11/1/1981 a ...* – Cinemateca de Santos, fundada por Maurice Lègeard como sucessora do primeiro Clube de Cinema de Santos ou Clube de Cinema do Brasil (Cineclube). Começou funcionando na Cadeia Velha da Praça dos Andradas, com avisos diários na Imprensa a partir de 11 de janeiro de 1981 sobre as primeiras projeções do clube; passou para um sobrado na Rua Paulo Gonçalves, 22, perto do Mercado Municipal, chegando enfim à sede atual, na Rua Ministro Xavier de Toledo, 45, Campo Grande, onde é administrada pelos filhos desde o falecimento de Maurice, com sessões de cinema periódicas em uma sala preparada neste local. [[Mais...]].
27/4/1985 a c.1987 – Inauguração do Caiçara Music Hall, nas instalações do Caiçara Clube, na Av. Presidente Wilson, 200, José Menino, com o lançamento do filme Os Bons tempos Voltaram, e a presença dos atores, entre eles Carla Camurati, Paulo César Grande, Kátia Lopes, Lídia Bizzocchi, Consuelo Leandro, Alexandre Frota e Ivan Cardoso. Os participantes também contaram com o espetáculo musical Lobão e os Ronaldos. O espaço foi criado pelo empresário Toninho Campos, em substituição ao Heavy Metal, que funcionou anteriormente nas instalações herdadas do Cine Glória/Cinema I e depois, por um tempo, no Clube XV.
1986 – Cine PT, na Avenida Conselheiro Nébias, 793. Mantido pelo Partido dos Trabalhadores e abordando filmes e temas relacionados à sua plataforma política, apresentava em 25/8/1986, por exemplo, o filme Pastores da Noite, com entrada franca, seguido de um debate sobre os temas Discriminação contra a mulher e Racismo.
O Eden foi inaugurado em 23/6/1909
|