Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/glossar/eglossb.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 
Nosso e-glossário... 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Voltar ao início
Ver códigos

b2b ou B2B = business to business - como o número 2 em inglês é two, com som próximo de to (para), os gringos não tiveram dúvidas em fazer tal associação fonética. Significa literalmente negócios para negócios, ou seja, negócios entre empresas, em que o comprador não é o consumidor final. Por exemplo, quando uma empresa vende uma máquina para uma fábrica ampliar seu parque de produção. A propósito, gringo é também uma associação fonética: quando os primeiros norte-americanos chegaram ao méxico, cantavam saudosos a canção "Green grows of my country - Verdes campos da minha terra". Viraram gringos...

backbone – estrutura principal () de rede de telecomunicações. No Brasil, por exemplo, a Embratel funciona como backbone para ligação de nossa rede Internet com outros países.

back-up - designa as cópias de reserva/segurança de alguns ou de todos os arquivos de um computador, que deveriam ser guardadas em local distante e protegido, permitindo restaurar rapidamente a funcionalidade de programas e sistemas, no caso de uma pane que afete o programa ou sistema em uso. Por extensão, designa também os equipamentos utilizados para a realização e manutenção dessas cópias e os equipamentos mantidos de reserva para uso no caso de pane do equipamento titular.

banco de dados – em inglês, database. Conjunto de informações organizadas, que permitem rápida consulta de diferentes formas. Por exemplo, um fichário eletrônico dos livros de uma biblioteca, que possa ser consultado por título, autor, data da edição, em ordem alfabética ou de posição na estante etc.

banner - faixa. Na Internet, o termo designa o espaço geralmente retangular, geralmente com conteúdo publicitário, geralmente colocado numa página Web, mediante acordo ($$$?) entre o detentor da página e o interessado em divulgar seus produtos, serviços ou idéias. 

Basic = Beginners’ All-purpose Symbolic Instruction Code - Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes. É uma linguagem de programação usando palavras inglesas básicas, e começou a ser organizada no colégio Dartmouth, na cidade norte-americana de Hannover (New Hampshire/EUA) e na Universidade de Washington, em 1963.

baud – medida da velocidade física do modem. É o número de sinais transmitidos em uma linha de comunicação em um segundo, incluindo bits e sinais de parâmetro para controle dos modems. Por isso, é um pouco diferente da medida de bits por segundo (bps).

BBS = Bulletin Board System – computador usando um programa que gerencia a troca de mensagens e programas via modem entre diversos usuários. Caiu em desuso gradativo com o crescimento da Internet.

benchmark – ponto de referência de medidas. Pode ser uma tarefa-padrão atribuída a vários computadores diferentes e que possibilita a comparação da velocidade, eficiência e precisão com que cada um deles a realiza. O benchmark program é portanto um conjunto de rotinas padronizadas para avaliar e comparar o desempenho de diferentes computadores.

biblioteca – em inglês, library. Conjunto de programas que compõem um aplicativo/sistema e/ou conjunto de rotinas padronizadas.

BIOS = Basic Input Output System – programa gravado em memória, parte do sistema operacional, com as informações básicas de entrada e saída (input e output) que permitem transferir dados entre o computador e seus periféricos.

bit = binary digit - dígito binário. Unidade de informação que pode assumir valor zero ou 1.

Bluetooth - tecnologia padronizada de comunicações sem fio entre telefones celulares e computadores, bem como outros dispositivos, lançada em maio de 1998 (com disponibilidade dos primeiros produtos um ano depois) por cinco empresas internacionais de telecomunicacoes e eletrônica: a japonesa Toshiba, a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e as norte-americanas Intel e IBM. Também aderiram de imediato a Motorola Inc., a Qualcomm Inc., a 3COM Palm, a VLSI e a Lucent Technologies Inc. O Bluetooth SIG (Special Interest Group - grupo de interesse especifico), foi formado em 1998 pelas cinco companhias iniciais para desenvolver o conceito de um padrão de tecnologia.

Bluetooth - o nome de um rei viking - usa uma ligação de ondas curtas de rádio para trocar informações, permitindo a conexão sem fio entre telefones celulares, laptops, palmtops e outros produtos. "O rádio deve operar na banda livre 2.45 GHz, disponivel internacionalmente, permitindo que viajantes internacionais usem equipamentos Bluetooth no mundo inteiro". O sistema foi baseado em padrões internacionais como o PCI e AGP, beneficiando principalmente executivos em viagem, que não precisarão transportar cabos e outras formas de conexão, já que a tecnologia Bluetooth permite a comunicação entre dispositivos múltiplos através de uma única porta, mesmo a certa distância, em movimento ou quando permanecerem guardados num bolso ou numa valise.

Com essa tecnologia, usuários poderão acesar a Internet por conexão totalmente sem fio, a partir de um telefone celular ou uma conexão sem fio, tal como PSTN (uma linha ISDN ou LAN). Serão alertados por um sinal da chegada de um e-mail que poderá ser visualizado na tela do celular.

bookmark  – literalmente, marca de livro. Função dos programas de navegação (browsers) que permite registrar os endereços preferidos, para futuro retorno.

boot  – “chute”. Rotina automática que limpa a memória do computador e carrega o sistema operacional, preparando-o para o uso. Pode ser a frio (quando o computador estava desligado antes) ou a quente (quando ele é reinicializado).

BPS = bits por segundo -  medida de velocidade de transmissão de dados no modem. Um caracter (letra ou número) é composto de 8 bits; assim, um modem de 2.400 bps transmite até 300 caracteres num segundo.

browser - navegador, programa que permite ao computador buscar (daí o nome) e exibir páginas Web, executando comandos de hiperlink entre essas páginas e outros arquivos. Ex.: Netscape Navigator, Internet Explorer, Opera, Mosaic etc.

buffer – ou cache: área de memória para armazenagem temporária de informações.

bug – inseto, em inglês. Denomina a falha de programação que provoca erros em cálculos ou incorreção das informações apresentadas em telas, relatórios ou arquivos.

bus – caminho, canal ou linha através do qual dados e sinais podem ser transferidos.

business to consumer - negócios entre a empresa e o consumidor final.

business intelligence - inteligência em negócios. Designa sistemas computadorizados para analisar as informações que fluem nas empresas e apresentá-las de forma a auxiliar na adoção de políticas mais inteligentes de negócios.

byte – seqüencia de oito bits, representa um caracter (letra, número ou símbolo tratado pelo computador), a unidade básica de informação da memória.