Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0109b003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/13/01 15:17:12
Ataque terrorista nos EUA repercute na Net 

Nota na página principal da Amazon incentiva as doações à Cruz VermelhaEnquanto prosseguem as investigações sobre os atentados terroristas que abalaram os Estados Unidos no dia 11/9/2001, classificados como um novo Pearl Harbour devido ao fato de que, mais uma vez, as autoridades da inteligência norte-americana não conseguiram evitar a tragédia, circulam pela Internet - que passou por sua primeira prova de fogo, mantendo-se ativa mesmo com a interrupção das comunicações em New York - as mais variadas informações, muitas delas falsas ou até mesmo plantadas por interessados em complicar ainda mais o quadro.

Foto de New York enviada pelo colaborador Allen Morrison, com comentários. Imagem produzida no dia 12/9/2001 às 13 horas

Logo após a tragédia, Novo Milênio recebeu duas fotos de New York enviadas por Allen Morrison, colaborador da seção O Bonde que reside 3 km distante do destruído World Trade Center.
Foto de New York enviada pelo colaborador Allen Morrison, com comentários. Imagem produzida no dia 12/9/2001 às 13 horas
Boatos - Por outro lado, como exemplo de notícia não confirmada, Novo Milênio recebeu a informação de que a Microsoft teria, no mesmo dia da tragédia, colocado em sua página na Internet uma atualização do jogo de simulação de vôo Flight Simulator 2000, já sem as duas torres gêmeas destruídas no ataque em New York. A informação foi distribuída desde New York por Cid Andrade, nesta forma:
 
Tiro de Misericórdia
Já não tenho mais parâmetros pra nada. Não sei mais o que é real e o que é imagem. Vivemos num filme. O grande irmão está vindo. Leiam a notícia que saiu no site da GloboNews, enviada pelo Chico do Ibest:

"Microsoft lança versão de jogo com vista de NY sem as torres do WTC A multinacional de softwares Microsoft já disponibiliza em seu site uma versão atualizada do jogo Flight Simulator 2000 sem as famosas "twin towers" do World Trade Center. O jogo simula um vôo sobre cenários escolhidos pelo usuário. Nesta nova versão, o cenário nova-iorquino mostra escombros e fumaça onde antes havia o WTC."

Página de cópia de atualização do simulador de vôoNovo Milênio pesquisou: o site da Globo News não tem essa informação e na página de arquivos para cópia da Microsoft (via site ZDNet) também não consta essa atualização, a versão mais recente é v2.0b, de 11/9/2000 (09-11-00 no formato de data inglês mês/dia/ano), coincidentemente um ano antes da tragédia.

Como inúmeras outras empresas nos EUA, a Microsoft criou páginas especiais de informações e apoio às vítimas dos atentados. Uma das mais citadas é a página especial da livraria eletrônica Amazon, que está recolhendo fundos em apoio à Cruz Vermelha Internacional, tendo recolhido em apenas dois dias quase US$ 1,8 milhão por meio de mais de 56 mil contribuições a partir de um dólar.
Página principal da Microsoft lamenta a tragédia e oferece informações
O governo norte-americano está incentivando denúncias que possam levar aos Acesso difícil à página especial do FBI: servidor congestionado pelo número de acessosterroristas pela página especial do FBI, que tem se mantido congestionada na Web devido ao número de acessos. Mais de 22 mil informações já foram recebidas pelas autoridades dessa forma, nas primeiras 48 horas após o atentado.

Captura de tela às 2h25 de 13/9/2001 mostra o total atualizado de contribuições à Cruz Vermelha
Echelon - O polêmico sistema de vigilância das telecomunicações mundiais Echelon (mantido pela agência de segurança NSA, que usa supercomputadores para analisar mais de 95% das mensagens de voz, fax e Internet, em busca de determinadas palavras), bem como o sistema Carnivore de vigilância das comunicações pelo FBI foram criticados por não terem encontrado nada antes da tragédia. 

