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SANTOS DE ANTIGAMENTE
Ampliação do porto, 1930/60 (2)
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No período entre as duas guerras mundiais, apesar da Grande Depressão econômica de 1929, o porto de Santos continuou sendo expandido. Na década de 50, já havia grande variedade de cargas, como registrava o jornal santista A Tribuna em 9 de julho de 1954 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda):

O porto de Santos


A gravura mostra-nos um trecho de cais da Companhia Docas, 
com seu moderno aparelhamento de carga e descarga
Foto publicada com a matéria

Entre as principais realizações terminadas no ano findo, no plano de ampliação das instalações do porto de Santos, são dignas de menção as seguintes:

Ponte de atracação do ferry-boat, em Saboó, inclusive muralhas de concordância com o cais e de sustentação do aterro, linhas férreas e outras obras complementares;

Os últimos 200 metros do cais do Saboó com o aterro de retaguarda, as linhas férreas e as canalizações para descarga de produtos de petróleo, para o que está ele destinado a servir;

Edifício com quatro (4) pavimentos destinados ao almoxarifado, tipografia e seção de compras. Essas duas últimas repartições já se encontram aí instaladas e em pleno funcionamento; o almoxarifado está dependendo das armações e estantes de aço para a transferência dos materiais;

O edifício para Oficina de Eletricidade com a instalação de aparelhos e maquinismos modernos, na qual podem ser reparadas todas as partes de sua instalação, desde os grandes alternadores até os aparelhos de medição e proteção;

Dois novos tanques se concluíram em Alamoa para receberem óleo combustível, com a capacidade de 9.600.000 m³ cada um.


Mercadorias já desembarcadas dos porões de navios
Foto publicada com a matéria

Além dessas, outras obras, de grande utilidade, mas de menor valor, foram concluídas.

Em andamento, se encontram, como principais:

A construção de mais 1.500 metros de cais de atracação para a profundidade de 11 metros em águas mínimas; obra constante de um termo de contrato entre o Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais e a Companhia;

Ampliação dos silos de trigo a granel, com mais 18 células e uma nova torre elevatória, aumentando a capacidade de 12.000 para 30.000 toneladas;

Construção de oleoduto desde o cais do Saboó até os terrenos da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, em Alamoa, destinado ao transporte de óleo para as Refinarias de Cubatão e Capuava.

Instalação para descarga de sal, com dois descarregadores mecânicos e esteiras transportadoras.

Além dessas obras de maior vulto, outras muitas tiveram execução durante o ano, como as de aterro, drenagem, calçamento, assentamento de linhas férreas, canalizações de água, esgoto, luz, força e telefones, demonstrando grande atividade em se aprestar o porto de Santos para sempre melhor servir.


Neste clichê, vê-se, à direita, um dos poderosos guindastes hidráulicos empregados pela Docas, e à esquerda, junto ao costado de um barco cargueiro, o famoso guindaste flutuante Titan
Foto publicada com a matéria (N.E.: corrigida a informação original sobre posição dos guindastes)

Com cerca de 6.200 metros de cais acostável, o porto de Santos movimenta anualmente mais de 7 milhões de toneladas, com um coeficiente de utilização superior a 1.200 toneladas-metro-ano.

No último qüinqüênio, a carga movimentada no porto assim se expressou:

Anos

Importação (t)

Exportação (t)

Total (t)

1953

6.063.587

1.224.350

7.287.937

1952

5.804.796

1.181.290

6.986.086

1951

5.509.264

1.633.332

7.142.596

1950

4.352.512

1.356.302

5.708.814

1949

3.693.615

1.505.153

5.198.768

Ao término do 1º semestre do ano em curso, o movimento geral do porto atingiu a cifra de 3.707.173 toneladas, sendo 3.075.131 t de cargas importadas e 632.045 t de exportadas. Neste ritmo o movimento anual excederá 7.400.000 toneladas, o que virá sobrepujar o "recorde" em vigor, correspondente ao total registrado em 1953.


Outro aspecto do cais do porto, quando se processavam as operações de descarga de um cargueiro de grande tonelagem
Foto publicada com a matéria

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