Foto publicada com a matéria
Trem Húngaro na Cosipa
«Um lugar para os húngaros»
«Os malfadados trens da Ganz-Mavag encontram finalmente uma aplicação adequada: transportar metalúrgicos na baixada
santista»
«São Paulo não quer: vai leiloá-los até o final do ano. O Rio Grande do Sul usou e não aprovou: vai despachá-los
para Teresina, onde funcionarão como bondes. Mas não por muito tempo: a intenção é transferi-los depois de um ano e meio para Parnaíba, no litoral
do Piauí. Esses enjeitados são os trens húngaros, luxuosa e cara aquisição que nunca deu à Rede retorno do investimento.
«O único lugar onde o húngaro acabou dando certo foi entre Santos e Cubatão, transportando trabalhadores da Cosipa
(Companhia Siderúrgica Paulista). Para surpresa de todos os que conhecem os problemas que ele costuma causar, a direção da empresa se declara
perfeitamente satisfeita com seu desempenho e afirma que, se depender da Cosipa, a composição não sai de lá nunca mais.
«Os trens húngaros chegaram ao Brasil em 1974, no governo Geisel, trocados com
a Hungria por cereais e café. Fabricados pela Ganz-Mavag, foram chamados na época de "aviões sobre trilhos", pela suntuosidade e conforto. São
compostos de dois carros-motor, um carro pullmann e um carro buffet. Possuem motor diesel de 2.800 HP, suspensão hidromecânica,
truques com suspensão em cada eixo, ar condicionado e poltronas reclináveis.
«Seis composições foram para o Rio Grande do Sul, destinados à linha Porto Alegre – Uruguaiana e seis para o
percurso Rio - São Paulo, sendo depois transferidas para as linhas São Paulo – Santos e São Paulo – Campinas. Logo ficou evidente que a permuta fora
um mau negócio. O consumo de diesel era alto – dois litros por km – e o atendimento de encomendas de peças de reposição levava até três anos, já que
os trens saíram de linha na Europa.
«Sem peças e com defeitos freqüentes, as composições foram se degradando cada vez mais e nunca chegaram a cobrir em
serviços o custo de US$ 587 mil cada. Por isso, quatro composições que estão em São Paulo, em péssimo estado, serão leiloadas até dezembro.
«Fim do vandalismo
«Os trens só não deram trabalho para a Cosipa, que alugou da Rede em 1978 uma composição com uma locomotiva e
quatro vagões, à qual foram adicionados mais quatro em 1979. Diariamente, o trem húngaro transporta 1.640 funcionários da companhia, fazendo em uma
hora o trajeto de ida e volta nos 19 quilômetros entre Santos e a usina, em Cubatão. No total, funciona duas horas por dia em seis viagens – três
pela manhã e três no final da tarde. No intervalo, entre 9h e 16h30, recebe manutenção da Cosipa. Apenas o maquinista e o chefe de trem são da Rede.
«As razões para o bom desempenho, segundo a empresa, são várias. Em primeiro lugar, o trajeto plano entre Santos e
Cubatão corresponde às condições para as quais eles foram projetados. No Rio Grande do Sul, os aclives acentuados fizeram com que se tentasse dar o
jeitinho brasileiro para que não gastassem tanto óleo diesel: foi retirado um dos dois carros tratores, o que ocasionou trincas nos boolsters
(peças que unem a armação do truque).
«Além disso, logo que a Cosipa recebeu a composição, tratou de reformar a funilaria e o piso, além de dar uma nova
pintura e nacionalizar boa parte dos sistemas elétrico e mecânico. Até o sistema de ar condicionado é agora nacional e, quando necessário, são
adaptados relés e outras peças-chave. Daí a flagrante diferença entre a composição alugada e as que estão prestes a serem leiloadas pela Rede.
«O cuidado com o trem é tanto que, durante o ano passado, foi feita até uma campanha educativa na favela de
Vila Siri, em Cubatão, bem próxima à linha, para conscientizar a população, principalmente as crianças, da importância do
meio de transporte. Seis mil crianças participaram de concursos de desenho, palestras e viagens de trem. Segundo a Assessoria de Imprensa da Cosipa,
a iniciativa conseguiu diminuir bastante os atos de vandalismo, que no passado obrigaram à substituição de 80% dos vidros-fumê dos carros.»
Foto publicada com a matéria
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Interior de vagão do trem húngaro, em 1º de maio de 1980
Foto: Paulo R. Filomeno, no
site V.F. Centro-Oeste
Locomotiva do trem húngaro, na estação do Valongo, em Santos
Foto: Paulo R. Filomeno, no
site V.F. Centro-Oeste
Trem da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), em folheto da fábrica Ganz Mavag, de Budapest
Imagem: detalhe de folheto da fabricante
húngara do trem, no site V.F. Centro-Oeste
Interior do vagão de passageiros do trem húngaro da RFFSA
Imagem: detalhe de folheto da fabricante
húngara Ganz Mavag, no site V.F. Centro-Oeste
Interior do vagão-buffet no trem húngaro da RFFSA
Imagem: detalhe de folheto da fabricante
húngara Ganz Mavag, no site V.F. Centro-Oeste
Interior da cabina de comando do trem húngaro da RFFSA
Imagem: folheto da fabricante húngara Ganz
Mavag, de Budapest, no site V.F. Centro-Oeste |