Entretanto, a troca de mensagens apresentada a seguir pode explicar o fato (o leitor deve levar em conta que não há como confirmar seguramente tais informações, que devem portanto ser consideradas com especial cuidado). Transcrevemos o boletim Relatório Alfa, produzido em Guarulhos/SP por Aldo Novak:
 

39.158 AssinantesEdição número 260  -  Ano III  -  12 de Setembro de 2001http://www.relatorioalfa.com.br - Enviado somente para assinantesObs: o número de assinantes em nossa edição passada foi grafadoerroneamente. O número correto era de 39.050 assinantes.  R  E  L  A  T  Ó  R  I  OA L F ADescubra o que não querem que você saiba.©1998-2001  -  Diretor Responsável: Aldo Novak   Destaque: Para escapar a monitoramentos, terroristas podem ter usado newsgroups, descobre o Relatório Alfa Relatório Alfa descobre, por meio de um assinante,que um aparente "lunático" em um newsgroup americano pode ter usado mensagens cifradaspara falar sobre o atentado com outras pessoas ---desde o final de agosto.
por Aldo Novak (aldonovak@relatorioalfa.com.br) [Agência Alfa]  -  O Relatório Alfa descobriu, ontem a noite, que um internauta de aparente ascendência árabe postou várias mensagens no newsgroup "nostradamus", nos Estados Unidos, informando dados que parecem diretamente relacionados ao ataque terrorista. As informações chegaram por meio de nosso assinante Hermann Wecke, que as obteve de um amigo nos Estados Unidos.Apesar das informações estarem escritas como se fossem um alerta, podem ter sido usadas para comunicar informações a outros terroristas, de modo cifrado.Nos links, abaixo, o aparente "lunático" faz afirmações estapafúrdias. Mas... alguns detalhes chamaram a nossa atenção. As mensagens começaram ainda em agosto. NEWSGROUP DE PROFECIAS DE NOSTRADAMUS As mensagens foram postadas em um newsgroup sobre profecias de Nostradamus, o que por si só já tiraria toda a credibilidade do caso, para a maioria dos investigadores. Mas note que, talvez, as mensagens não tenham sido postadas para os outros leitores, e sim como mensagem cifradas para membros de um grupo (Islâmico?). Vejamos os textos, traduzidos, abaixo (para ler as versões originais, clique nos links depois das traduções e você será levado diretamente para as páginas originais).
From: Xinoehpoel (tesnal@psl.moc)  - esse email não existe

Subject: 911
Newsgroups: alt.prophecies.nostradamus
View: Complete Thread (33 articles) | Original Format 
Date: 2001-08-31 11:03:37 PST Vai acontecer uma coisa amanhã. Essa é uma testemunha contra todos deste newsgroup. Eu odeio este newsgroup e todo mundo aqui é enganável. ARREPENDAN-SE! Vocês são todos mentirosos malévolos. Não sejam tão malévolos, sejam sagrados. Vocês me terão morto por causa da verdade dita pela minha boca. Eu não vou contar para vocês o que vai acontecer, porque a geração do MAL e adúltero procuram por um sinal. Original em: http://groups.google.com/groups?hl=en&selm=3b8fd177%40monitor.lanset.com
 Chama a atenção, antes de mais nada, o assunto: 911. Note que, em inglês, as datas são grafadas dessa forma, portanto 11 de setembro é 9/11. Também é bom lembrar que 911 é o número de telefone de emergência em várias cidades americanas, portanto poderia significar que uma emergência acontecerá dia 11 de setembro. Mas... é muito fácil fazer esse tipo de interpretação depois de um fato ter acontecido. Adivinhar "de trás para frente" é uma das coisas mais fáceis do mundo.  Ainda assim, o corpo do texto não tem nenhuma referência ao 911 do título. O autor, que se chama de Xinoehpoel (Leo Pheonix, ao contrário) aparentemente usou um jogo de palavras. O nome poderia significar o "renascimento (fênix) do leão (leo)", símbolo comum de poder entre os árabes. Ainda assim são apenas conjecturas. Note que, entretanto, a Fenix é uma ave que "ressurgiu das cinzas". Poderia ser uma referência aos aviões, sua destruição e o renascimento da liderança daqueles que estão por trás do ataque.  O texto, na verdade, parece fazer apologia fundamentalista (não sejam tão malévolos, sejam sagrados), mas estaria o autor se preparando para um ataque em 9/11 no qual sabia que haveria mortes? Ele diz: "Vocês me terão morto por causa da verdade dita pela minha boca". O texto original, em inglês, é confuso -- talvez em inglês "estrangeiro". Mas fica claro que o autor "lunático" dizia algo em que acreditava.O ERRO PODE NÃO TER SIDO ERRO Note que a mensagem do Xinoehpoel dizendo que "vai acontecer uma coisa amanhã" foi postada no dia 31 de agosto, portanto nada aconteceu em primeiro de setembro. Pelo menos nenhuma catástrofe. Mas, novamente, ele não disse que haveria uma catástrofe nessa data. Poderia ser uma mensagem cifrada para outra(s) pessoa(s), informando sobre algo que aconteceria para a preparação do ataque. Novamente, conjecturas. No final ele diz: "Eu não vou contar para vocês o que vai acontecer, porque a geração do MAL e adúltero procuram por um sinal.". Isso pode ter sido uma referência aos sistemas de buscas de informação na internet operados pelo governo americano, como o Echelon (NSA), o Carnivore (FBI), ou investigações mais prosaicas. Note que nenhuma das palavras do e-mail acionaria o Echelon (a relação completa das palavras básicas está em http://www.relatorioalfa.com.br/echelonkeywords). AMEAÇA NO DIA 4 DE SETEMBROXinoehpel foi atacado dentro do newsgroup porque nada aconteceu no dia primeiro de setembro. Nada que alguém tivesse notado. Foi então que, em sua mensagem postada para o mesmo newsgroup do dia 4 de setembro, portanto sete dias antes do ataque terrorista, o estranho Xinoehpoel dizia:
From: Xinoehpoel (tesnal@psl.moc)

