Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9811cip1.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 17/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:42:42
SEM FILA
Fisco paulista adota auditoria eletrônica 

O Fisco paulista está trabalhando em um projeto que visa dotar a sua fiscalização de ferramentas informatizadas, objetivando a execução de auditorias em contribuintes de ICMS. Para viabilizar a tarefa, a Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda está adotando o software ACL para Windows, específico de auditoria, análise e pesquisa de dados. O projeto faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária (Promocat) de São Paulo, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo do Estado.

"Com as novas ferramentas eletrônicas, teremos melhores condições de atuação, com reflexo direto na produtividade e qualidade das auditorias", diz Wilson Bento Jr., líder do projeto Auditoria Informatizada. "Elas permitirão que o trabalho do Fisco seja realizado no mesmo patamar tecnológico existente no ambiente de negócios dos contribuintes", acrescenta.

Ferramenta – A equipe de projeto escolheu o software ACL para Windows, distribuído no Brasil pela Sun Software, como a ferramenta que irá auxiliar seu trabalho. Segundo Bento Jr., a escolha se deveu ao fato de o ACL para Windows estar presente em quase todas as grandes empresas de auditoria brasileiras e ser a única ferramenta de auditoria eletrônica disponível em português. Conforme Armando Kagueyama, diretor da Sun Software, outros Estados brasileiros também estão desenvolvendo projetos similares e, de olho na decisão do Fisco paulista, também examinam a adoção do ACL.

Até agora, os auditores adaptavam planilhas eletrônicas e bancos de dados para seu trabalho de verificação de lançamentos fiscais e contábeis, uma tarefa extremamente trabalhosa. Com o ACL, os auditores poderão efetuar um trabalho analítico aproveitando a funcionalidade específica do software, que é traduzida em mais de uma centena de funções de auditoria já prontas.

A Sun Software foi criada em 1985 para fornecer consultoria, treinamento e distribuição/suporte técnico de softwares para mainframes IBM e hoje atua também com as plataformas AS/400, Redes, PCs e Unix. A empresa representa no Brasil a canadense ACL Services Ltd., empresa líder no segmento de tecnologia e serviços voltados à área de auditoria.

Veja mais:
Cresce a informatização dos serviços públicos nacionais
Atech mostra protótipo do Sivam em Manaus
Fortaleza implanta sistema de segurança pública informatizado
Nova fábrica de software do Senado usa servidores Sun
Banco Central conta com nova rede ATM
Paraná inaugura serviço de prototipagem rápida