Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9810bcd3.htm
Matéria originalmente publicada pelo editor de Novo Milênio no caderno de Informática do jornal A Tribuna de Santos em 13/10/1998
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 12/08/00 20:15:22
DEMOCRATICAÇÃO DA INFORMÁTICA - 3
Como funciona o trabalho do CDI

O projeto do CDI foi baseado na constatação de que a história da Humanidade entrou em nova era, a era da informação e da comunicação em rede, onde o computador desempenha papel fundamental. A informática vem mudando o mundo em ritmo alucinante, mas o acesso a ela continua limitado, dado o alto custo dos equipamentos e as ainda escassas oportunidades de formação disponíveis para a população de baixa renda. 

Os jovens que vivem nas favelas das grandes metrópoles estão entre os segmentos sociais mais expostos ao fascínio irresistível dessas novas linguagens e instrumentos de progresso: foi observado que grande parte do dinheiro que os meninos de rua ganham com esmolas é gasto com brinquedos eletrônicos em lojas ou shopping centers, provando existir uma cultura digital já enraizada também nas camadas menos favorecidas da sociedade.

Daí residir na computação um grande potencial de integração dos jovens à sociedade, por meio dos conhecimentos e das técnicas da Informática. Poucas alternativas de profissionalização poderiam ter o mesmo poder de competir com as táticas de aliciamento promovidas pelo crime organizado, criando condições efetivas de mudança de um quadro social em que o crime e o tráfico são muitas vezes as únicas opções de ascensão social disponíveis num determinismo socioeconômico cruel.

Sedução - Quando uma Escola de Informática e Cidadania (EIC) é aberta, em dois ou três dias se inscrevem entre 600 e 800 pessoas, pois o apelo e a sedução do computador são uma realidade. Os membros da comunidade percebem que a informática é um diferencial quando se trata de procurar melhor colocação no mercado de trabalho. Nesse sentido, o CDI e todas as pessoas envolvidas nesse projeto notam que o computador, numa comunidade mais pobre, não é apenas uma máquina ou ferramenta, é a verdadeira arma para educar, capacitar, profissionalizar, gerar renda e mostrar uma perspectiva de futuro aos jovens de baixa renda.

Outra ênfase do trabaho do CDI é a educação para a cidadania. O educador brasileiro Paulo Freire desenvolveu um método, a partir da sua experiência com alfabetização de adultos, pelo qual as pessoas aprendem mais e melhor quando conseguem ligar os conteúdos da aprendizagem formal (escolar) com aquilo que aprendem no dia a dia, nas lutas pela sobrevivência.

As EICs procuram seguir os ensinamentos de Paulo Freire e disseminar entre as pessoas das comunidades de baixa renda não só o ensino técnico e profissionalizante, mas uma reflexão sobre a própria realidade em que elas vivem e sobre os temas que merecem a preocupação daquelas comunidades. Assim, os conhecimentos técnicos vêm acompanhados do debate sobre as verdadeiras necessidades das comunidades e sobre questões atuais como a gravidez na adolescência, o acesso à educação e saúde etc.

Os instrutores das EICs devem conhecer profundamente a realidade local e abordar no ensino dos programas de computadores os temas que servirão para a vida dos alunos. Por exemplo, quando os alunos utilizam um programa de pintura em computador, pode-se pedir que façam um desenho sobre a sua comunidade, e que depois debatam os resultados. 

Numa instrução sobre planilhas eletrônicas, pode-se exercitar dados estatísticos que retratem a realidade da própria comunidade (índice de mortalidade, de violência, de natalidade). Ao trabalhar com um editor de textos, pode-se produzir um jornal que conte a história da comunidade e seus sonhos. Num banco de dados, pode-se colocar informações sobre os problemas da comunidade ou telefones úteis para ela. 

Os programas de apresentação permitem reunir todo esse material numa apresentação da comunidade, que pode ser utilizada para a própria divulgação dessa comunidade e seus problemas e captação de novos parceiros no processo de seu desenvolvimento.

Veja, nesta série:
(1) Do sonho para a realidade
(2) Democracia e informática se unem
(3) Como funciona o trabalho do CDI
(4) Manuais explicam a forma de montar a escola
(5) Um manual do CDI - algumas páginas