O La Plata não era um navio comum. Havia sido ordenado em 1851 para a armadora Cunard, sob o nome de Arabia. Ainda em acabamento no estaleiro construtor, o vapor
foi adquirido pela Royal Mail Steam Packet (RMSP), recebendo seu novo nome. Desenhado e construído para o Atlântico Norte, este vapor possuía duas chaminés, acomodações luxuosas para 116 passageiros de primeira classe e uma
tripulação de 115 homens.
O La Plata em 1865
Sua principal característica era, porém, o aparato motor, extremamente potente para a época (940 cavalos-vapor), que permitiam velocidade de cruzeiro de 14 nós (26 quilômetros horários), um recorde para a época,
com um consumo diário de 100 toneladas de carvão.
Em novembro de 1860, o La Plata incendiou-se quando se encontrava nas docas de Southampton. O fogo só foi domado sete horas depois e, nos meses subseqüentes, o vapor foi reparado, voltando ao serviço.
Entre 1865 e 1871, o La Plata esteve a serviço da Royal Mail na Rota de Ouro e Prata, realizando dezenas de viagens redondas. Em novembro de 1867, o navio encontrava-se ancorado ao
largo de Saint Thomas quando uma gigantesca onda, derivada de um terremoto na região, atingiu a ilha em questão, quase fazendo soçobrar o vapor.
O La Plata teve a carreira encerrada em 1874, quando foi vendido para demolição. |