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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 17/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:42:39
SEM FILA
Cresce a informatização dos serviços públicos nacionais 

Computadores permitem ainda ampliar o leque de atendimento aos usuários

Acabar com as filas intermináveis e os transtornos ao contribuinte, com serviço público de qualidade, é uma meta que está sendo alcançada em diversos níveis do serviço público no Brasil, através do uso crescente dos recursos da Informática. Além disso, a digitalização dos dados e a formação de redes de computadores permitem criar novos serviços para o público, como informações sobre o andamento de processos, solicitação e obtenção automáticas de documentos diversos, inclusive sem o deslocamento do interessado até a repartição pública. 

Um dos casos mais conhecidos do público é o do Imposto de Renda via Internet, mas há muitos outros exemplos, espalhados pelo País, como o Poupatempo paulista, a informatização do Senado Federal e da Segurança Pública de Fortaleza, a auditoria eletrônica no Fisco paulista, a vigilância ambiental na Amazônia e a nova Infovia Metropolitana no Rio de Janeiro.

O projeto Poupatempo - Central de Atendimento ao Cidadão, implementado pelo Governo paulista, é uma rede mista conectada a redes de 18 órgãos públicos ou recém-privatizados, disponibilizando 274 tipos de serviços diferentes à população. A implantação da idéia teve início com o Poupatempo Sé, em 20 de outubro de 1997, e já foram instaladas mais quatro unidades, atendendo um total de dois milhões de contribuintes. Os postos do Poupatempo foram informatizados com 893 microcomputadores Microtec da linha Mythus com chips Pentium 233 MHz e PII 266 MHz, além dessa empresa proporcionar suporte full-time. O projeto é de autoria da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo e é gerenciado pela Companhia de Processamento de Dados (Prodesp).

Segundo Plinio Ripari, assistente de informática da Superintendência do Projeto Poupatempo, a rede mista é composta por 90% de Windows NT e o restante em Unix e Netware. Os servidores da rede são PII de 266 MHz e 74 MB de RAM. Os equipamentos Microtec, usados como terminais de atendimento ao público, usam sistema operacional Windows-95. O Poupatempo funciona como usuário remoto em efetivas extensões das redes ou CPDs dos órgãos conectados para a prestação de seus serviços. A unidade de Santo Amaro está ligada a um nó da Telesp onde trafegam dados com velocidade de 6 MB por segundo para atender cada segmento da rede, garantindo a rapidez e eficiência na troca de dados.

Interiorização – O primeiro posto do Interior foi o Poupatempo Campinas, inaugurado no dia 28/8/1998, reunindo 53 serviços de oito órgãos e empresas, com 230 funcionários, fluxo diário de 3.000 documentos emitidos, para um público residente em Campinas e em mais 31 municípios daquela região. Em 15 de setembro foi inaugurado o primeiro Poupatempo em parceria com a iniciativa privada, também com 230 funcionários e 53 serviços, para atender 4.000 pessoas de São José dos Campos e outros 38 municípios da região.

Nos postos do Poupatempo é possível tirar documentos como carteira de identidade, Carteira de Trabalho, renovar Carteira de Motorista, licenciar veículos, solicitar segundas vias de contas, obter informações e outros serviços ligados às empresas estatais ou recém-privatizadas. Como exemplo da rapidez do serviço, a renovação da Carteira de Motorista demanda em média 40 minutos, incluindo o exame médico. A carteira de identidade demanda quatro horas, mas sem fila: o contribuinte pega uma senha e volta só para pegar a nova via do documento.

Os postos ficam abertos de segunda a sábado, seis horas ao dia, empregando 500 funcionários para o atendimento de 11 mil pessoas/dia. Também está disponível o Disque Poupatempo, oferecendo informações sobre o serviço pelo telefone 0800.171233, ou pela homepage.

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