Estanislau Marcka, do DER, apresenta o segundo projeto
Foto: Carlos Felipe/SECOM-PMC, em 18/5/2012
Viaduto do Casqueiro: Someca reunirá especialistas para apresentar proposta
Moradores recusam qualquer viaduto entrando naquele núcleo residencial
Nem "rabo do dragão", nem "cotó do doberman": a solução para o "autorama", como é apelidado
por antigos engenheiros o complexo viário que inclui o Viaduto Rubens Paiva (ex-31 de Março) será procurada pela Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro (Someca), por meio de reuniões que promoverá com os autores de várias propostas de
soluções alternativas, em que o tráfego rodoviário não passe pelo núcleo. A decisão foi tomada pela entidade ao final do encontro no Bloco Cultural do Paço Municipal, na noite desta sexta-feira (18), quando os representantes do Departamento de
Estradas de Rodagem (DER) apresentaram uma nova proposta viária aos moradores.
O encontro, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Obras, foi aberto pelo
secretário Silvano Lacerda, que relembrou ser esta mais uma etapa do debate com os moradores, iniciado com a apresentação da primeira proposta do DER no dia 8 de fevereiro. Lembrou ainda que a região passa por grandes mudanças, com a chegada
de quarenta a cinquenta mil novos moradores, em razão dos projetos habitacionais em curso e da realocação de habitantes das áreas de risco e/ou preservação ambiental da Serra do Mar.
O diretor de Engenharia do DER, engenheiro Estanislau Marcka, junto com o assessor parlamentar
Fernando Hiro e outros representantes daquele órgão, apresentou o novo projeto, para substituir o que os moradores haviam apelidado de "rabo do dragão" por incluir uma rampa de acesso ao novo viaduto no centro da Avenida Joaquim Jorge Peralta. A
nova proposta, que ele mesmo apelidou de "cotó do doberman", procura atender os moradores ao reduzir essa rampa, mas fechando para isso a travessia da Rua Estados Unidos.
Explicou ainda que uma proposta dos moradores, sem a entrada do viaduto no Casqueiro,
implicava numa questão de segurança, o entrelaçamento rodoviário na saída da interligação para a Via Anchieta, que segundo ele estaria em desacordo com as normas do DNIT, no que foi contestado pelo engenheiro Ricardo Cretella, porque em tal caso
outros dez lugares nas estradas da região teriam de ser interditados, e o próprio projeto inicial do DER estaria em desacordo com tais normas.
A proposta do DER calcula a obra em torno de R$ 44 milhões, com licitação já em junho e início
de obras em novembro deste ano, sendo estimuladas as empreiteiras a empregarem mão de obra cubatense. O vão sob o viaduto seria usado como área destinada a uma ação social de segurança ou saúde a ser definida pela Prefeitura, com projeto
paisagístico para embelezar o local.
Em resposta, a representante da Someca, Simone Tenório, promoveu a apresentação de um vídeo
encontrado no YouTube, "Viaduto do Capanema: a face do Centro que ninguém quer ver", sobre os problemas com prostituição e marginalidade junto ao primeiro viaduto construído em Curitiba. E afirmou: "Somos uma comunidade que deve ser respeitada, e
que não é manipulável. O governo estadual esqueceu a população que está sendo instalada no Casqueiro e Bolsões, e é preciso criar uma solução. Tirem o viaduto da entrada principal do Casqueiro".
Manifestaram-se também no encontro os ex-secretários José Roberto Baldini e Fábio Inácio, e o
secretário adjunto do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, bem como o vereador Adeildo Heliodoro (Dinho) e moradores do Jardim Casqueiro.
Alternativas - Algumas
propostas foram apresentadas, como a de fazer a nova alça do viaduto sair da Rua 1 do Jardim Casqueiro, sobre a caneleta, sem criar um viaduto, sugerida por um aluno de Arquitetura, e a de Valdemar Alves dos Santos, apresentada em desenho, tendo
como ponto principal o prolongamento da interligação Anchieta-Imigrantes com um viaduto sobre a Anchieta até a Avenida Tancredo Neves, e alça a partir daí para ligação com a Anchieta. Também foi lembrado o projeto do próprio governo estadual de
criar um binário de circulação com as vias marginais da Anchieta (a esquerda em direção a Santos e a direita em sentido contrário).
Também o arquiteto e urbanista Gilmar Barros, que participou de projetos na área do porto
santista, informou ter uma solução que retira o trecho de descida do viaduto Rubens Paiva, prolongando-o por sobre a ferrovia até a Vila dos Pescadores, de forma a interligar também este núcleo.
A intenção da Someca é reunir estes proponentes e debater com eles, para apresentar uma
proposta completa à Prefeitura e ao DER, que atenda tanto as necessidades de separação do trânsito urbano e rodoviário como aos desejos dos moradores de não ter um viaduto em sua porta.
Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Fotos: Carlos Felipe
Link para fotos
Link para a apresentação do
DER (arquivo PDF)
Link para vídeo do Viaduto do Capanema
20120518-GP-ViadutoCasqueiro-CPM.doc
Secretário municipal Silvano Lacerda coordena o encontro com os moradores
Foto: Carlos Felipe/SECOM-PMC, em 18/5/2012
Imagens: proposta do DER
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