Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0134j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/13/05 14:11:06
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MADEIRENSES
Madeirenses em Santos (3-H)

Leva para a página anterior
Quando habitantes da montanhosa ilha da Madeira resolveram migrar para o Brasil, encontraram na região de Santos um dos melhores lugares, a começar pelo nome da ilha, São Vicente, que recordava localidade homônima em seu arquipélago do meio do Atlântico. Além disso, ilustres patrícios já os antecederam, trazendo na bagagem os instrumentos e as técnicas para a usinagem do açúcar e o preparo do vinho, além de atuarem como entreposto no comércio entre Brasil e Portugal.

E, em Santos, as encostas dos morros lembraram também sua montanhosa terra natal. Em terras santistas, a colônia madeirense ficou conhecida por suas festas e pelas bordadeiras, que continuaram em terras brasileiras as técnicas ancestrais que deram fama à sua ilha.

Esse é o tema de um livrete editado em 1992 pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos, com apoio da Comissão Municipal de Folclore e Artesanato, em trabalho escrito por Francisco Ribeiro do Nascimento, com ilustrações de Lauro Freire, capa de Eugênio Lara e fotos do arquivo do Diário Oficial/D.O.Urgente, Casa do Folclore, Assessoria de Comunicação/PMC e Tadeu Nascimento:

BORDADOS DA MADEIRA NOS MORROS DE SANTOS [8]
O autor

Francisco Ribeiro do Nascimento, nascido em 5/9/1927 no povoado de São José do Caracará, às margens do Rio Caracará, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó (Estado do Pará - Região Amazônica). Jornalista. Presidente da Casa do Folclore "Prof. Albino Luiz Caldas". Membro correspondente do Instituto de Estudo de Folclore (Iefolc). Conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). Sócio correspondente da Associação de Defesa do Patrimônio de Sintra (Portugal) e atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Rancho Folclórico Típico Madeirense e da Comissão Municipal de Folclore e Artesanato da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.

Este trabalho foi apresentado no dia 9/9/1989, no "Encontro Sobre Folclore Luso-Brasileiro", em comemoração dos 25 anos da Missão Portuguesa em Colonia - Alemanha -, a convite do Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo da Língua Portuguesa, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e da Sociedade Teuto-Brasileira e patrocínio da (passagem aérea) da Osram do Brasil - Cia de Lâmpadas Elétricas - Osasco/SP; no Encontro Nacional de Arte e Cultura em Registro/SP de 6 a 9 de setembro, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), promoção da Prefeitura Municipal de Registro, no Vale do Ribeira; e no Seminário "Ecologia, Cultura e Turismo no Interior", em dezembro de 1990, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e pelo Instituto de Estudos de Folclore (Iefolc), no campus da Universidade de São Paulo (USP).


Francisco Ribeiro do Nascimento

Notas

(1) Bordadeiras voltam a expor no IPC - Jornal A Tribuna de Santos, 8/7/89, p. 10.

(2) Bordados e Rendas de Portugal - Coleção Educativa - Série Ministério da Educação Nacional - Lisboa - 3ª Ed., p. 31.

(3) Bordados e Rendas de Portugal - Coleção Educativa - Série Ministério da Educação Nacional - Lisboa - 3ª Ed., p. 97 e 98.

(4) Artistas, representantes da Cidade - Jornal A Tribuna, de Santos, 23/9/89, Artes, p. 11.

(5) Um Roteiro Queirosiano de Sintra - Ed. Câmara Municipal de Sintra, abril/1988, Painel I.

Bibliografia

1. Bordadeiras do São Bento fazem mostras regulares - Jornal A Tribuna, de Santos, 6/6/87.

2. Bordados típicos da Ilha da Madeira em exposição no IPC - Jornal A Tribuna, de Santos, 19/7/86.

3. Bordados da Ilha - Jornal Cidade de Santos, de Santos, 1/6/85.

4. Bordadeiras pedem apoio oficial - Jornal Cidade de Santos, de Santos, 19/1/87.

5. MAGALHÃES, M.M. de Calvet, Ministério da Educação Nacional, Lisboa, 1970, 3ª ed.

6. SANTOS, Gisela Ione dos. Relatório Inicial - Casa do Folclore Prof. Albino Luiz Caldas, dez. 1986. Datilogr. inéd.

7. SANTOS, Gisela Ione dos. Relatório do Projeto Geração de Renda e Aperfeiçoamento de Mão-de-Obra - Bordadeiras do Morro de São Bento, Santos - Casa do Folclore Prof. Albino Luiz Caldas, jun/86 e ago/87. Datilogr. inéd.

8. PROMOÇÃO SOCIAL, Secretaria de Estado, São Paulo, D.R.L./2, de Santos. Relatório, síntese do projeto Geração de Renda e Aperfeiçoamento de Mão-de-Obra - set/87, Datilogr. inéd.

9. A TRIBUNA, jornal, de Santos. Técnica e Paciência. São as Bordadeiras. ed 31/5/85.

10. ANDRADE, Wilma Therezinha Fernandes. Mini-Roteiro Santista: a História que se pode ver. Santos, 1978. Datilogr. inéd.

11. BARROS, Oswaldo. Ensaio: O Labirinto em Canoa Quebrada, Centro de Referência Cultural/Ceres - Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará - Caderno de Cultura, Fortaleza, jun/79, ano 1, nº 1.

12. FUNART. Artesanato Brasileiro, Rendas - Rio de Janeiro, jan/86.

13. DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. Labirintos, Filé e Bordados à Mão - O Jornal, Rio de Janeiro, 30/dez/51.

14. SOARES, Doralécio. Rendas e Rendeiras da Ilha de Sta. Catarina - Conselho Estadual de Cultura - Fundação Catarinense de Cultura - Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Florianópolis/SC, 1987.

15. FUNART - Instituto Nacional do Folclore. Artesanato brasileiro: Rendas. 2ª ed., Rio de Janeiro, 1986.

Leva para a página seguinte da série