Em meados do século XX, ainda eram usados os
veículos ferroviários que ligavam o Grande Hotel e o próprio balneário de Guarujá ao
ferry-boat do Itapema (que transportava os passageiros até a Ponta da Praia, em Santos). A linha seria
desativada em 13/7/1956. Esta imagem foi enviada a Novo Milênio em 21/5/2003 pelo
pesquisador estadunidense Allen Morrison, de New York, especializado em assuntos ligados aos bondes no mundo:
Esta imagem foi produzida em 1921, no mesmo local:
Bonde 5 atravessando a cidade. O especialista Antônio Gorni comenta que a foto "registra a estreia
do uso de postes de concreto em eletrificação ferroviária no Brasil, por iniciativa de Ettore Bertacin, projetista da eletrificação da linha de
bondes da Companhia do Guarujá. O interessante é que também a CP usou postes de concreto na eletrificação do trecho Campinas-Tatuí, também
inaugurada em 1925". Aliás, o especialista Marcello Tálamo nota que a Baixada Santista foi pioneira no uso de estruturas de concreto, pois "o
estádio da Portuguesa Santista foi o primeiro campo de futebol também a utilizar arquibancadas cobertas com
marquises de concreto armado"
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, neto do engenheiro Ettore Bertacin (encarregado pela Casa
Siemens de eletrificar a via), enviada a Antônio Gorni e disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
Bonde 5 atravessando a cidade. No rodapé pode-se ler, abreviada, "Estrada de Ferro Guarujá", uma
das várias denominações aplicadas a essa via férrea. O bonde rebocava um carro de passageiros aberto, indicando ser época de grande afluxo de
passageiros
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, neto do engenheiro Ettore Bertacin (encarregado pela Casa
Siemens de eletrificar a via), enviada a Antônio Gorni e disponibilizada
no site Tramway do Guarujá
|