, publicou no semanário The Tablet, desta cidade, um extenso artigo onde interpreta a conjuntura internacional vermelha contra Espanha e seu governo, e propõe ante a consciência cristã dos Estados Unidos a luta de vida e morte que deverá afrontar o catolicismo mundial se os vermelhos e comunistas consigam destruir o regime de Franco.

[...]

O Brasil não protestará contra Franco

Nova York, 28 - Poucos jornais norte-americanos deram colhida ao telegrama da Associated Press, de Rio de Janeiro, informando que a Assembléia Constituinte rechaçou por 78 votos contra 58 uma proposta pedindo que o Governo do Brasil proteste contra Franco pelas recentes execuções. - EFE.

Na edição de 24 de março de 1946 (página 8), La Vanguardia Española divulgava:


Imagem: reprodução parcial da página 8 da edição de 24/3/1946 de La Vanguardia Española

Precária situação legal dos comunistas brasileiros

Rio de Janeiro, 23 - A existência legal do Partido Comunista brasileiro se encontra seriamente ameaçada, devido a uma petição apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral pelo procurador do Tribunal de Segurança Nacional, Simala Vergolino, em razão das recentes declarações do chefe do Partido Comunista do Brasil, Prestes, no sentido de que o citado partido apoiaria a Rússia caso o Brasil entre em guerra contra a União Soviética. Estas declarações deram motivo à opinião pública para considerar o Partido Comunista brasileiro como traidor da Pátria - EFE.

O mesmo jornal barcelonês registrava, em 9 de abril de 1946 (página 9):


Imagem: reprodução parcial da página 9 da edição de 9/4/1946 de La Vanguardia Española

Uma nova intentona anti-espanhola, condenada ao fracasso

Dois grandes jornais norte-americanos dizem que o ataque polonês está inspirado por Rússia

Nova York, 8 - O tema de Espanha salta outra vez ao primeiro plano de atualidade com o anúncio de que Polônia proporá ante o Conselho de Segurança a questão de Espanha, convidando todas as nações membros da organização a romper suas relações diplomáticas e comerciais com Espanha, por constituir um perigo para a paz mundial.

The New York Times disse que ao mesmo tempo que apresenta o caso de Espanha, Polônia pedirá a evacuação de Islândia pelas tropas norte-americanas e salienta que "França secundará seguramente a atitude dos representantes de Varsóvia".

O New York Herald Tribune apresenta a mesma informação sob o título de "Polônia pedirá que se rompa com Franco, porque diz que este regime é um perigo para a paz internacional". Salienta que a atitude de Polônia causou surpresa e em realidade desagrado entre os representantes dos governos de Londres e Washington, que convenceram a França para que não propusesse a questão de Espanha no Conselho de Segurança e cedesse para que fosse estudada na próxima reunião que celebrarão em Paris os ministros de Assuntos Exteriores das grandes potências aliadas.

Ambos os periódicos põem em relevo que a ação da Polônia é inoportuna e só servirá para fortalecer mais interiormente o regime de Franco, já que o ataque polaco tem todas as características de uma manobra comunista inspirada por Rússia. Entretanto, ditos jornais reconhecem que a proposição polaca terá grande apoio no Conselho de Segurança frente aos argumentos que os Estados Unidos e a Inglaterra esgrimem.

O porta-voz norte-americano nesta discussão será o próprio secretário de Estado norte-americano, Byrnes, como ocorreu no assunto persa. Rússia, México e França apoiarão a Polônia em sua proposta contra Espanha, ignorando-se que atitude adotará o Brasil, cujo delegado pediu domingo instruções a seu governo. - EFE

[...]

Ainda o La Vanguardia Española, em 1º de junho de 1946 (página 6, quinta coluna):


Imagem: reprodução parcial da página 6 da edição de 1/6/1946 de La Vanguardia Española

Decepção dos meios comunistas norte-americanos

Nova York, 31 - O diário comunista P. M. publica hoje um artigo onde afirma que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não fará nada contra o Regime de Franco. No seio do comitê investigador - diz - Brasil e China se mostram hostis a qualquer ação; Austrália crê que o assunto era mis da incumbência da Assembléia Geral,e, por outra parte, os representantes decididos adversários do atual governo espanhol não provaram nada novo ou decisivo. Ausente do sub-comitê o embaixador francês, Henri Bonnet, seu substituto, De La Tournelle, não mostrou a mesma agressividade contra o Regime de Franco, e inclusive o memorando que Paris enviou era bastante negativo, acrescenta o P. M.

Leva para a página seguinte