Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b100924.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/17/09 20:35:17
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

A TRIBUNA, 24/SETEMBRO/2010 (páginas A-1 e A-8)


De Turim para as ruas do Centro. É o novo bonde

Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

A História deslizando sobre trilhos

Bonde que funcionou durante a década de 50 do século passado em Turim, na Itália, começa agora a trafegar nas ruas de Santos

Renato Santana

Da Redação

Começou com os portugueses. Depois chegaram os escoceses e os norte-americanos. Uns já estavam aqui. Outros imigraram, chegando pelo porto. No dia em que a linha turística do bonde comemorou dez anos, ontem, Santos ganhou mais um ilustre e raro integrante, que já trafega pelas ruas do Centro Histórico: o bonde italiano de prefixo 3265, produzido pela Fiat, e que circulou pelas vias de Turim em 1958.

Restaurado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um trabalho iniciado em fevereiro de 2009, a primeira viagem do novo integrante do acervo do Museu Vivo do Bonde foi realizada depois de cerimônia na Estação do Valongo. O momento, de festa, serviu também para marcar a hora da reativação, 16 anos depois, do relógio da São Paulo Railway, na torre central da Estação.

"Temos na cidade uma verdadeira fábrica de reconstrução de sonhos. Este é o primeiro dos dois bondes italianos que recebemos da prefeitura de Turim", comemorou o prefeito João Paulo Papa. O outro bonde citado por ele, em fase de pesquisa, se trata, na verdade, de dois vagões que se transformarão em um para virar um bonde-restaurante.

Como já é comum aos domingos, dia em que acontece quinzenalmente o Projeto Música no Bonde, das 11 às 15 horas, a banda Volare animou o início da entrega do novo bonde.

Complexo - O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que no próximo dia 8 de outubro a CET recebe, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o armazém 12-A, com 2.700 metros quadrados, atrás do Valongo, que será a garagem dos bondes. No local, os veículos em processo de restauro poderão ser visitados pela população.

O complexo contará também com o museu do bonde. Toda a estrutura é pensada não apenas para os sete equipamentos em circulação: além do vagão-restaurante, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPS) acaba de trazer a Santos, numa cessão por comodato assinada na solenidade, um bonde da Escócia, abandonado na Capital, que operava na Cidade há cerca de 50 anos. O veículo também passará por restauro.

Exemplar único - Emiliano Soares de Andrade, de 65 anos, estava maravilhado com o bonde de quatro motores e dois trucks - todo fechado e completamente diferente dos que a Cidade já possuía. "Sou apaixonado por bondes. Andei na última viagem da linha 17, em 1971. Trouxe minha mãe, que tem 89 anos, e está muito emocionada", salientou.

Para o presidente da CET, Rogério Crantschaninov, Santos ganha um exemplar único e raro: "São poucas as cidades que possuem esse bonde. Ele é um grande marco para a história dos transportes no mundo e agora vai circular pelos nossos cinco quilômetros de trajeto".

A restauração foi trabalhosa. Em Turim, o bonde estava em estado de abandono. Os restauradores da CET fizeram um esforço de pesquisa, recuperaram a cor original e deram solução para pequenos detalhes, leia-se peças, aqui mesmo no Brasil.

A secretária de Turismo, Wânia Seixas, afirmou que o projeto dos bondes sempre foi desacreditado e "agora é referência. Sem contar que os bondes foram o carro-chefe da revitalização do Centro Histórico".

E o prefeito Papa lembrou: "Com o Museu Pelé e o projeto Porto Valongo Santos, teremos um complexo turístico e de lazer único no Brasil".


Com estrutura diferenciada dos demais da frota santista, novo bonde passou por um cuidadoso processo de restauração na CET

Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

HORA CERTA

Relógio da Western já está recuperado

Em 2006, Luiz Dias Guimarães era chefe de gabinete da Prefeitura quando viajou a Turim, na Itália, para negociar a vinda do bonde inaugurado ontem. "É realmente incrível ver aquele trabalho que iniciamos lá atrás terminar tão bem feito assim", disse.

Guimarães, hoje presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, saiu da Prefeitura antes de ver o bonde restaurado. Para ele, o ganho para o turismo na Cidade é enorme, pois é mais um equipamento diferenciado disponível.

Ao que tudo indica, outras novidades de preservação do patrimônio histórico da Cidade surgirão. Já está recuperado o relógio da Western Telegraph, encontrado pela reportagem de A Tribuna, aos pedaços, abandonado num galpão da Codesp em 2004.

O relógio iniciou suas atividades em 1873 na torre da empresa inglesa, contratada pelo Governo Imperial, responsável pela instalação da rede de telégrafos em Santos e em outros municípios brasileiros. O prédio da Western, na Avenida Portuária, foi demolido em 1973, ano em que o relógio foi desmontado.

De acordo com o prefeito Papa, falta agora definir o local onde uma torre de 30 metros será erguida para reativar o relógio, feito de ferro fundido em bronze e com peso de 2.500 quilos. Possivelmente será no Centro.


A tarde de ontem não foi só de entrada em circulação de um novo bonde. Também marcou a entrega, 16 anos depois, da recuperação do relógio da antiga São Paulo Railway, na torre da Estação do Valongo

Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria