ABTA 2001
Microsoft mostra sua tecnologia
para o setor
A Microsoft
Brasil participa do ABTA 2001 destacando sua família completa de
soluções de programa de computador para TV interativa. No
estande da companhia (Rua D4) há um pavilhão exclusivo, no
qual parceiros e alguns dos principais provedores de serviços da
América Latina e Europa demonstram suas soluções de
TV interativa baseadas na plataforma Microsoft.
"A Microsoft
TV tem apoiado o mercado latino-americano de TV a cabo e por satélite
ao longo dos anos, e, apesar das atuais dificuldades econômicas,
vê oportunidades de longo prazo na região", declara Kent Daniel,
diretor para América Latina da Microsoft TV. "Nossa presença
na ABTA mostra as parcerias de sucesso que cresceram
ao longo do tempo entre a Microsoft TV e as principais empresas operadoras
de televisão por assinatura, como a Globo Cabo, no Brasil, e a Cablevision,
no México".
Entre os parceiros presentes no estande
da Microsoft estão a Globo Cabo, que apresenta um protótipo
do seu serviço avançado de TV interativa, usando as tecnologias
digitais do Microsoft TV Advanced e Microsoft TV Basic. A mexicana Cablevision
dá demonstrações de projetos com base no Microsoft
TV Advanced; e a TV Cabo de Portugal lança o serviço em banda
larga por cabo (potencializado pelo Micrososft TV Advanced), que inclui
funções de DVR e já está disponível
naquele mercado.
Os provedores de aplicativos ITV
Solutions, Novabase e NDS também ganham espaço, este último
demonstrando um mecanismo HTML operando no Microsoft TV Basic Digital e,
entre as aplicações interativas, a ênfase é
dada à tela do iPortal: notícias, meteorologia, horóscopos,
iSports e o jogo Four in a Row.
Novidades - Entre as novidades,
o destaque fica por conta do Microsoft TV Access Channel, uma tecnologia
que permite aos operadores oferecer títulos de CD-ROM por meio de
decodificadores digitais; e o Microsoft TV Server, que suporta uma infinidade
de serviços e aplicações e que integra novos serviços
com a estrutura de retaguarda que as operadoras já possuem: bilhetamento,
gerenciamento, provisionamento e atendimento ao assinante.
A Microsoft também apresenta
outras soluções, como a Microsoft TV Basic Digital. Projetada
para a atual geração de conversores, é baseada em
um sistema em tempo real, compatível com padrões DVB, apresentando
uma solução escalável de médio porte para TV
interativa. Suas principais aplicações são serviços
avançados de TV com a geração atual de dispositivos.
O programa inclui ainda guia eletrônico de programas (EPG) personalizável
e aplicativos de TV digital que trazem novas formas de receita para emissoras
e operadores de TV.
O programa Microsoft TV Advanced
foi desenvolvido para a nova geração de conversores digitais
e permite o uso de recursos avançados como gravação
digital e programação de vídeo, mensagens instantâneas
e pesquisa de programas por gênero e assunto.
Ainda estão expostos 11 decodificadores
de nove fabricantes que trabalham com a plataforma Microsoft TV: ADB, Motorola,
Octal, Pace, Philips, Quanta Network Systems, Samsung, Scientific Atlanta
e Thomson/RCA.
Mercado - Segundo a Merrill
Lynch (Global Interactive TV, de agosto de 2000), o Brasil é o maior
mercado de TV na América Latina, com mais de 39 milhões de
lares dotados de aparelhos de televisão. A região é
também a que cresce mais rapidamente em termos de assinantes de
TV paga. Estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas assinarão
a TV paga até 2005, o que se traduzirá em US$ 1,4 bilhão
em receita para a indústria de TV paga, incluindo as operadoras
de redes.
O mercado latino-americano de TV
paga continua a crescer e o futuro dos serviços e do conteúdo
para a TV interativa na região é muito promissor", declara
Jon DeVaan, vice-presidente sênior da divisão de TV da Microsoft.
"Temos sido pioneiros em TV interativa, com projetos inovadores como o
WebTV. Os resultados positivos de nosso trabalho com a Globo Cabo e a Cablevision
estão começando a surgir e darão início a muitas
histórias de sucesso para a TV interativa na região".
Microsoft TV - A plataforma
Microsoft TV é uma família de programas cliente-servidor
baseada em padrões que permitem às operadoras de rede e seus
parceiros fornecer serviços de TV interativa mais cativantes aos
consumidores. A plataforma comporta diversos dispositivos de TV, de decodificadores
e gravadores digitais de vídeo atuais e futuros aos aparelhos de
televisão integrados, dispositivos de entretenimento e outros dispositivos
de informática. Com produtos baseados na tecnologia Microsoft, as
operadoras de redes e os fornecedores de equipamentos podem desenvolver
em parceria com outras empresas uma gama de serviços, como correio
eletrônico e Internet na televisão, programação
interativa, guias eletrônicos de programas e gravação
digital de vídeo, entre outros.
A Microsoft TV também cria
novas e significativas oportunidades econômicas para operadoras de
rede e líderes da indústria em âmbito mundial que escolheram
trabalhar com a plataforma para o fornecimento de serviços, programação,
equipamentos e programas para a TV interativa. O pacote de programas comporta
padrões abertos e tem o respaldo da experiência técnica,
do suporte e da ampla comunidade de terceiros desenvolvedores pelos quais
a Microsoft é reconhecida. Ela é parte integrante da visão
Microsoft.NET de dar poder às pessoas por intermédio de programas
- a qualquer hora, em qualquer local e por intermédio de qualquer
dispositivo.
Veja mais:
ABTA
2001 é realizada na capital paulista |