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SANTOS DE ANTIGAMENTE
O porto do café (I-b)
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É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.

Em fins de 1908, entraram em vigor normas da administradora portuária sobre a movimentação do produto no porto, excluindo as carroças, entrando em cena os veículos motorizados Mercedes:


Foto: acervo do engenheiro químico e cartofilista João Emílio Gerodetti

O cartão postal acima, colorizado à mão, foi baseado nesta foto de 1910:


Foto: autor desconhecido, 18x24 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Dois pormenores da foto acima:


Fotos: detalhes, de autor desconhecido, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Apesar do transporte motorizado até o cais, o café continuava sendo levado para dentro dos navios nos ombros dos estivadores, como foi registrado neste foto-postal de J. Marques Pereira:


Foto: Museu do Porto de Santos, no arquivo de Novo Milênio

Este clássico cartão postal colorizado (nº 133 da Union Postale Universelle, editado no Brasil no início do século XX) mostra igualmente o embarque de café pelos estivadores, no porto de Santos:


Foto: acervo do historiador Waldir Rueda

As estatísticas do embarque de café em Santos eram destacadas até em cartões postais, como este do Comissariado Geral do Governo do Estado de São Paulo em Bruxelas (Bélgica), editado por volta de 1910, em francês:


Imagem: Museu do Porto de Santos, no arquivo de Novo Milênio

Embarque de café pelo cais do porto, em 1904:


Foto: reprodução do livro: Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, de Hélio Lobo,
Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 290-a
(Foto originalmente publicada no livro Santos e a Cia. das Docas - 1904,
assim a datação de 1910 citada por Hélio Lobo em seu livro, está incorreta)

Embarque de café, em outra imagem do início do século XX:


Foto: Edição Histórica - Santos. Documentação Brasileira, 1986, in Ventos do Mar, de Maria Lúcia Caira Gitahy, Editora Unesp/Prefeitura Municipal de Santos, 1992, São Paulo/SP

Nos primeiros anos do século XX, circulava em Santos este cartão postal sobre o embarque de café no porto santista. O exemplar foi datado de 18 de outubro de 1905:


Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda

Verso do mesmo cartão postal, que no mesmo dia da expedição chegava ao Rio de Janeiro e 16 dias depois era carimbado em Lisboa, donde rumaria para a localidade portuguesa de Oeiras:


Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda

Cartão postal semelhante foi postado em Santos em 16 de outubro de 1904:


Imagem: cartão postal negociado no site de leilões EBay em 12/3/2010

Do mesmo fotógrafo Guilherme Gaensly, um embarque de café, por volta de 1900. Detalhe: ao contrário de outros navios, este tinha uma abertura lateral no casco para acesso aos porões:


Foto: Guilherme Gaensly. Acervo: Arquivo do Estado de S.Paulo, S. Paulo/SP

Embarque de café pelo cais do porto, em 1911:


Foto: reprodução do livro: Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, de Hélio Lobo,
Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 314-a

Esta imagem foi incluída em um álbum de postais divulgado por volta de 1910, com descrições em português e francês:


Foto: acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Consulta em 15/9/2011

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