Subject: Re: 911 
Newsgroups: alt.prophecies.nostradamus
View: Complete Thread (147 articles) | Original Format 
Date: 2001-09-04 12:40:28 PST Esperem 7 dias, e então talvez eu responderei as mensagens (de ataque). Vejam, eu vou embora em sete dias e vocês nunca mais vão ouvir falar de mim novamente. XOriginal em: http://groups.google.com/groups?hl=en&selm=3b952e20%40monitor.lanset.com
 Nessa mensagem as coisas ficam mais perigosas. Assinando como "X" o autor afirma precisamente que em SETE dias as pessoas devem esperar para ver sua resposta (aos ataques de que não estaria sabendo de nada sobre o futuro). O título da mensagem continua sendo 911. A data de publicação é 4 de setembro. E ele diz que vai "embora em sete dias", portanto no dia11 do mesmo mês. No mesmo newsgroup ele é atacado por um dos usuários. Veja o texto com cuidado:
From: Dee (.@coeeaoeeaeeco)

Subject: Re: 911 
Newsgroups: alt.prophecies.nostradamus
View this article only 
Date: 2001-09-04 16:52:21 PST Xinoehpoel escreveu em sua mensagem<3b952e20@monitor.lanset.com>...
> Esperem 7 dias, e então talvez eu responderei as mensagens (de ataque). > Vejam, eu vou embora em sete dias e vocês nunca mais vão ouvir falar de mim novamente.
> XVai sair da cadeia com fiança ou o quê? Aceite meu desafio e suma com algum orgulho na sua estupidez, faquir.Original em: http://groups.google.com/groups?hl=en&threadm=3b986627%40monitor.lanset.com
&rnum=1&prev=/groups%3Fhl%3Den%26selm%3D3b986627%2540monitor.lanset.com
 "Faquir???". Onde, nas mensagens, há alguma informação sobre isso? Em nenhum lugar. Mas o inglês usado pelo suposto "adivinho" lembrou, ao interlocutor, um oriental, talvez hindu ou seguidor do Islã. O dicionário Longman Dictionary of Contemporary English, edição de 1987, explica que Faquir pode ser uma referência a hindus ou seguidores do Islamismo.  O volume de coincidências nesse ponto já supera em muito o "normal".Depois disso o autor resolveu deixar bem claro que o cataclismo que ocorreria em sete dias não seria natural, mas algo causado pelo homem. Veja.
 From: Xinoehpoel (tesnal@psl.moc)
Subject: Re: 911 
Newsgroups: alt.prophecies.nostradamus
View: Complete Thread (147 articles) | Original Format 
Date: 2001-09-06 23:16:24 PST Eu disse que era uma testemunha. A testemunha sempre vem antes do julgamento profetizado. Porque se eu não tivesse entregue meu testemunho, vocês não seriam culpados do pecado. Se vocês estão seguindo o que tenho escrito, então você conhece as profecias que eu fiz. Meu testemunho não tem nada a ver com qualquer cataclismo natural, como vocês sugerem. Na verdade vocês só vêem o que querem ver, e por essa razão, pessoas terão que ser destruídas, porque embora possam ver, elas são ainda cegas. XOriginal em: http://groups.google.com/groups?hl=en&selm=3b952e20%40monitor.lanset.com
 Novamente o autor dá a entender que sabe o que vai acontecer e que não se trata de um cataclisma natural. Ao afirmar que "vocês só vêem o que querem ver", pode estar se referindo ao fato de que a segurança, em alguns pontos dos Estados Unidos, é frouxa quando comparada a segurança fora de lá. A referência as pessoas que precisam ser "destruídas" não precisa de explicações. ANÁLISE FINALAs informações coletadas pelo Relatório Alfa mostram que o interlocutor é provavelmente árabe fundamentalista, ligado ao Islamismo, e que sabia (ou pensava que sabia) que haveria um cataclismo "não natural" sete dias depois de sua mensagem. Seu pseudônimo associa o renascimento das cinzas com o leão. Ele acusa aos outros de pecadores.Um fato importante: aparentemente ele não morreu. No dia de ontem ele (ou alguém usando seu nome e endereço) continuou a postar mensagens no newsgroup, mas dessa vez atacado por todos os lados.  