Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110a005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/03/01 02:42:52
ABTA 2001 é realizada na capital paulista 

Tendo como tema a desregulamentação das telecomunicações a partir de 2002, termina no dia 3/10/2001 a nona edição da ABTA - Feira e Congresso Internacional de Telecomunicações, promovido desde o dia 1º/10 no paulistano Transamerica Expo Center pela Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA). O congresso ocorre das 9 às 17 horas e a feira das 12 às 20 horas. Mais informações pelo site ou pelo telefone (0**11) 3120.2351.

O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Renato Guerreiro, foram convidados para a abertura do evento. Renato também ficou encarregado de apresentar palestra sobre o principal tema do Congresso, "2200 horas para 2002" - primeiro painel do evento, que inicia a contagem regressiva para a desregulamentação do setor de TV por assinatura, as discussões sobre os desafios das empresas de TV paga e a competição com as teles a partir do dia 1º de janeiro de 2002. 

Seguiu-se um debate com a participação de Moysés Pluciennik, presidente da
ABTA; Fernando Xavier, presidente da Telefônica no Brasil; Ophir Toledo, vice-presidente do Grupo Abril; Sven Olsson, chefe da equipe de especialistas de telecomunicações do Citibank; e o deputado César Bandeira, presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Com cinco painéis e 12 seminários, o congresso (realizado pela primeira vez pela Converge Eventos) aborda temas de interesse das empresas de telecomunicações por assinatura como as inovações e tendências nos campos de TV interativa e digital, transmissão de dados em alta velocidade e dos serviços de voz, entre outros assuntos do momento. Entre os destaques internacionais estão o principal executivo de conteúdo da Kagan World Media, Larry D. Gerbrandt; o diretor-geral da Playboy TV para América Latina e Ibéria, Thomas Free Alves; o presidente da TV Cabo de Portugal, José Graça Bau; o diretor de tecnologia e banda larga da NBC, Wendell Bailey; e o jornalista e consultor Tom Southwick, um dos maiores especialistas no mercado de telecomunicações e TV paga dos EUA, autor do livro Distant Signals, sobre a história da indústria de TV por assinatura norte-americana.

A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem o evento e participem do congresso, que conta com mais de 70 palestrantes e debatedores nacionais e internacionais. A ABTA 2001 ocupa área total de 14 mil m², sendo 8 mil m² de exposição. No pavilhão de exposição, são 90 estandes - 40 a mais que no evento anterior - com quase 180 empresas mostrando os conteúdos e as tecnologias do
novo cenário nas comunicações brasileiras. Nas salas de reuniões fechadas, que foram a grande novidade da ABTA 2000, os expositores têm privacidade para receber convidados e promover reuniões de negócios. Uma das novidades de 2001 são os lounges, onde expositores e visitantes encontram um espaço para convivência, incluindo sofás e computadores com acesso à Internet.

Entidades - Criada em 1993, a ABTA é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa as operadoras, programadoras, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços do setor. O compromisso da entidade é contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização dessa indústria, que abrange, entre outras atividades, TV por assinatura, acesso à Internet em alta velocidade, telefonia, banco doméstico, centro de compras doméstico e TV interativa. Atualmente, a entidade conta com 147 associados.

Já a Converge Eventos é especializada em eventos para as áreas de TV aberta, telecomunicações, TV por assinatura, publicidade e produção audiovisual. Ligada à Editora Glasberg, das revistas Teletime, Pay-TV e Tela Viva, promove durante todo o ano seminários, encontros de trabalho, fóruns e conferências. A revista Pay-TV, especializada no segmento de TV por assinatura, mantém aberto o conteúdo de
seu site, normalmente restrito a assinantes, com a cobertura completa do evento. 

Veja mais:
ABTA divulga o balanço do 1º semestre-2001
Vision lança seu primeiro decodificador digital
Motorola apresenta solução para TV a cabo
Microsoft mostra sua tecnologia para o setor
Claxson mostra novidades em TV paga
Tele Design leva novidades à exposição