ABTA 2001 é realizada na
capital paulista
Tendo
como tema a desregulamentação das telecomunicações
a partir de 2002, termina no dia 3/10/2001 a nona edição
da ABTA - Feira e Congresso Internacional de Telecomunicações,
promovido desde o dia 1º/10 no paulistano Transamerica Expo Center
pela Associação Brasileira de Telecomunicações
por Assinatura (ABTA). O congresso
ocorre das 9 às 17 horas e a feira das 12 às 20 horas. Mais
informações pelo site
ou pelo telefone (0**11) 3120.2351.
O ministro das Comunicações,
Pimenta da Veiga, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), Renato Guerreiro, foram convidados para a abertura do evento.
Renato também ficou encarregado de apresentar palestra sobre o principal
tema do Congresso, "2200 horas para 2002" - primeiro painel do evento,
que inicia a contagem regressiva para a desregulamentação
do setor de TV por assinatura, as discussões sobre os desafios das
empresas de TV paga e a competição com as teles a partir
do dia 1º de janeiro de 2002.
Seguiu-se um debate com a participação
de Moysés Pluciennik, presidente da
ABTA; Fernando Xavier, presidente
da Telefônica no Brasil; Ophir Toledo, vice-presidente do Grupo Abril;
Sven Olsson, chefe da equipe de especialistas de telecomunicações
do Citibank; e o deputado César Bandeira, presidente da Comissão
de Comunicação da Câmara dos Deputados.
Com cinco painéis e 12 seminários,
o congresso (realizado pela primeira vez pela Converge Eventos) aborda
temas de interesse das empresas de telecomunicações por assinatura
como as inovações e tendências nos campos de TV interativa
e digital, transmissão de dados em alta velocidade e dos serviços
de voz, entre outros assuntos do momento. Entre os destaques internacionais
estão o principal executivo de conteúdo da Kagan World Media,
Larry D. Gerbrandt; o diretor-geral da Playboy TV para América Latina
e Ibéria, Thomas Free Alves; o presidente da TV Cabo de Portugal,
José Graça Bau; o diretor de tecnologia e banda larga da
NBC, Wendell Bailey; e o jornalista e consultor Tom Southwick, um dos maiores
especialistas no mercado de telecomunicações e TV paga dos
EUA, autor do livro Distant Signals, sobre a história da
indústria de TV por assinatura norte-americana.
A expectativa é que cerca
de 10 mil pessoas visitem o evento e participem do congresso, que conta
com mais de 70 palestrantes e debatedores nacionais e internacionais. A
ABTA 2001 ocupa área total de 14 mil m², sendo 8 mil m²
de exposição. No pavilhão de exposição,
são 90 estandes - 40 a mais que no evento anterior - com quase 180
empresas mostrando os conteúdos e as tecnologias do
novo cenário nas comunicações
brasileiras. Nas salas de reuniões fechadas, que foram a grande
novidade da ABTA 2000, os expositores têm privacidade para receber
convidados e promover reuniões de negócios. Uma das novidades
de 2001 são os lounges, onde expositores e visitantes encontram
um espaço para convivência, incluindo sofás e computadores
com acesso à Internet.
Entidades - Criada em 1993,
a ABTA é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins
lucrativos, que representa as operadoras, programadoras, fornecedores de
equipamentos e prestadores de serviços do setor. O compromisso da
entidade é contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização
dessa indústria, que abrange, entre outras atividades, TV por assinatura,
acesso à Internet em alta velocidade, telefonia, banco doméstico,
centro de compras doméstico e TV interativa. Atualmente, a entidade
conta com 147 associados.
Já a Converge Eventos é
especializada em eventos para as áreas de TV aberta, telecomunicações,
TV por assinatura, publicidade e produção audiovisual. Ligada
à Editora Glasberg, das revistas Teletime, Pay-TV
e Tela Viva, promove durante todo o ano seminários, encontros
de trabalho, fóruns e conferências. A revista Pay-TV,
especializada no segmento de TV por assinatura, mantém aberto o
conteúdo de
seu site,
normalmente restrito a assinantes, com a cobertura completa do evento.
Veja mais:
ABTA
divulga o balanço do 1º semestre-2001
Vision
lança seu primeiro decodificador digital
Motorola
apresenta solução para TV a cabo
Microsoft
mostra sua tecnologia para o setor
Claxson
mostra novidades em TV paga
Tele
Design leva novidades à exposição |