SEM FILA
Cresce a informatização
dos serviços públicos nacionais
Computadores permitem ainda
ampliar o leque de atendimento aos usuários
Acabar
com as filas intermináveis e os transtornos ao contribuinte, com
serviço público de qualidade, é uma meta que está
sendo alcançada em diversos níveis do serviço público
no Brasil, através do uso crescente dos recursos da Informática.
Além disso, a digitalização dos dados e a formação
de redes de computadores permitem criar novos serviços para o público,
como informações sobre o andamento de processos, solicitação
e obtenção automáticas de documentos diversos, inclusive
sem o deslocamento do interessado até a repartição
pública.
Um dos casos mais conhecidos do público
é o do Imposto de Renda via Internet, mas há muitos outros
exemplos, espalhados pelo País, como o Poupatempo paulista, a informatização
do Senado Federal e da Segurança Pública de Fortaleza, a
auditoria eletrônica no Fisco paulista, a vigilância ambiental
na Amazônia e a nova Infovia Metropolitana no Rio de Janeiro.
O projeto Poupatempo - Central de
Atendimento ao Cidadão, implementado pelo Governo paulista, é
uma rede mista conectada a redes de 18 órgãos públicos
ou recém-privatizados, disponibilizando 274 tipos de serviços
diferentes à população. A implantação
da idéia teve início com o Poupatempo Sé, em 20 de
outubro de 1997, e já foram instaladas mais quatro unidades, atendendo
um total de dois milhões de contribuintes. Os postos do Poupatempo
foram informatizados com 893 microcomputadores Microtec da linha Mythus
com chips Pentium 233 MHz e PII 266 MHz, além dessa empresa
proporcionar suporte full-time. O projeto é de autoria da
Secretaria do Governo do Estado de São Paulo e é gerenciado
pela Companhia de Processamento de Dados (Prodesp).
Segundo Plinio Ripari, assistente
de informática da Superintendência do Projeto Poupatempo,
a rede mista é composta por 90% de Windows NT e o restante em Unix
e Netware. Os servidores da rede são PII de 266 MHz e 74 MB de RAM.
Os equipamentos Microtec, usados como terminais de atendimento ao público,
usam sistema operacional Windows-95. O Poupatempo funciona como usuário
remoto em efetivas extensões das redes ou CPDs dos órgãos
conectados para a prestação de seus serviços. A unidade
de Santo Amaro está ligada a um nó da Telesp onde trafegam
dados com velocidade de 6 MB por segundo para atender cada segmento da
rede, garantindo a rapidez e eficiência na troca de dados.
Interiorização
– O primeiro posto do Interior foi o Poupatempo Campinas, inaugurado no
dia 28/8/1998, reunindo 53 serviços de oito órgãos
e empresas, com 230 funcionários, fluxo diário de 3.000 documentos
emitidos, para um público residente em Campinas e em mais 31 municípios
daquela região. Em 15 de setembro foi inaugurado o primeiro Poupatempo
em parceria com a iniciativa privada, também com 230 funcionários
e 53 serviços, para atender 4.000 pessoas de São José
dos Campos e outros 38 municípios da região.
Nos postos do Poupatempo é
possível tirar documentos como carteira de identidade, Carteira
de Trabalho, renovar Carteira de Motorista, licenciar veículos,
solicitar segundas vias de contas, obter informações e outros
serviços ligados às empresas estatais ou recém-privatizadas.
Como exemplo da rapidez do serviço, a renovação da
Carteira de Motorista demanda em média 40 minutos, incluindo o exame
médico. A carteira de identidade demanda quatro horas, mas sem fila:
o contribuinte pega uma senha e volta só para pegar a nova via do
documento.
Os postos ficam abertos de segunda
a sábado, seis horas ao dia, empregando 500 funcionários
para o atendimento de 11 mil pessoas/dia. Também está disponível
o Disque Poupatempo, oferecendo informações sobre o serviço
pelo telefone 0800.171233, ou pela homepage.
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