Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0262.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/11/11 12:48:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Museu de Pesca... e sua baleia

Construído sobre as ruínas do antigo Forte Augusto, e inicialmente destinado ao uso como Escola de Aprendizes Marinheiros, o Museu de Pesca é uma das atrações turísticas de Santos. Isso não impediu que ficasse por muitos anos fechado, com parte de seu acervo destruída por cupins e pela umidade dos vazamentos do teto, que também exigiram uma ampla recuperação das instalações, com troca integral do piso - que, mesmo assim, só ocorreu após ampla mobilização popular nos anos finais do século XX.

Uma das principais atrações do museu é um esqueleto completo de baleia, animal encontrado em Peruíbe durante a Segunda Guerra Mundial, e que por isso chegou a ser confundido com um submarino alemão. Também está empalhado e exposto nesse museu um velho conhecido dos santistas, o leão-marinho Macaé, que durante 22 anos viveu no Aquário Municipal. E ainda a foca Krikri, causadora de grande polêmica no curto período em que chegou ao Aquário, foi batizada de Farofeiro pelo prefeito municipal nomeado (em contraposição a uma eleição popular) e morreu de problemas decorrentes da época de sua captura. Em 2011, o lobo-marinho Macaezinho também passou a ser exposto no museu.

Veja:
[01] Museu de Pesca abre as portas e mostra tesouros/História/Acervo
[02] Museu de Pesca
[03] Macaezinho vai para o museu em 2011 (A)
[04] Macaezinho vai para o museu em 2011 (B)
[05] História e cronologia do Museu de Pesca
[06] Macaé foi empalhado em 1996
 

 

Veja mais:

Forte Augusto

Escola de Aprendizes Marinheiros

Krikri, a foca da fofoca

Campanha para salvar o Museu de Pesca


"NO CÉU" - Na recuperação do piso do primeiro andar, durante a reforma de 1998, resolveu-se deixar aberto o trecho sob o esqueleto da baleia, proporcionando uma visão incomum da peça
Foto: Irandy Ribas, publicada no jornal santista A Tribuna em 6/1/2005

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais