Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0192c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/29/07 00:54:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - URUBUQUEÇABA
Um projeto na ilha dos urubus (3)

Ligaria a ilha Urubuqueçaba à praia, formando um novo bairro
Leva para a página anterior
A idéia foi divulgada pela revista Flama, em sua edição (ano XXIII, nº 1 - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda) de janeiro de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria

Um projeto grandioso de embelezamento da Praia do José Menino

Pela perspectiva que ao lado estampamos, poderão os leitores verificar a beleza do empreendimento a realizar. Vê-se a Ilha Urubuqueçaba ligada às praias do José Menino e Itararé, entre as quais se construirão grandes e belos jardins.

Na parte a ser ganha ao mar serão construídos prédios de, no máximo, dez pavimentos, todos isolados, com grandes áreas laterais de, no mínimo, 25 metros, sobre "pilotis", e como que sobre um grande parque, tornando-se certamente um dos conjuntos mais interessantes e, talvez, jamais realizado em qualquer parte.

Nada se esqueceu. E em tudo o que se delineou houve a preocupação superior de embelezar o local, sem qualquer prejuízo das regalias públicas na área onde se levantará o novo bairro, de feição moderna e belo aspecto arquitetônico.

A praia, que é domínio de todos, não será prejudicada em coisa alguma. Pelo contrário, será dotada de maiores atrativos, constituindo isso o ponto principal do projeto na sua maravilhosa grandiosidade.

No Gonzaga

 No José Menino

Imagens publicadas com a matéria

As praias de Santos são gabadas por toda a parte. São dos mais lindas que se conhecem, dotadas pela natureza de beleza incomparável. Da Ponta da Praia ao José Menino percorrem-se vários quilômetros de jardim, a poucos metros do mar, cujas águas verde-esmeraldinas beijam as areias brancas, irisando-se de espuma. E milhares de pessoas são atraídas para esses logradouros encantadores. Num dia de sol as praias enchem-se de forasteiros, que acorrem de todos os pontos, e principalmente da capital do Estado, aos domingos. É que, a par dos benefícios que o mar proporciona, os visitantes sentem, a atraí-los, a magia do ambiente, o deslumbramento do panorama.

Há, porém, não obstante o muito que já se tem feito, algumas falhas que precisam ser sanadas, definitivamente. Não se atingiu, ainda, o grau de perfeição em tudo o que se relaciona com as nossas praias, notadamente no que diz respeito a acomodações. Muita gente deixa de vir para Santos, passar temporadas, devido a essa dificuldade. Em estabelecimentos balneários é muito deficiente, também, a nossa organização. O que possuímos, salvo raras exceções, não corresponde. Está em absoluta discordância com a grandiosidade desse espetáculo soberbo que as praias santistas apresentam.

Ora, para sanar falhas existentes, para cobrir lacunas já injustificáveis, há em andamento um projeto de grande envergadura, notável sob todos os aspectos.

O sr. Joaquim Avelino da Silva, conceituado elemento da sociedade paulista, fazendeiro e capitalista, residente na capital, mas ligado a Santos, também, por muitos e velhos laços, obteve o aforamento da Ilha Urubuqueçaba e seus acrescidos. E, já em 1927, obteve concessão e isenção de impostos, por parte da Câmara Municipal daquela época, para ali realizar obras de vulto. Agora, porém, decidiu aquele cavalheiro levar adiante a sua idéia, mas com uma amplitude que, no seu conjunto, dará um aspecto inteiramente novo à Praia do José Menino.

Será aberta, entre a Ilha Urubuqueçaba e a Praia Itararé, uma ampla avenida de oitenta metros de largura, ajardinada e inteiramente livre de qualquer edificação. Para se ter uma idéia desse empreendimento, bastará dizer que a avenida projetada será três vezes mais larga do que a Avenida Ana Costa. Proceder-se-á, para tal fim, ao aterro necessário, para a devida ligação com a Ilha, que se tornará o ponto máximo de atração.

Nessas obras, de uma desenvoltura formidável, serão despendidos mais de 250 milhões de cruzeiros. E, para realizá-las, todas as particularidades foram devidamente estudadas. O projeto, em suas minúcias, foi submetido à apreciação de competentes engenheiros.

A execução do magnífico plano, que obteve aprovação de quantos já tiveram oportunidade de apreciá-lo, valorizará enormemente toda a área do José Menino, pois constitui o mais vultoso de quantos melhoramentos já se idealizaram na cidade, sendo de frisar-se que o sr. Joaquim Avelino da Silva nada pede em auxílio da sua iniciativa, dispensando mesmo as isenções que obtivera em 1927. O plano de agora é inteiramente novo, de uma concepção idealística superior. Concretizará um velho sonho, e, por assim dizer, a satisfação de um desejo que aquele cavalheiro manteve, latente, certo de realizá-lo, prestando inestimável benefício à cidade.

O projeto do sr. Joaquim Avelino da Silva obteve apelo integral das autoridades federais e municipais, sendo encaminhado ao Departamento das Municipalidades, para o devido estudo.


Imagem publicada com a matéria

A subida ao alto da Ilha será feita por meio de uma estrada de rodagem, que volteará em torno do morro, ou por elevador instalado na parte terminal de uma grande avenida de ligação de 40 metros de largura, entre a Ilha e a Avenida Presidente Wilson.

Cooperando com o sr. Joaquim Avelino da Silva, os foreiros ocupantes de terrenos entre a praia e a Avenida Presidente Wilson, onde se acham, por exemplo, o Hotel Internacional e o Hotel Boa Vista, concordaram, plenamente, em doar à Prefeitura as áreas necessárias à construção de um moderno balneário e de outros melhoramentos indispensáveis.

O que se pretende realizar constitui, inquestionavelmente, o maior plano urbanístico tentado em Santos. Será uma dessas coisas extraordinárias, caracterizando-se pela largueza da concepção e dignas de incondicionais aplausos.

Santos será grandemente beneficiada com a realização do projeto e a praia do José Menino oferecerá ao público atrações de que se ressente na atualidade.

 Leva para a página seguinte da série