Ele acusa os passageiros de culpa (junto a Alá) e diz que "foi o mensageiro", portanto inocente. Como não temos acesso aos "headers" das mensagensnão há como saber se é a mesma pessoa ou alguém que se apoderou deseu nome. O Relatório Alfa geralmente não publica suposições não documentadas. E neste caso, embora sejam suposições estranhas, foram documentadas pelo newsgroup americano. As mensagens estão no ar, por ordem de data, para qualquer pessoa ler. As perguntas são: como ele sabia? Que relação Xinoehpoel tem com os árabes? Faria parte do grupo terrorista?Nós lançamos as perguntas. Cabe ao FBI procura-lo para respostas. 
Expresse sua opinião em nosso fórum sobre espionagem:Basta clicar no link abaixo e dizer o que você pensa sobre isso:http://www.relatorioalfa.com.br/debates/espionagem
  Se você acha que alguém mais pode se beneficiar comas informações desse jornal eletrônico, envie uma cópiadesta edição. Basta clicar em "encaminhar" ou "forward"no seu programa de e-mail e preencher o endereço daspessoas no campo "TO" ou "PARA". FIM DESTA EDIÇÃO.
Tradutores de inglês comentam ainda outro aspecto do problema: os serviços de investigação norte-americanos poderiam ter evitado outros atos terroristas se tivessem mais pessoal poliglota, capaz de traduzir a tempo mensagens em idiomas como o árabe. A tradutora Jussara Simões recomenda, na lista de debates Idioma:
 
Dê uma olhada em 
     http://www.house.gov/chriscox/press/coverage/2000/washposttranslators.htm
     (em inglês).
     Veja um trecho:
     Senior U.S. intelligence officials don't minimize the problem. But they insist that a dire shortage of translators and line employees proficient in the "hard languages" is hardly unique to the intelligence community – and not so easy to fix.
     At a Senate subcommittee hearing just last month on what Sen. Thad Cochran (R-Miss.) called "the crisis in federal language capabilities," Ellen Laipson, vice chairman of the National Intelligence Council, said managers at the CIA, the Defense Intelligence Agency and the State Department's Bureau of Intelligence and Research "have identified their key shortfalls in Central Eurasian, East Asian and Middle Eastern languages."
Em resumo, o texto inglês informa que as autoridades da Inteligência norte-americana não minimizam o problema da falta de funcionários poliglotas, especialmente com domínio em idiomas do Leste Asiático, da Eurásia Central e dos Orientes Médio e Próximo.

Outros comentários se referem às armas usadas pelos terroristas (facas comuns, burlando a vigilância sobre armas existente nos aeroportos): o internauta carioca Imagem que já circula em listas de debates pela Internet, enviada pela internauta santista Vanda Damiani em 12/9/2001Leamartine Pinheiro de Souza lembra que até uma caneta esferográfica no pescoço de uma aeromoça poderia ser usada para dominar um avião e jogá-lo contra uma usina nuclear. 

