Microsoft exibe micro-Explorer para
telefones
Entre
as novidades em produtos sem fio (wireless) que a Microsoft
vai mostrar na Telexpo 2000, o destaque será
o micro-browser Explorer usado em telefones móveis de terceira geração,
o único micronavegador que está sendo desenvolvido para entender
HTML e Wireless Markup Language (WML - linguagem de marcação
sem fio). Outra novidade nessa área é o Stinger, nome-código
do telefone inteligente (smart telephone) que contém uma
versão do sistema operacional Windows CE com um navegador equivalente
aos usados atualmente nos PCs.
A Microsoft mostra suas soluções
direcionadas ao setor de telecomunicações e Internet na Interexpo
2000 - evento que acontece paralelo à Telexpo. Durante o evento,
Thomas Koll, vice-presidente do grupo de soluções de rede
da Microsoft Corp., fala sobre os investimentos que a empresa tem realizado
e sua participação no mercado mundial nesse setor. O visitante
do estande da empresa (C15/C19 - Pavilhão Amarelo) tem acesso às
soluções de streaming media, comércio eletrônico,
serviços Internet e à grande vedete deste ano, os produtos
sem fio.
"A Microsoft tem investido fortemente
na área de comunicação sem fio, pois acreditamos que
essa seja uma opção para redução de custo entre
PCs, telefones móveis e outros equipamentos", afirma Osvaldo Barbosa
de Oliveira, diretor de negócios Internet da subsidiária
brasileira.
Bluetooth - No final do ano,
a Microsoft anunciou sua participação no Bluetooth Special
Interest Group, formado por empresas como 3Com, Ericsson, IBM, Intel, Lucent,
Motorola, Nokia e Toshiba. Outra parceria realizada recentemente foi com
a Ericsson para desenvolvimento do mercado de Internet móvel - a
empresa de telecomunicações vai adotar a plataforma Microsoft
Mobile Explorer (MME) em seus telefones móveis de terceira geração.
Desde o início do ano passado,
a Microsoft ingressou no Fórum Wireless Application Protocol (WAP
- protocolo de aplicações sem fio), um consórcio de
mais de 90 empresas focado no desenvolvimento de serviços de informação
e telefonia sem fio.
Serviços Internet -
A Microsoft está expondo, em primeira mão no Brasil, seus
produtos Web Companion, equipamentos que permitirão que pessoas
que não são usuárias de PCs possam usufruir do poder
da Internet. Entre as funcionalidades dos Web Companion destacam-se: serviços
pré-configurados e personalizados, interface amigável e intuitiva.
Sua função é definida como "promover uma experiência
agradável e rica no acesso à Internet para pessoas não
familiarizadas com os microcomputadores".
A Microsoft também apresenta
o MSN Mobile, um serviço de notificação do portal
MSN, através do qual os usuários podem receber informações
personalizadas, tais como valor de ações, horóscopo,
notícias de esportes, entre outras, em seus telefones móveis
e pagers. "No MSN Mobile o usuário pode optar, por exemplo, por
ser notificado quando uma ação subir além de um determinado
valor", explica Thomas Viertler, gerente da MSN
Brasil.
Os participantes da Interexpo podem
conferir, ainda, na área de streaming media, o Windows Media Server
4.0, que utiliza a tecnologia Intelligente Streaming para identificar as
variações nas velocidades reais de conexão e desta
forma garantir melhor qualidade na transmissão. O serviço
de alta velocidade UOL Broadcast, utilizado para transmissão de
shows e eventos ao vivo pela Internet, e uma infinidade de conteúdo
on-demand, serão demonstrados durante o evento.
Comércio eletrônico
- Na área de serviços empresariais, a Microsoft apresenta
o programa Site Server Commerce Edition, produto que disponibiliza recursos
de análise e relatórios que facilitam a administração
de lojas e centros de compras e recursos de personalização
como vendas cruzadas, upselling e administração de
propaganda.
"Este produto é a plataforma
dos principais sites de comércio eletrônico do Brasil, entre
eles, o Submarino e a Som Livre. Além de contar com uma rede de
provedores de acesso como Terra, UOL, Unisys e Dialdata, que possuem serviços
de hospedagem para comércio eletrônico de pequenas e médias
empresas", informa Silvia Fernandes, gerente de novos negócios da
Microsoft Brasil.
Através deste serviço
dos provedores de acesso, os lojistas podem desenvolver, hospedar e divulgar
suas lojas por uma pequena mensalidade em grandes centros de compras virtuais
como o Shopping Sul, Shopping UOL, BradescoNet e outros.
Dados - A empresa mostra também
a infra-estrutura para operação de DataCenters baseados em
Windows
2000, o Microsoft Commercial Internet System, e soluções
de armazenagem de dados e Customer
Relationshop Management (CRM - gerenciamento de relações
com os clientes). |