Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300a2nb001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/10 15:10:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM 1587 - BIBLIOTECA NM
1587 - Notícia do Brasil

Clique na imagem para voltar ao índice desta obraEscrita em 1587 pelo colono Gabriel Soares de Souza, essa obra chegou ao eminente historiador Francisco Adolpho de Varnhagen por cópias que confrontou em 1851, para tentar restabelecer o texto original desaparecido, como cita na introdução de seus estudos e comentários. Em 1974, foi editada com o mesmo nome original, Notícia do Brasil, com extensas notas de importantes pesquisadores. Mais recentemente, o site Domínio Público apresentou uma versão da obra, com algumas falhas de digitalização e reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

Por isso, Novo Milênio fez um cotejo daquela versão digital com a de 1974 e com o exemplar cedido em maio de 2010 para digitalização, pela Biblioteca Pública Alberto Sousa, de Santos, através da bibliotecária Bettina Maura Nogueira de Sá. Este exemplar corresponde à terceira edição (Companhia Editora Nacional, 1938, volume 117 da série 5ª da Brasiliana - Biblioteca Pedagógica Brasileira), com os comentários de Varnhagen. Foi feita ainda alguma atualização ortográfica:

Leva para a página anterior

Tratado descritivo do Brasil em 1587

Leva para a página seguinte da série


Folha-de-rosto da obra, na edição de 1938 da Biblioteca Pública Alberto Sousa

Fontes desta versão digital

Em 1º de março de 1587, o colono Gabriel Soares de Souza, depois de viver 17 anos no Brasil, escreveu a Notícia do Brasil, que ofertou, na capital espanhola, a Cristóvão de Moura:

"Obrigado de minha curiosidade fiz, por espaço de 17 anos que residi no Estado do Brasil, muitas lembranças por escrito do que me pareceu digno de notar, as quais tirei a limpo nesta corte em este caderno, enquanto a dilação de meus requerimentos me deu para isso lugar; ao que me dispus entendendo convir ao serviço de El-Rei nosso Senhor, e compadecendo-me da pouca notícia que nestes reinos se tem das grandezas e estranhezas desta província, no que anteparei algumas vezes movido do conhecimento de mim mesmo, e entendendo que as obras que se escrevem tem mais valor que o da reputação dos autores delas.

"Como minha tenção não foi escrever história que deleitasse com estilo e boa linguagem, não espero tirar louvor desta escritura e breve relação (em que se contém o que pude alcançar da cosmografia e descrição deste Estado, que a V. S. ofereço (...). Em Madrid, o 1º de Março de 1587 - Gabriel Soares de Sousa".

Essa obra chegou ao eminente historiador F. Adolpho de Varnhagen por cópias que confrontou, para tentar restabelecer o texto original desaparecido, como cita na introdução de seus estudos e comentários, apresentada em carta ao Instituto Histórico do Brasil, datada de 1º de março de 1851, exatos 264 anos depois, e da mesma cidade de Madrid.

A obra é dividida em duas partes: a segunda é um memorial específico da Bahia de Todos os Santos, com destaque especial para a descrição das riquezas naturais (fauna e flora); já a primeira é um roteiro da navegação pelo litoral brasileiro, de Norte a Sul, com notas sobre as peculiaridades regionais. Nos capítulos LVII a LXIV  estão as notas referentes à Capitania de São Vicente.

Em março de 1974, a obra foi editada com o mesmo nome original, Notícia do Brasil, dentro da coleção Brasiliensia Documenta, para comemorar o centenário de nascimento do professor baiano Manuel Augusto Pirajá da Silva, que também havia feito extensa análise do texto.

Mais recentemente, o site Domínio Público apresentou uma versão digital da obra, obtida por digitalização e reconhecimento ótico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), com algumas falhas. O texto segue o português moderno, e inclui os comentários de Varnhagen, mas não as notas biográficas sobre o autor, feitas pelo visconde de Porto Seguro. O arquivo dessa versão, em formato Adobe PDF com 2,07 MB, conforme encontrado em novembro 2010 naquele site, pode ser também obtido clicando-se >>aqui<<.

Esta edição digital foi baseada no cotejo entre a disponível no site Domínio Público e o exemplar cedido em maio de 2010 a Novo Milênio para digitalização, pela Biblioteca Pública Alberto Sousa, de Santos, através da bibliotecária Bettina Maura Nogueira de Sá. Este exemplar corresponde à terceira edição (Companhia Editora Nacional, 1938, volume 117 da série 5ª da Brasiliana - Biblioteca Pedagógica Brasileira), com os comentários de Francisco Adolpho de Varnhagen. Foi feita ainda uma atualização ortográfica.

Igualmente foram cotejadas as partes coincidentes com a obra organizada em Santos, em março de 1974, pelo pesquisador Edgard Cerqueira Falcão, com o mesmo nome original, Notícia do Brasil, sétimo volume da coleção Brasiliensia Documenta, impresso nas oficinas da Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais S.A., na capital paulista. Esta edição destinava-se a comemorar o centenário de nascimento do professor baiano Manuel Augusto Pirajá da Silva, que também havia feito extensa análise (publicada pela primeira vez numa reedição de 1951 da obra de Gabriel Soares). Esta edição de 1974 incluiu também notas de E.C. Falcão, uma revisão pelo professor Frederico G. Edelweiss, e um estudo comparativo feito pelas professoras baianas Antonieta de Aguiar Nunes e Solange Silvany Rodrigues Lima.

Recomenda-se, aos interessados num estudo mais aprofundado, conhecerem a citada edição de 1974, em razão dos complementos ali incluídos, que por si só equivalem a um novo tratado (das 490 páginas da obra, mais de 250 correspondem aos acréscimos).

Carlos Pimentel Mendes

Editor - Novo Milênio