Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107z14.htm
Publicado em 27/11/2024 18:15:28
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (40)

Leva para a página anterior
Naquele dia de fins de outubro de 1973, grande público se dirigiu ao Marapé, para ver cinema de um ângulo diferente, o da produção e filmagem das cenas. A novidade tinha se espalhado: um automóvel ia ser jogado do alto do Morro de Santa Terezinha, para se espatifcar no solo, em área deserta próxima ao local onde estava começando a ser planejada a escavação na encosta e inaugurado oito anos depois, em 1981, o túnel-reservatório da Sabesp... Era uma das principais tomadas de cena do filme Desejo Proibido, da produtora Brasecran, lançado no final daquele ano na rede exibidora nacional:


No detalhe, o carro caindo em Santos
Jornal A Tribuna, 29/10/1973, página 1

E o carro foi jogado do alto do morro...

Era uma das principais tomadas de cena do filme de drama policial Desejo Proibido, da produtora Brasecran, lançado no final daquele ano na rede exibidora nacional com liberação para maiores de 18 anos de idade. A obra era dirigida pelo astro e roteirista Tony Vieira e estrelada também por Claudette Jaubert e Mônica Bianchi, entre outros artistas. A população santista já sabia do acontecimento pela entrevista dada ao jornal A Tribuna, em 23/9/1973 (página 14) pelo diretor, anunciando as filmagens.

O jornal santista A Tribuna assim registrou, na edição de 29 de outubro de 1972, página 4:

Muito realismo nas cenas externas desse filme nacional

Pela primeira vez, bombeiros, rádio-patrulha e ambulância do Pronto-Socorro chegaram ao local do "acidente" com muitas horas de antecedência. Foi assim, ontem, no Marapé, a tomada de uma das cenas do filme "Desejo Proibido", onde um carro despencou do alto do Morro Santa Terezinha, espatifando-se no solo, incendiando-se e explodindo em seguida.

Milhares de pessoas assistiram, de longe, à cena espetacular da queda do automóvel que, ao contrário do previsto, ficou destroçado mas não se incendiou. Depois, com auxílio de inflamáveis, queimou e explodiu. Os bombeiros tiveram pronta ação no local e o pessoal da rádio-patrulha teve grande trabalho para conter a multidão (perto de 5 mil pessoas) que queria ver de perto o carro queimando. O Pronto-Socorro não chegou a intervir porque ninguém saiu ferido de verdade.

O FILME - "Desejo proibido", dirigido por Tony Vieira, é um policial de bastante ação, que está sendo inteiramente rodado na Baixada pela Brasecran, da Capital. Susperprodução em Eastmancolor, 35 milímetros, gira em torno de um assalto, com os integrantes da quadrilha entrando em choque entre eles. Na externa de ontem, antes da queda do carro, há dois ocupantes do veículo e um deles salta em tempo. O outro, substituído por boneco, "morre no acidente".

As tomadas internas, em parte, foram feitas no escritório do advogado Benjamim Goldenberg, local escolhido pela produção por apresentar certo requinte. Nesse local "foi tramado o golpe e discutidos todos os detalhes da fuga". Em outras cenas externas, que serão rodadas nos próximos dias, há uma corrida de motos que termina dentro das vitrinas da Casa Afonso Moreira e uma lancha que explode em alto-mar.

O orçamento da produção de "Desejo Proibido" foi fixado em perto de Cr$ 800 mil, quatro vezes mais do que o custo de "Gringo, o Matador Heróico", também dirigido por Tony Vieira, em 1969.


Milhares de pessoas acompanharam interessadas a queda do automóvel e, depois, a "explosão"
Jornal A Tribuna, 29/10/1973, página 4

As filmagens haviam começado na terça-feira, 16 de outubro de 1973, como registra a matéria publicada no domingo seguinte (21) na página 8 do jornal santista A Tribuna:


Gravação das primeiras cenas do filme, em Santos
Jornal A Tribuna, 21/10/1973, página 8

"Desejo Proibido", de Tony Vieira, já está sendo rodado

"Desejo Proibido", filme policial de Tony Vieira (Sob o Domínio do Sexo), começou a ser rodado terça-feira, em Santos. A produção, que segundo seu diretor vai apresentar cenas ousadas e inéditas no cinema nacional, terá ainda 30 dias de filmagens na Baixada Santista, com tomadas na praia, Centro, Morro Santa Terezinha (um carro será jogado do alto do morro) e em alto-mar.

As primeiras cenas já foram filmadas. Dentro da barca Calypso, da Marazul Turismo, "bandidos" travaram violenta luta, culminando com a morte de um deles, que foi jogado ao mar. Sem roteiro certo para as tomadas - dependem das condições do tempo e de outras programações - Tony Vieira conta que as próximas filmagens serão no Morro Santa Terezinha e na Pedreira Atlântica.

Entre as cenas que ele considera mais violentas estão a corrida de motocicletas - que acabará com um volante se espatifando contra a vitrina de uma loja do Gonzaga -, um carro rolando pelo morro e incendiando-se, além de perseguição de automóvel pela avenida da praia.

No elenco de Desejo Proibido estão Claudete Jaubert, Heitor Galotti, Eldem Ribeiro, o próprio diretor Tony Vieira e Jofre Soares (ator que está sendo lembrado para ganhar o prêmio do Festival de Cinema da Baixada pelo papel em A Faca e o Rio).

Para as filmagens em Santos, Tony Vieira conta com a colaboração da Prefeitura, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Cláudio Doneux, jornal A Tribuna e Marazul Turismo. O filme, em eastmancolor, está orçado em Cr$ 800 mil.

NO GONZAGA - Já foram feitas tambem algumas tomadas de cena em pensões do Gonzaga, onde se hospedam os "bandidos" do filme (a história gira em torno de uma quadrilha que planeja um assalto e que acaba se desentendendo). Por isso, as pensões Natal e Fazendinha viveram dias diferentes. Um de seus hóspedes, inclusive, foi convidado a atuar no filme como bandido. Sua profissão na vida real: policial.

O filme foi lançado simultaneamente nos cinemas Iporanga e Coliseu, em 19 de junho de 1974, percorrendo depois os outros cinemas da rede na região, até as últimas exibições públicas em janeiro de 1977 no Cine Yara, de Praia Grande:

O filme foi lançado em junho de 1974, simultaneamente em dois cinemas santistas
Jornal A Tribuna, 18/6/1974, página 16



Cartazes do filme de 1973 nos cinemas nacionais
Imagens; Acervo IMDB


Um voo, o baque e deois o incêndio do automóvel - Foi assim, ontem, no Marapé, durante as filmagens de Desejo Proibido, assistidas por milhares de pessoas
Erro de legendagem: correto é: [ - 4ª pág.]. Jornal A Tribuna, 29/10/1973, página 1

Leva para a página seguinte da série