Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0134k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/15/06 08:36:40
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MADEIRENSES
Madeirenses em Santos (4-a)

Leva para a página anterior
Quando habitantes da montanhosa ilha da Madeira resolveram migrar para o Brasil, encontraram na região de Santos um dos melhores lugares, a começar pelo nome da ilha, São Vicente, que recordava localidade homônima em seu arquipélago do meio do Atlântico. Além disso, ilustres patrícios já os antecederam, trazendo na bagagem os instrumentos e as técnicas para a usinagem do açúcar e o preparo do vinho, além de atuarem como entreposto no comércio entre Brasil e Portugal.

E, em Santos, as encostas dos morros lembraram também sua montanhosa terra natal. Em terras santistas, a colônia madeirense ficou conhecida por suas festas e pelas bordadeiras, que continuaram em terras brasileiras as técnicas ancestrais que deram fama à sua ilha. Depois de uma fase de declínio, a comunidade ganhou em 2006 uma ajuda da administração pública, para a construção de um centro turístico, cultural e esportivo no morro do São Bento, como informa o semanário Jornal da Orla, em sua edição de 11 e 12 de novembro de 2006:


Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

OBRAS
Um centro de cultura portuguesa, com certeza

Com o objetivo de preservar e divulgar as antigas tradições (dança, bordados e doces típicos) dos imigrantes portugueses originários da Ilha da Madeira, a Prefeitura está construindo um Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento, local que a colônia madeirense escolheu em Santos para viver.

O Centro Cultural possibilitará a promoção de eventos culturais, folclóricos, esportivos e de lazer para toda a comunidade. A idéia do projeto foi desenvolvida em conjunto com associações de moradores do Morro do São Bento, dentre as quais o Rancho Folclórico Madeirense, que mantém grupos de danças típicas – e a União das Bordadeiras, com trabalhos manuais específicos.

Esta semana, foi iniciada a fase de construção das formas para armação de pilares, vigas e lajes de concreto. Uma parte do piso do pavimento inferior já recebeu as vigas baldrames e uma laje em desenho circular com mais de 90 metros quadrados. No andar superior, haverá um palco em semicírculo de 52 metros quadrados e, embaixo, salas de administração e de cursos, sanitários e vestiários; o andar superior, com cerca de mil metros quadrados, comportando uma quadra poliesportiva com arquibancada para 165 lugares, salão social, de exposições e um palco com 52 m²; e um mezanino, com depósitos e sala de som.

Depois de pronto, o prédio totalizará 1.657 m², divididos em três níveis distintos: o andar inferior de 400,4 m², composto por saguão de exposições, administração, cozinha, salas de cursos, sanitários e vestiários; o andar superior, com cerca de mil metros quadrados, comportando uma quadra poliesportiva com arquibancada para 165 lugares, salão social, de exposições e um palco com 52 m²; e um mezanino, com depósitos e sala de som.

Obedecendo às normas de acessibilidade, o Centro terá elevador e sanitários para portadores de deficiência física e idosos. O custo estimado da obra é de R$ 1.694.479,12, com recursos obtidos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o Fundo Estadual de Apoio às Estâncias Turísticas, vinculado ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Sobre o tema, o Diário Oficial de Santos publicou, em 28 de outubro de 2006: 


Foto: Ademir Henrique, publicada com a matéria

OBRAS
Centro Cultural do São Bento

As obras do Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento, que a Prefeitura de Santos realiza na Rua São Luiz, estão na fase de construção das fôrmas para armação de pilares, vigas e lajes de concreto. Os trabalhos estão a cargo da Erbauen Construtora, vencedora da licitação, sob gerência da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). O projeto é da Prodesan.

O prédio terá 1.647 m², divididos em três níveis distintos: o andar inferior de 400,4 m², composto por saguão de exposições, administração, cozinha, salas de cursos, sanitários e vestiários; o andar superior, com cerca de mil m², comportando uma quadra poliesportiva com arquibancada para 165 lugares, salão social, de exposições e um palco com 52 m²; e um mezanino, com depósitos e sala de som. O custo estimado da obra é de R$ 1.694.479,12, com recursos obtidos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o Fundo Estadual de Apoio às Estâncias Turísticas, vinculado ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Tradições - O Centro Cultural terá o objetivo de preservar e divulgar antigas tradições (dança, bordados e doces típicos) dos imigrantes portugueses da Ilha da Madeira. A idéia do projeto foi desenvolvida em conjunto com associações de moradores do Morro do São Bento.

Leva para a página seguinte da série