Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0110a009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/03/01 02:03:20
ABTA 2001
Microsoft mostra sua tecnologia para o setor 

A Microsoft Brasil participa do ABTA 2001 destacando sua família completa de soluções de programa de computador para TV interativa. No estande da companhia (Rua D4) há um pavilhão exclusivo, no qual parceiros e alguns dos principais provedores de serviços da América Latina e Europa demonstram suas soluções de TV interativa baseadas na plataforma Microsoft.

"A Microsoft TV tem apoiado o mercado latino-americano de TV a cabo e por satélite ao longo dos anos, e, apesar das atuais dificuldades econômicas, vê oportunidades de longo prazo na região", declara Kent Daniel, diretor para América Latina da Microsoft TV. "Nossa presença na ABTA mostra as parcerias de sucesso que cresceram ao longo do tempo entre a Microsoft TV e as principais empresas operadoras de televisão por assinatura, como a Globo Cabo, no Brasil, e a Cablevision, no México".

Entre os parceiros presentes no estande da Microsoft estão a Globo Cabo, que apresenta um protótipo do seu serviço avançado de TV interativa, usando as tecnologias digitais do Microsoft TV Advanced e Microsoft TV Basic. A mexicana Cablevision dá demonstrações de projetos com base no Microsoft TV Advanced; e a TV Cabo de Portugal lança o serviço em banda larga por cabo (potencializado pelo Micrososft TV Advanced), que inclui funções de DVR e já está disponível naquele mercado.

Os provedores de aplicativos ITV Solutions, Novabase e NDS também ganham espaço, este último demonstrando um mecanismo HTML operando no Microsoft TV Basic Digital e, entre as aplicações interativas, a ênfase é dada à tela do iPortal: notícias, meteorologia, horóscopos, iSports e o jogo Four in a Row.

Novidades - Entre as novidades, o destaque fica por conta do Microsoft TV Access Channel, uma tecnologia que permite aos operadores oferecer títulos de CD-ROM por meio de decodificadores digitais; e o Microsoft TV Server, que suporta uma infinidade de serviços e aplicações e que integra novos serviços com a estrutura de retaguarda que as operadoras já possuem: bilhetamento, gerenciamento, provisionamento e atendimento ao assinante.

A Microsoft também apresenta outras soluções, como a Microsoft TV Basic Digital. Projetada para a atual geração de conversores, é baseada em um sistema em tempo real, compatível com padrões DVB, apresentando uma solução escalável de médio porte para TV interativa. Suas principais aplicações são serviços avançados de TV com a geração atual de dispositivos. O programa inclui ainda guia eletrônico de programas (EPG) personalizável e aplicativos de TV digital que trazem novas formas de receita para emissoras e operadores de TV.

O programa Microsoft TV Advanced foi desenvolvido para a nova geração de conversores digitais e permite o uso de recursos avançados como gravação digital e programação de vídeo, mensagens instantâneas e pesquisa de programas por gênero e assunto.

Ainda estão expostos 11 decodificadores de nove fabricantes que trabalham com a plataforma Microsoft TV: ADB, Motorola, Octal, Pace, Philips, Quanta Network Systems, Samsung, Scientific Atlanta e Thomson/RCA.

Mercado - Segundo a Merrill Lynch (Global Interactive TV, de agosto de 2000), o Brasil é o maior mercado de TV na América Latina, com mais de 39 milhões de lares dotados de aparelhos de televisão. A região é também a que cresce mais rapidamente em termos de assinantes de TV paga. Estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas assinarão a TV paga até 2005, o que se traduzirá em US$ 1,4 bilhão em receita para a indústria de TV paga, incluindo as operadoras de redes.

O mercado latino-americano de TV paga continua a crescer e o futuro dos serviços e do conteúdo para a TV interativa na região é muito promissor", declara Jon DeVaan, vice-presidente sênior da divisão de TV da Microsoft. "Temos sido pioneiros em TV interativa, com projetos inovadores como o WebTV. Os resultados positivos de nosso trabalho com a Globo Cabo e a Cablevision estão começando a surgir e darão início a muitas histórias de sucesso para a TV interativa na região".

Microsoft TV - A plataforma Microsoft TV é uma família de programas cliente-servidor baseada em padrões que permitem às operadoras de rede e seus parceiros fornecer serviços de TV interativa mais cativantes aos consumidores. A plataforma comporta diversos dispositivos de TV, de decodificadores e gravadores digitais de vídeo atuais e futuros aos aparelhos de televisão integrados, dispositivos de entretenimento e outros dispositivos de informática. Com produtos baseados na tecnologia Microsoft, as operadoras de redes e os fornecedores de equipamentos podem desenvolver em parceria com outras empresas uma gama de serviços, como correio eletrônico e Internet na televisão, programação interativa, guias eletrônicos de programas e gravação digital de vídeo, entre outros.

A Microsoft TV também cria novas e significativas oportunidades econômicas para operadoras de rede e líderes da indústria em âmbito mundial que escolheram trabalhar com a plataforma para o fornecimento de serviços, programação, equipamentos e programas para a TV interativa. O pacote de programas comporta padrões abertos e tem o respaldo da experiência técnica, do suporte e da ampla comunidade de terceiros desenvolvedores pelos quais a Microsoft é reconhecida. Ela é parte integrante da visão Microsoft.NET de dar poder às pessoas por intermédio de programas - a qualquer hora, em qualquer local e por intermédio de qualquer dispositivo.

Veja mais:
ABTA 2001 é realizada na capital paulista