Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch134e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/09/12 12:30:58
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão

HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - ESTRADAS
O maior engavetamento na Via Imigrantes (5)

Novamente a densa neblina foi apontada como uma das causas
Leva para a página anterior
Da mesma forma como em junho de 1977, quando se registrou o maior engavetamento na Via Anchieta, novamente em 15 de setembro de 2011 o denso nevoeiro foi uma das causas de um megaengavetamento, envolvendo 300 veículos. Embora seja mais do que o dobro da quantidade de veículos acidentada em 1977, o número de vítimas foi bem menor: um morto e 29 feridos. Na terça-feira, dia 20 de setembro de 2011, o jornal santista A Tribuna noticiou, na página A-8:

Quantidade de comboio na descida este ano aumentou 85% em relação a 2010. Subida não tem operação

Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

Para governador, Ecovias pode ser punida por acidente

Especialista defende fechamento da rodovia em caso de neblina

Maurício Martins

Da Redação

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ontem, durante um evento na capital, que a concessionária Ecovias, responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), pode ser punida por causa do acidente envolvendo quase 300 veículos, na última quinta-feira, na pista de subida da Imigrantes. O episódio, ocorrido no quilômetro 41, altura de São Bernardo do Campo, matou um caminhoneiro e deixou mais de 40 feridos.

Questionado, o governador afirmou que vai aguardar primeiro o resultado das apurações sobre o engavetamento, mas acredita que o monitoramento, em caso de neblina, deve ser melhorado. "Eu vejo que é necessário estabelecer uma disciplina melhor nos comboios. A Artesp, que é a agência reguladora de transporte já está trabalhando com a concessionária nessa questão".

Para o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (Abramet), Mauro Augusto Ribeiro, se a neblina estiver intensa, o mais seguro é fechar a rodovia naquela horário ou conduzir o trânsito de forma orientada, ou seja, através de comboios. Ribeiro também avalia que uma boa sinalização reduz o risco de acidentes. "Na questão da neblina, vai prevalecer a sinalização de solo. Têm algumas áreas de concreto em que a sinalização não fica tão boa. Precisa ser feita sempre uma manutenção de boa qualidade, o que não acontece nas rodovias de um modo geral".

A Ecovias espera que o laudo sobre as causas do acidente fique pronto para estudar novas medidas. Em nota, a concessionária diz que quaisquer mudanças operacionais que se mostrarem eficientes para ampliar a segurança das rodovias serão adotadas.

Mais comboio - Este ano, até o mês passado, o Sistema Anchieta-Imigrantes registrou 3.827 acidentes. No mesmo período do ano passado, foram 4.345 acidentes.

Na pista Sul, de descida, foram realizados 24 comboios até agosto, contra 13 em 2010 - aumento de 85%.

Enquanto não se decide se a Operação Comboio será ou não implantada na subida da Imigrantes, a Polícia Militar Rodoviária recomenda que os motoristas mantenham uma velocidade entre 30 e 40 km/h em caso de neblina e sempre usem faróis baixos. "Não se deve frear repentinamente. Para no acostamento só em casos extremos, com o pisca-alerta ligado", explica o tenente Marcos da Silva Negrinho, responsável pelo policiamento no Litoral Sul.

Se o motorista se envolver num engavetamento, o conselho é sair do veículo o quanto antes, por conta do risco de colisão traseira. "A pessoa deve se abrigar às margens da rodovia, o mais distante do acostamento", diz o tenente.

Ministério Público - Até ontem a promotoria da Cidadania e Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP) de São Bernardo do Campo ainda não se manifestou sobre o caso. Na última sexta-feira, o vereador santista Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) protocolou uma representação para que o órgão investigue o serviço prestado pela Ecovias aos usuários. O MP tem 30 dias para decidir se abre um inquérito civil ou arquiva o documento.

Comboio

Dias com operação
Mês 2010 2011
Jan 4 0
Fev 0 1
Mar 1 1
Abr 2 4
Mai 2 2
Jun 1 1
Jul 2 5
Ago 1 10
Set 9 -
Out 4 -
Nov 4 -
Dez 7 -
Fonte: Ecovias

Acidentes no SAI

Mês 2010 2011
Jan 751 630
Fev 531 550
Mar 490 448
Abr 538 450
Mai 523 422
Jun 473 446
Jul 517 442
Ago 522 439
Set 580 -
Out 536 -
Nov 535 -
Dez 649 -
Total 6.645 3.827
Fonte: Ecovias
Estações meteorológicas
A neblina é mais frequente nos meses de inverno e primavera. Para a Ecovias, não existe como prever a formação com antecedência. Mas a situação de momento é medida por dez estações meteorológicas. São aparelhos instalados em vários pontos da rodovia, que medem visibilidade, índice pluviométrico e velocidade do vento.

Os dados são monitorados, em tempo real, no Centro de Controle de Operações da Ecovias. Tudo é feito por computadores, que emitem um alerta quando a visibilidade atinge níveis inferiores a 100 metros. A Operação Comboio na descida é autorizada a partir desses dados, com acompanhamento da Polícia Militar Rodoviária.

Leva para a página seguinte da série