Sobre a propalada disponibilidade para venda de bombas atômicas da desmantelada União Soviética, por cerca de US$ 40 milhões, o internauta paulistano Celso Pinheiro lembra que o milionário terrorista Osama Bin Landen (suspeito número 1 dos ataques de 11/9/2001) tem US$ 5 bilhões para gastar com armamentos e, aparentemente, não possui tais bombas, que poderiam ser usadas por terroristas nos ataques aos EUA. Daí a conclusão de que essa disponibilidade de bombas atômicas não seria real. Apesar de, anos atrás, a Rede Globo de Televisão ter apresentado matéria no programa Fantástico em que um jornalista negociava justamente a compra de uma dessas bombas, no Canadá.
 

Inconformismo
Com certeza, hoje eu vou dormir mais triste. 
Triste com a intolerância, 
com a pequenez da alma humana. 
Triste com a falta de amor 
e respeito entre os homens. 
Estarei mais triste, pelas vidas que
inocentemente se  perderam.
Triste com as famílias abaladas, 
com filhos  agora órfãos. 
Triste com as mulheres 
agora sem seus homens. 
Triste com a terra agora novamente
manchada e sem paz.
Com certeza hoje eu vou chorar. 
Chorar pelas  estrelas que se apagaram. 
Pelo vento que trouxe as chamas. 
Pelas almas atônitas e incompreensíveis. 
Pela chuva de lágrimas 
que despencaram do céu. 
E coberto destas lágrimas tentarei dormir 
E se conseguir,
certamente dormirei mas triste. 
Carlos Alberto
11/09/2001 
18:47 
Itamambuca

Recebido por correio eletrôncio em 12/9/2001, enviado por Sérgio Struffa

Unicef - Novo Milênio recebeu ainda este comunicado da Unicef: "Devido aos graves incidentes acontecidos nos Estados Unidos nesta terça-feira 11 de setembro, o UNICEF informa que está adiado para data indeterminada o lançamento do relatório Situação Mundial da Infância 2002, que seria realizado nesta quinta-feira 13 de setembro, em Nova Iorque e em mais de 100 países em todo o mundo, inclusive no Brasil. 

"Ainda não há definição oficial sobre a realização ou não da Sessão Especial da Assembléia das Nações Unidas sobre a Criança, agendada para os dias 19 a 21 de setembro também em Nova Iorque." 
 

Um Minuto de Silêncio.

Hoje estamos em luto!...
Pelas muitas pessoas inocentes
que tiveram suas vidas ceifadas
de uma forma tão brutal.
Pessoas inocentes, vítimas de um terror
que vem nos acompanhando ao longo do tempo.
Hoje tudo foi tão divulgado,
pela força de um poder econômico
que atingiu de maneira brutal a maior de todas as nações.

Mas na verdade, nós a estamos vivendo
diariamente em nossas vidas.
São diversos tipos dela que nos vem ultrajando
matando nossos filhos, parentes, amigos
conhecidos, desconhecidos,
seres humanos sem culpa nenhuma 
de estarem aqui nesta terra, vivendo.

É o poder econômico que cresce.
É o poder das armas, das drogas
que se infiltra entre todos nós
provocando a desunião, o terror,
a maldade, a carnificina em massa,
a violência, a morte em potencial.
Quem são os culpados?
De onde tudo parte?
importa?
Só sei que este clima de tensão 
que cerca o mundo
se agiganta frente nossos olhos
fazendo com que tenhamos medo
e alguns até percam sua fé.
Fé que deve existir sempre,
plantada em nosso coração.
Que a Paz se instale no meio de todos
unindo os povos, as raças
pois sabemos que todos somos irmãos.
Que esta violência pare aqui e agora
sem ter nenhuma continuidade.
Peço a todos os amigos
que se unam nesta corrente de amor.
Que o bem vença sempre o mal,
Que prevaleça o AMOR.

Recebido por correio eletrôncio em 12/9/2001 na lista Alma Gêmea, 
enviado por Eli Martins Pereira

Veja mais:
Ataques paralisam centro de Washington e NY
Terror e videogame - artigo de Sérgio Buaiz
Todos os americanos foram esfaqueados - artigo de Sérgio Buaiz