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HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO
Um dragão no autorama do Casqueiro (3)

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Esta é uma história em desenvolvimento, vejamos como terminará. Inaugurado em 1971, o então viaduto 31 de Março (em 2010 rebatizado como Rubens Paiva) é a peça central de um complexo viário que os engenheiros apelidaram de autorama. (popular brinquedo de meados do século XX em que carrinhos disputam corrida numa pista com retas e elevações, em circuito fechado).

Na segunda década do terceiro milênio, o autorama precisa ser ampliado, e a primeira proposta, apresentada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em fevereiro de 2012, foi imediatamente apelidada de "Rabo do Dragão" ou "Rabo do Dinossauro", por uma das rampas de acesso invadir a principal avenida do Jardim Casqueiro, o que foi rejeitado pelos moradores do núcleo. Em 18 de maio de 2012, os próprios engenheiros do DER apelidaram sua nova proposta, igualmente rejeitada, de "Cotó do Doberman". Em maio de 2013, o DER conseguiu o consenso, ao desviar o "rabo" do viaduto. A proposta foi apresentada à população em 29 de abril de 2013, conforme então divulgado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cubatão:


A apresentação da proposta final do viaduto, no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão

Foto: José Mário Alves/SECOM-PMC, em 29/5/2013

Viaduto do Casqueiro tem novo traçado aprovado pela comunidade cubatense

Mobilização popular levou o governo estadual a modificar o projeto duas vezes

"É uma grande vitória de todos nós", sintetizou a prefeita Marcia Rosa, ao final da audiência pública para apresentação pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do terceiro projeto para a duplicação do viaduto Rubens Paiva (ex-31 de Março, também conhecido como o Viaduto do Casqueiro). "Numa obra grandiosa como esta, era importante buscar esse consenso, um traçado que respeite as regras da Artesp e os anseios da comunidade, da Cubatão que nós queremos", disse ela, após a aprovação pelo plenário do novo traçado da rampa de acesso no Jardim Casqueiro. Com grande participação de público, o encontro foi realizado na noite desta segunda-feira (29/4), no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão.

O novo projeto suprime totalmente a necessidade da rampa de acesso (o "rabo do dinossauro", como ficou conhecida) de 210 metros de extensão, que entraria pela Avenida Joaquim Jorge Peralta e criaria inúmeros problemas urbanísticos no Jardim Casqueiro, mesmo na forma reduzida para 160 metros e inclinação a 8%, como constou num segundo projeto. Em seu lugar, será criada uma faixa viária adicional de uns 130 metros entre a Via Marginal e a Rua José Maria Ruivo, convergindo pela Rua Júlio Cunha. O projeto atual também contempla a circulação cicloviária, reivindicada pela comunidade.

Além da prefeita, do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento e do secretariado municipal, participaram do ato o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; o diretor executivo da Agência Metropolitana (Agem), Marcelo Bueno; o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni; o diretor regional (DER-5) Orlando Morgado Jr.; e diversos representantes comunitários e empresariais. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores W. Moura (presidente), César da Silva Nascimento (vice), Jair Ferreira Lucas (Jair do Bar), Ivan da Silva (Hildebrando), Fábio Moura, Severino Tarcicio da Silva (Doda) e Ademário da Silva Oliveira.

Edmur Mesquita também destacou a importância do consenso agora obtido: "O DER recebeu inúmeras propostas e sugestões para o traçado desse viaduto, que é fundamental para a cidade e a região metropolitana como um todo, e elaborou uma nova proposta, ora apresentada". Clodoaldo Pelissioni, por sua vez, ressaltou a contribuição dessa e de outras obras viárias para a maior segurança no trânsito na região, atendendo à proposta da Década Internacional de Redução de Acidentes nas Estradas.

No detalhamento técnico do terceiro projeto foi explicado que o novo traçado considera a liberação de uma faixa de terras de 1.800 m² (da União) ao lado da Rua Júlio Cunha. Toda a obra receberá iluminação adequada e deve acomodar a demanda de tráfego pelos próximos dez anos.

Simone Tenório e José Roberto Baldini, representando a Associação dos Moradores do Jardim Casqueiro, Vila Bandeirantes e Ponte Nova (Someca), agradeceram ao DER "pelo esforço em corresponder aos anseios da comunidade", lembrando que "a comunidade unida mais uma vez prova que é possível alcançar seus objetivos". Simone dedicou um agradecimento especial à prefeita: "Obrigado, Marcia Rosa, por de fato nos representar". Já Baldini reivindicou que os recursos economizados com a supressão da alça de acesso sejam usados pelo governo estadual no atendimento de várias demandas cubatenses.

 

Outras demandas – A audiência serviu também para a apresentação de diversas demandas ao governo estadual, especialmente as relacionadas com a Via Bandeirantes (SP-148), que vem tendo tráfego intenso de veículos pesados por conta dos congestionamentos na Via Anchieta, e acidentes diários com o tombamento de ônibus e carretas, já que as pistas estreitas e sem acostamento são acompanhadas por uma vala onde é constante a queda de veículos.

O superintendente do DER explicou que está sendo preparado um projeto para recapeamento da pista, com drenagem da vala, no trecho de 21 km entre Cubatão e Santos, com recursos estimados em R$ 32,5 milhões. Ele se comprometeu em apresentar à população esse projeto, dentro de 90 dias, de forma que as obras possam começar já no início de 2014. E explicou que a vala defronte à Vila dos Pescadores apresenta um complicador: nela há uma antiga adutora da Sabesp, que precisa ser remanejada antes de se fazer qualquer obra.

A prefeita observou que há 15 dias a Prefeitura obteve da União a transferência dos terrenos onde se situa a Vila dos Pescadores, passo importante para regularizar a área e efetuar a urbanização daquele núcleo. Disse que recentemente fez o que era possível ao município quanto ao trânsito pesado na via: proibir o tráfego de veículos com mais de 13 toneladas pela Avenida Tancredo Neves, que liga com a Via Bandeirantes. Cabe agora ao Estado coibir os abusos dos motoristas nessa estrada, e os alertas já foram dados pela Prefeitura quanto a isso, "pois continua havendo tráfego acima da capacidade de peso do Viaduto Rubens Paiva: a ponte pode cair".

Um representante da Polícia Rodoviária explicou que, apesar de duas situações críticas que demandam atenção dos policiais, em Santos e Guarujá), uma equipe já começou a fazer bloqueios, duas vezes ao dia, para autuar os motoristas que descumprirem as normas de trânsito. Quanto ao pedido de liberação dos acostamentos da Via Anchieta para o tráfego em situações críticas, lembrou que já está ocorrendo e que está sendo sugerida à Artesp a instalação de sinais amarelo-piscantes para autorizar o tráfego pelo acostamento no picos de congestionamento viário.
 

Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP

Fotos: José Mário Alves

20130429-GP-ViadutoCasqueiro-CPM.doc

 


A apresentação da proposta final do viaduto, no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão

Foto: José Mário Alves/SECOM-PMC, em 29/5/2013

 

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Imagem e detalhe: proposta do DER

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