Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/glossar/eglossw.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 
Nosso e-glossário... 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Voltar ao início
Ver códigos

Wais = Wide Area Information Server – sistema de busca e localização de documentos com palavras-chaves.

WAN = Wide Area Network – rede de comunicações com área ampla, ligando vários prédios de escritórios, por exemplo.

WAP = Wireless Application Protocol – protocolo de aplicações sem fio, usado em telefonia móvel principalmente, permitindo ao usuário acessar a Internet através dos terminais móveis e até mesmo controlar remotamente equipamentos como interruptores elétricos, eletrodomésticos, câmeras de vídeo etc. que estejam adaptados ao sistema.

WBMP = Wireless Bitmap - formato de arquivo de imagem adequado ao tráfego pelo sistema de comunicações WAP.

wearable computers – designação genérica de equipamentos de computação transportados no corpo do usuário, seja na forma de implante, cápsula ingerível ou como parte de peças de vestuário.

Web = WWW = W3 - significa Rede (ou Teia) de Alcance Mundial. Programa para simplificar a troca de dados pela Internet criado em 1989 por dois pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), Tim Berners-Lee e Robert Caillou. É baseado na técnica do hipertexto, onde se clica com o mouse nas palavras-chave do texto para acessar assuntos relacionados a elas.

web designer - profissional/artista que projeta e desenha páginas para apresentação na Web.

web site – endereço para localização de uma página ou um conjunto de páginas na Internet.

webmaster – operador de um sistema provedor de acesso à Internet.

Winchesterdisco rígido ou HD. Os primeiros HDs surgiram na IBM, na década de 60. Como os discos originais pudessem armazenar 30 MB em cada “prato”, foram apelidados de 30/30, e daí, por analogia à carabina, chamados de discos Winchester. A tecnologia foi lançada pela IBM em 1973.

Windows - sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que utiliza recursos gráficos intuitivos para facilitar a interação entre o usuário e o computador.

wireless - sem fio. Designa sistemas de transmissão de voz e/ou dados que usam radiofreqüências, microondas etc., dispensando a conexão física (por fio, cabo) entre transmissor e receptor.

WLL = Wireless Local Loop - tecnologia de acesso telefônico fixo sem fio, através de estações radio base (ERBs), que enviam e recebem os sinais para uma estação terminal do assinante (ETA), de forma semelhante à do telefone celular, com a diferença de que o aparelho é fixo no endereço do usuário. A distância entre as ERBs e o terminal do assinante WLL não deve superar 10 Km. As novas operadoras de telefonia estão adotando essa tecnologia em lugar de criarem novas redes de cabos telefônicos. No Brasil, foi definida a freqüência de 1,9 GHz para a WLL (o celular opera em 800 MHz). Para a fonia normal, o usuário não notará diferença entre o WLL e o sistema de cabo telefônico de cobre comum. Para a Internet, o desempenho do WLL inicialmente equivale no máximo ao de uma linha comum em 14,4 KBPS, mas em meados de 2000 será padronizado o Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), que permitirá trafegar dados em redes WLL à velocidade de 2 MBPS..

WML = Wireless Markup Language - linguagem marcada sem fio - arquivo com texto e comandos embutidos, semelhante aos da linguagem HTML, destinado ao uso em aparelhos de telefonia móvel (celulares). Os primeiros produtos do gênero foram lançados no ano 2000. Veja mais.

WMLS = Wireless Markup Language Script - tipo de script - lista de instruções - com algumas características semelhantes às do JavaScript, usado em linguagem para equipamentos de comunicação sem fio (WML).

workflow - fluxo de trabalho, a seqüência em que as atividades são (ou deveriam ser) exercidas.

workgroup - grupo ou equipe de trabalho (que não aprendeu a utilizar nosso idioma em suas atividades...). Sistema de trabalho em que um grupo de pessoas executa partes de uma mesma tarefa.

working space – espaço de trabalho. Parte da memória interna reservada para armazenar os dados em processamento.

workshop - reunião de um grupo de pessoas interessadas em aprender e/ou debater um tema específico.

workstation – estação de trabalho. Computador de grande capacidade, otimizado para a execução de um determinado tipo de tarefa, geralmente relacionada com edição multimídia.

worm - verme. Em informática, tipo de vírus que, por analogia ao verme, "rasteja" por dentro de redes de computadores, infectando-os, mesmo sem a necesidade de uma ação do usuário.

WTLS = Wireless Transport Layer Security - camada de programação que visa a segurança dos dados trafegados no sistema WAP.

Wysiwyg = What You See Is What You Get - o que você vê é o que você tem – tipo de fonte de letra que apresenta na tela uma representação fiel do que será impresso. Por extensão, saída em tela com grande fidelidade ao que será impresso.